Como saber se a minha panela de pressão não vai explodir

As dicas OFICIAIS para ter a certeza de que a sua panela de pressão não vai explodir nem te causar qualquer tipo de acidente!

O medo da panela de pressão é grande, afinal, quem não conhece alguém que já se acidentou por conta de seu uso? É verdade que a panela de pressão pode acabar sendo uma bomba dentro da cozinha, mas os especialistas garantem que na maior parte das situações acidentais, tudo poderia ter sido resolvido com práticas simples de segurança.

Se você quer ter a CERTEZA de que a sua panela de pressão não vai te causar dores de cabeça aqui está os 5 passos que você precisa seguir antes de cozinhar com a sua panela de pressão.

>>AINDA COM MEDO?? <<
Entenda aqui porque a panela de pressão é mais segura do que você imagina!

Explodir Panela de Pressão

1 – Confira se a borracha está servindo adequadamente

A borracha de vedação serve para manter tudo o que está dentro da panela, dentro, sem vazamentos. Se a borracha não estiver servindo adequadamente ou apresentar vazamentos de vapor é sinal de que precisa ser trocada imediatamente.

Entretanto, dificilmente problemas na borracha de vedação te causarão explosões. Mas caso vaze vapor pelas laterais tornam perigoso a chance de queimaduras ao manusear a panela.

2 – Ela tem duas válvulas de segurança?

As panelas de pressão possuem duas válvulas de segurança. Uma delas é a válvula de escape de vapor, geralmente a maior e que fica dançando quando o líquido dentro da penal entra em ebulição. Essa peça serve para aliviar a pressão interna dentro da panela, soltando gradativamente o vapor nela contido para fora do ambiente e, assim, equilibrando a sua pressão.

A outra válvula presente é um pino, geralmente vermelho, que serve como uma medida de segurança. Caso a outra válvula fique entupida a pressão sairá toda por aquele buraquinho, evitando uma possível explosão. Não use a sua panela se ela estiver sem esse pino.

3 – Confira se a válvula não está entupida

Se notar que a sua panela de pressão deixa de fazer chiado quando já está fervendo é sinal de que essa válvula está entupida. Nesse caso, desligue a panela e retire a pressão com a ajuda de um garfo.

A válvula de pressão é a que tem a peça que tem a menor vida útil da panela, por isso, é normal que se precise trocá-la. Entretanto, alguns casos podem ser somente restaurados com uma boa limpeza do pino e lubrificação do pino.

4 – Mantenha a chama somente na base

A panela de pressão cozinha rápido porque ela faz aumentar a temperatura interna da panela, e o tempo de cozimento nela já é tão menor que não há necessidade de manter a chama no ponto máximo. Deixe-a no fogo médio ou até que o fogo fique somente em sua base, sem vazar para as laterais.

Com essa medida você evita que os pegadores e pinos da panela de pressão esquentem demais e acabem te causando uma queimadura ao encostar neles.

5 – Limpe bem todas as peças antes de usar

O segredo para conservar a sua panela de pressão é limpá-la muito bem toda vez que a usar.

As borrachas e pinos da tampa precisam estar livre de gorduras para funcionarem corretamente, por isso, se sentir que ela está com o aspecto engordurado deixe-a de molho em na água morna com desengordurante para ter a certeza de que todos os resquícios de alimentos foram eliminados.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário