A panela de pressão elétrica é a mais nova cara da comum panela de pressão, ambas muito recomendadas por diminuir o tempo gasto com o preparo dos alimentos. Mas se a panela de pressão já era queridinha por muitos, a elétrica ganhou ainda mais o coração dos amantes da culinária e, em 2010, passou a ser o utensílio de cozinha mais vendido nos Estados Unidos.
No Brasil a moda não pegou com tanta força, mas ainda é grande o interesse em saber quais as diferenças e vantagens da panela de pressão elétrica em comparação com as versões comuns que, no inconsciente do senso comum, são mais suscetíveis à explosões. Mas será mesmo?
5 diferenças entre a panela de pressão elétrica e a panela de pressão comum
Para tirar a dúvida de vez segue os tópicos que diferem entre uma e outra em todos os fatores para além do efeito na comida.
1. A panela elétrica regula melhor a pressão interna
A panela de pressão tem um sistema de regulação da pressão interna de forma automatizada, ao contrário do que acontece com a panela de pressão comum.
Ou seja, no caso da panela elétrica a panela não fica o tempo todo ligada – otimizando em até 55% o seu consumo de energia. Enquanto isso, a comum possui uma válvula sobre a tampa que libera o excesso de vapor para evitar que a pressão interna fique muito alta.
Na prática, isso torna a panela de pressão elétrica um pouco mais eficiente – pois se na pressão comum o tempo de preparo é muito menor, nela pode ser ainda mais rápido.
2. A panela elétrica é mais silenciosa porque não libera vapor
Quando a panela comum pega pressão todo mundo que está na casa consegue escutar por conta do seu tradicional chiado, que nada mais é do que o excesso de vapor sendo liberado para regular a pressão.
No caso da panela elétrica não é liberado nenhum tipo de vapor, por isso, não tem chiado algum durante o funcionamento.
3. Manutenção
A manutenção da panela de pressão convencional exige que se lave muito bem todas as peças, inclusive a válvula de segurança e borracha de vedação. Esse processo é importante para a garantia do bom funcionamento da panela em próximas utilizações.
Enquanto isso, a panela elétrica tem a parte de cozimento removível e não precisa lavar válvulas ou borrachas porque tudo fica incluso no utensílio.
4. A panela de pressão elétrica é menos econômica
A panela de pressão elétrica consome energia, enquanto a pressão comum, o gás. Como ambas são muito rápidas já são econômicas por natureza, ainda mais se compará-las com as panelas convencionais.
Entre uma e outra, a panela elétrica promete ainda mais economia em questão de preços – visto que a energia costuma ser mais barata do que o uso de gás de cozinha.
5. Preço
A panela de pressão comum é muito mais barata do que a elétrica. É claro que os preços variam muito conforme o modelo e material, entretanto, pode-se encontrar uma panela de pressão comum simples no valor de R$ 50,00 enquanto que a elétrica seria quase impossível achar uma loja que o vendesse por tal valor – mesmo se estivesse com defeito!
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.