Palatinose – Benefícios, Como usar, Indicações e Contraindicações

Você está buscando um suplemento para aumentar o seu desempenho e a sua disposição? Então, confira, aqui no QVB, os benefícios do Palatinose para a saúde!

Palatinose é o nome de um carboidrato, um dissacarídeo isômero da sacarose, ou seja, um carboidrato totalmente digerível, composto por glicose e frutose.

Sua função é de fornecer energia de forma lenta e equilibrada ao organismo humano, sem causar qualquer pico de glicemia.

Conheça mais sobre a palatinose, quais são os seus benefícios, como usar, além de suas indicações e contraindicações, só aqui no Quero Viver Bem!

[CONFIRA TAMBÉM: COENZIMA Q10]

Palatinose

O que é Palatinose?

A palatinose, também conhecida como isomaltulose, classifica-se como um carboidrato obtido a partir do açúcar da beterraba, quando se realiza um rearranjo enzimático entre as ligações das moléculas de frutose e glicose.

Presente de forma natural no mel e na cana-de-açúcar, a palatinose é bastante semelhante à sacarose em aparência e sabor.

Para o corpo humano, a palatinose se destaca por ser um carboidrato de baixo índice glicêmico: tal característica garante mais energia ao organismo por muito mais tempo, sem que acarrete em picos de glicose e de insulina como consequências.

[CONFIRA TAMBÉM: SUPLEMENTO ESTROGÊNIO]

Benefícios da Palatinose

  • Ajuda no emagrecimento;
  • Diminui a sensação de fome;
  • É uma excelente fonte energética, com 50% do poder de adoçar do açúcar;
  • Gera energia por mais tempo para os músculos e cérebros durante a prática de esportes;
  • Melhora o controle da glicemia;
  • Promove maior oxidação de gorduras: isso quer dizer que há maior utilização de ácidos graxos e gordura como fonte de energia do corpo;
  • Protege a saúde bucal, pois fornece maior resistência à ação das bactérias existentes na boca;
  • Regula o metabolismo da glicose no sangue;
  • Retarda a sensação de fadiga, já que oferece energia contínua e duradoura ao organismo.

Existem muitos estudos em andamento que estão comprovando os benefícios e os usos da palatinose, em especial para quem busca a perda de peso e pratica exercícios.

Palatinose

[CONFIRA TAMBÉM: L-CARCITINA]

Como usar a palatinose?

A palatinose já pode ser encontrada em forma de pó, mas também é possível que tal carboidrato seja solicitado para ser manipulado na forma de gel, bebida esportiva ou jujuba, por exemplo.

Além disso, a palatinose pode ser usada na elaboração de receitas, como de biscoitos, barras de cereais ou bebidas, assim como ser um substituto do açúcar (lembrando que a palatinose tem cerca de 50% do poder adoçante do açúcar).

A forma de uso da palatinose irá depender do objetivo nutricional: se você quer resultados melhores, use a suplementação no pré-treino e durante o treinamento, por conta da liberação mais lenta do carboidrato.

A dose irá variar conforme a sua necessidade e a orientação de um especialista. Um exemplo é que, em exercícios de musculação, a porção de 15 gramas (mais ou menos 1 colher de sopa) é a mais recomendada.

Para saber a dosagem correta e o melhor horário para a utilização da palatinose, consulte um profissional qualificado a lhe orientar.

[CONFIRA TAMBÉM: TRIBULUS TERRESTRIS]

Indicações e contraindicações

Palatinose

De modo abrangente, a palatinose é indicada para pessoas que estão passando por processo de emagrecimento e procuram um suplemento que auxilie nesse propósito, afinal o carboidrato pode reduzir a fome e a necessidade do consumo de açúcar.

A indicação da palatinose também engloba os praticantes de atividades físicas e os próprios atletas. Esse carboidrato contribui para o retardamento da sensação de fadiga, o que faz com que o organismo tenha mais energia por muito mais tempo, bem como é capaz de poupar o glicogênio muscular e hepático.

Embora seja um produto natural, afinal estamos falando de um carboidrato, a palatinose deve ser evitada por gestantes, lactantes, crianças e idosos até que um médico seja consultado para que este libere o consumo.

[CONFIRA TAMBÉM: BENEFÍCIOS DO ZMA]

Obviamente, pessoas com hipersensibilidade a esse carboidrato devem ficar longe dele.

Portanto, só use a palatinose quando você:

  • Desejar aumentar e garantir o desempenho atlético em treinos de longa duração e de alta intensidade;
  • Buscar um coadjuvante na perda de peso e da própria gordura corporal;
  • Desejar aumentar a massa muscular.

Cuidado com o consumo em excesso de palatinose, principalmente sem orientação de um profissional, pois o produto pode provocar aumento de peso e da gordura visceral se consumido em demasia.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário