Ovo no café da manhã – Benefícios e Receitas saudáveis

Você sabia que o ovo no café da manhã pode trazer muitos benefícios à saúde? Confira como incluí-lo em seu cardápio diário e obter todos os nutrientes.

Colocar os ovos na dieta matinal, assim como em outras refeições, está muito distante de trazer prejuízos à sua saúde. Os ovos ajudam a manter a saciedade, evitando o consumo de outros alimentos ao longo da manhã, o que pode até contribuir para a perda de peso. Além disso, os ovos dão mais energia para encarar as tarefas diárias.

Benefícios oferecidos pelo consumo de ovos

ovo no café da manhã

Estudos recentes destacam que um consumo equilibrado de ovos não eleva o colesterol, nem o nível de lipídios no sangue. Além disso, esse alimento fornece gorduras insaturadas, fosfolipídeos, vitaminas e antioxidantes que ajudam a prevenir a aterosclerose.

Outro benefício oferecido pelo ovo é graças à colina, substância que ajuda a diminuir processos inflamatórios no organismo. O ovo também atua na proteção contra a osteoporose, o deterioramento cognitivo, a diabetes tipo 2 e a doença de Alzheimer.

No caso da perda de peso, o consumo de ovos não está em nenhuma vitamina ou mineral essencial que vá ajudar a emagrecer. A vantagem é que uma refeição mais reforçada pela manhã ajuda a manter o organismo alimentado, evitando a sensação de fome no meio da manhã e impedindo que as pessoas consumam outros alimentos – o que aumentaria a ingestão de calorias, que podem levar ao acúmulo de gordura e ao aumento de peso e medidas.

Receitas de ovos saudáveis para o café da manhã

É recomendável que você consulte um médico ou nutricionista para que eles avaliem como está sua saúde, para assim poderem recomendar a quantidade de ovos que você pode consumir.

Para deixar o seu café da manhã saudável e vitaminado, procure optar por ovo cozido (com casca ou sem casca), mexido ou “frito” em uma frigideira antiaderente com pouca gordura. Outra dica é fazer um omelete aproveitando a frigideira antiaderente e, somente se for necessário, acrescente uma colher de café de azeite, óleo de coco ou manteiga ghee.

Confira três receitas saudáveis e que darão bastante energia, ao mesmo tempo que saciarão o seu estômago até a próxima refeição:

Ovo mexido funcional

ovo para café

Ingredientes

  • 1 ovo;
  • 1 colher de sopa de cheiro verde fresco e picado;
  • 1 pitada de orégano;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 pitada de pimenta caiena;
  • 1 pitada de açafrão em pó.

Modo de preparo

Em uma vasilha, quebre o ovo e acrescente o cheiro verde, o orégano, o sal, a pimenta caiena e o açafrão. Mexa bem e leve a mistura para uma frigideira antiaderente, em fogo médio ou baixo, até que o ovo mexido esteja cozido, o que deve levar, no máximo, cinco minutos.

Crepioca com linhaça, queijo minas frescal e ervas

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de goma de tapioca hidratada;
  • 1 ovo;
  • 1 colher de sopa de creme de ricota light;
  • 1 colher de chá de chia;
  • Ervas finas a gosto.

Modo de preparo

Com a ajuda de um garfo ou fouet, misture, numa vasilha, a tapioca, o ovo e a chia. Mexa bem. Coloque a mistura em uma frigideira antiaderente, ligue o fogo médio e deixe a mistura endurecer, por cerca de 1 minuto. Em seguida, acrescente o creme de ricota light e as ervas. Por fim, dobre a crepioca e a mantenha no fogo, por mais alguns minutos, para que a ricota amoleça.

Omelete de tomate com ervas

crepioca de ovo para o café

Ingredientes

  • 2 ovos;
  • 2 colheres de sopa de tomate picado;
  • Ervas finas a gosto;
  • 1 pitada de sal.

Modo de preparo

Em uma frigideira antiaderente, quebre dois ovos e tempere-os com uma pitada de sal. Deixe o fogão em fogo médio por, mais ou menos, um minuto, para que o ovo endureça um pouquinho. Na sequência, adicione o tomate picado e as ervas finas. Dobre a omelete e deixe mais um pouco na frigideira para que doure.

 

O ovo é um alimento riquíssimo nutricionalmente e muito versátil, pois combina com praticamente tudo, desde doces até salgados. Consuma-o sozinho (cozido, mexido ou “frito”) ou combine-o com outros ingredientes saudáveis, como nas receitas acima, e tenha uma refeição saudável, balanceada e deliciosa!

[CONFIRA TAMBÉM: DIETA DO OVO]


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário