Os principais alimentos detox

Saiba quais alimentos você pode ingerir quando está em uma dieta detox. Separamos uma lista com os principais alimentos para que você saiba tudo que pode comer em sua dieta. Confira!

Nos últimos anos, ouvimos falar muito de alimentos detox, mas, na realidade, eles sempre existiram, entretanto, não eram tão mencionados como hoje. A desintoxicação é um processo natural do corpo, realizado principalmente pelo fígado, sendo que existem técnicas nutricionais utilizadas para facilitar a eliminação das toxinas maléficas à saúde.

A ingestão de alimentos detox ajuda no processo de eliminação de toxinas, pois a vida cotidiana tende a acumular essas substâncias no organismo com estresse, medicamentos, poluição e ingestão de frituras e doces. O resultado de tantas impurezas começam a dar sinais, como o aparecimento de doenças e indisposição.

Controle alimentar, atividade física, ingestão de água e consumo de alimentos detox podem ajudar a realizar uma verdadeira faxina no organismo, eliminado substâncias que impedem os órgãos de trabalhar adequadamente, especialmente o fígado.

Principais alimentos detox que você precisa incluir no cardápio

A propósito, precisamos entender que o consumo de alimentos detox não está ligado a nenhuma dieta, não devendo ser usado somente para perder peso.

De acordo com alguns especialistas em nutrição, os alimentos detox podem ser ingeridos na rotina diária ou na elaboração de um cardápio pós-festa, que evidencia a eliminação das toxinas e a redução do inchaço.

A seguir, citaremos os principais alimentos detox, que podem ser consumidos sozinhos ou no preparo de receitas bastante saborosas:

1- Abacaxi

O abacaxi é uma fruta rica em fibras e água, que ajudam na digestão e no pleno funcionamento do intestino, facilitando a eliminação das toxinas. Além disso, aumenta a diurese, pois o líquido presente na fruta estimula os rins a trabalharem mais.

2- Limão

Rico em vitamina C, o limão também estimula a produção de bile, melhorando a digestão e auxiliando no processo de desintoxicação. Além disso, é diurético e depurativo, atuando no ajuste do PH do organismo.

3- Verduras e legumes

Entre os principais alimentos detox, certamente, estão as verduras, em especial as crucíferas, como couve-flor, couve de bruxelas, brócolis e aspargos, que possuem substâncias que ativam as enzimas que eliminam as toxinas.

Não podemos esquecer das folhas escuras que também são grandes aliadas nesse processo, como espinafre e couve manteiga.

4- Maçã

A maçã possui ácido málico, que age como um verdadeiro adstringente e ajuda na liberação da bile para eliminar as toxinas.

5- Abacate

Essa fruta possui muitas fibras solúveis e gorduras boas, estimulando o organismo a eliminar as toxinas presentes, evitando que haja oxidação das células.

6- Gengibre

Poderoso anti-inflamatório e antioxidante que age em todo o corpo, especialmente no fígado.

7- Chá dente-de-leão

Essa planta é poderosa para tratar problemas no fígado, inclusive potencializa os efeitos de desintoxicação para eliminar as toxinas, pois ela aumenta a função hepática, por meio do aumento do fluxo da bile.

Além disso, o chá de dente-de-leão é diurético, aumentando o número de micções, que ajudam na limpeza dos rins.

8- Oleaginosas

Castanhas do Pará, castanhas de caju, nozes, amêndoas e amendoim são antioxidantes, ou seja, eles ajudam a varrer todas as toxinas e a evitar a oxidação das células responsáveis pelo envelhecimento precoce.

9- Alho

Essa especiaria melhora as enzimas do fígado, que, além de proteger o órgão, favorece de todo o processo de desintoxicação.

10- Leguminosas

Lentilha, feijão verde e ervilha são muito nutritivos e ajudam no processo de desintoxicação, além disso, são alimentos alcalinos, que elevam a escala do PH no organismo.

11- Sementes

Sementes de chia, linhaça, gergelim e girassol só fazem bem para a saúde, pois, além de conterem muitas fibras que melhoram o trânsito intestinal, elas são ricas em vitaminas e minerais que previnem várias doenças.

12- Água

Você pode consumir os principais alimentos detox citados aqui, mas se não tiver um condutor para varrer as toxinas para a fora do organismo de nada adianta.

A boa ingestão de água vai favorecer essa eliminação de toxinas de uma forma rápida e eficiente.

O corpo faz detox sozinho

O corpo humano é semelhante a uma máquina. Imagine que ele mesmo consegue fazer todo o processo de desintoxicação sozinho, eliminando todas as toxinas naturalmente.

No entanto, podemos fazer nossa parte facilitando as coisas, por isso, a alimentação saudável e equilibrada pode ajudar a fazer esse trabalho de forma mais tranquila, sem sofrimento.

Inclusive, muitos profissionais da saúde são contra a venda de pílulas e outros métodos de detox, pois afirmam que somente usando os principais alimentos é o suficiente.

Que tal dar uma forcinha para o organismo, consumindo alimentos saudáveis e, desse modo, fazendo um bem maior para a saúde?


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário