Os incríveis Benefícios da Uva – Conheça Agora Mesmo

A Uva é um fruto da videira e é uma das frutas mais comuns encontrada pelo mundo todo. Ela pode ser até considerada uma das frutas mais bonitas e saborosas, além de ser uma das que trazem mais benefícios para saúde.

Ela é encontrada em mercados, hort frutis e feiras em cores diferentes, uma mais bonita, atraente e saborosa do que a outra. Apresentam pequenos cachos e, quando maduras, são consumidas cruas.

Podemos utilizar essa deliciosa fruta para fazer geleias, doces, sucos, vinhos, xaropes e ainda a encontramos em forma de uva passa – um alimento produzido através da uva, e que também é muito conhecido e utilizado.

Uvas

Propriedades da Uva

Esse famoso fruto da videira é rico em carboidrato e popular pois tem o poder de gerar energia logo que se é ingerido, pois o açúcar de sua composição é essencialmente frutose e glicose. A cada 100 gramas de uva, consumimos uma média de 70 calorias – ou seja, uma fruta de baixo teor calórico.

Ela é ótima fonte de Cálcio, Ferro, Fósforo, Magnésio, Potássio e Zinco. Além de ser rica em Vitamina B, Vitamina C, Vitamina E e K. E contém fibras dietéticas, que auxilia numa melhor digestão.

Benefícios da Uva para nossa Saúde

A uva é uma das melhores frutas para se ingerir e trazer saúde. Tanto por ter um baixo teor calórico, quanto para trazer energia e por seus muitos benefícios. Vamos conhecer alguns deles:

Para Saúde do Coração: As uvas são famosas por trazerem benefícios à saúde do coração. Elas ajudam no aumento do nível de óxido nítrico no sangue, e com isso, acontecerá uma redução da coagulação do sangue.

A redução do processo de oxidação do mau colesterol também acontece graças ao poder antioxidante que as uvas contêm, e também pela presença de um nutriente chamado pterostilbeno, que pode auxiliar na redução dos níveis altos de colesterol.

A existência dos flavonóides resveratrol e quercetina ainda vem para atuar como antioxidantes importantes. Eles intervêm para proteger contra males nas paredes das artérias. O resveratrol ainda diminui as ações de um hormônio chamado angiotensina, que pode elevar a pressão arterial, reduzindo a largura das paredes das artérias.

Estes antioxidantes também inibem os danos que podem ser provocados por radicais livres, limpando as toxinas do sangue.

Benefícios para Pele: Como já lemos um pouco mais acima, a uva é rica em vitamina C e antioxidantes, e por isso ela é tão importante para saúde da pele. Esses antioxidantes que encontramos nas uvas podem conter o processo de oxidação dos radicais livres, evitando as rugas, as acnes, o envelhecimento da pele. E através do consumo do suco da uva, pode-se prevenir manchas escuras.Suco de Uva

Previne a constipação: A presença de ácido orgânico e de celulose fazem a uva ser conhecida como um laxante natural. Além disso, elas são ricas em fibras dietéticas, as deixando mais eficientes na limpeza do trato intestinal.

Traz saúde para os olhos: A uva é uma ótima fruta que traz benefício para saúde dos olhos, isso pela presença dos antioxidantes, que auxiliam na diminuição de casos de patologias como as de degeneração macular e catarata. Esses antioxidantes também trabalham para não deixar iniciar o processo de perda de visão.

Benefício da Uva no combate ao Câncer: Novamente graças ao seu grande poder antioxidante, a uva é classificada uma fruta anticancerígena. O flavonóide resveratrol, que falamos dele um pouco mais acima, diminui o metabolismo de células cancerígenas e a agregação plaquetária.

Outros antioxidantes como as proantocianidinas também são produtivos contra o câncer. Eles auxiliam no processo de oxidação formado pelos radicais livres.

Consumindo a uva em suas variadas formas e cores, também estaremos ajudando a prevenir o câncer de pele, de próstata, de mama e o câncer de cólon.

Além de todos esses benefícios, a uva também fortalece nosso sistema imunológico, por ser rica em Vitamina C, ela é uma agente anti-microbiana, sendo assim, traz maior defesa ao nosso corpo. Também possui função anti-inflamatória por inibir as enzimas que inflamam as células.

A Uva previne problemas renais, pois o consumo dessa fruta pode reduzir o ácido úrico. Além de ser famosa por aliviar dores de cabeça e enxaquecas. Comer uvas pela manhã ou tomar um copo de suco de uva pode ser um bom aliado contra o aumento das dores de cabeça.

A Uva é facilmente encontrada em qualquer época do ano, é acessível ao nosso bolso e prática de carregar para qualquer lugar. Depois de conhecer tantos benefícios à saúde, não tem porque deixar de consumir sempre que quiser. Podendo escolher uma forma que te agrade mais.

Assista a esse vídeo e aprenda a fazer uma deliciosa geleia de uva:

Em caso de dúvidas sobre a quantidade certa a ser consumida, consulte um nutricionista.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um Comentário