Os benefícios dos cães para a saúde humana

Ter um cachorro em casa é tudo de bom. Além de proporcionarem companhia para todas as horas, fidelidade e alegria, esses animais também podem fazer muito bem para a saúde dos seus donos.
Um cachorro pode ser um excelente remédio para quem sofre de depressão, também pode evitar o surgimento de doenças coronárias, amenizar a hipertensão e a obesidade, entre vários outros benefícios.
E sim, eles fazem tudo isso e não exigem nada em troca, afinal, o que eles mais querem é ver seus donos felizes e saudáveis. Não é à toa que eles são considerados nossos melhores amigos! Veja abaixo alguns dos benefícios dos cães para a saúde humana.

Proteção contra alergias e asma

Alguns pais preferem não ter cachorros em casa justamente por que acham que os pelos dos cães ajudam a desenvolver alergia nas crianças. Mas estudos feitos recentemente revelam o contrário.

Um exemplo disso é uma pesquisa publicada pela revista americana “Pediatrics”, que revela que os bebês que convivem com cães tem menos chances de apresentar infecções nos ouvidos e problemas respiratórios, do que aquelas crianças que não convivem com bichos de estimação.

Outro estudo, publicado na revista Clinical & Experimental Allergy, mostra que crianças que têm um cachorro em casa têm 50% menos de chances de desenvolverem alergias e asma do que aquelas crianças que não possuem cães.

Redução da pressão arterial

Um estudo realizado pela Universidade de Maryland, Estados Unidos, mostra que a presença de um cachorro em casa ajuda a reduzir significativamente a pressão arterial de seus donos que sofrem de hipertensão, principalmente por que os cães ajudam os donos a praticarem atividades físicas e também melhoram o humor deles, o que contribui para diminuir a pressão.

Além disso, o bem-estar que os cães proporcionam aos seus donos reduz os níveis de adrenalina relacionados ao aumento da pressão arterial, e libera acetilcolina – neurotransmissor que causa a diminuição da pressão e aumenta a sensação de tranquilidade.

Combate à depressão

Pessoas que sofrem de depressão podem melhorar significativamente quando convivem com cachorros. Isso por que, elas se sentem menos solitárias, se distraem mais, brincam mais, e recebem mais carinho. Além disso, os donos de animais de sentem mais valorizados e amados.
Quando uma pessoa passa seu tempo com um bichinho de estimação, ela produz mais hormônios como a ocitocina, a prolactina e a serotonina, responsáveis por melhorar o humor e diminuir os sintomas da depressão.

Incentivo à prática de atividades físicas

Quem tem um cachorro em casa precisa levá-lo para passear pelo menos uma vez por dia. Esse exercício já é um bom começo para aquelas pessoas sedentárias ou que não têm tanto costume de praticar atividades físicas.

Os donos de cachorros estão menos propensos à obesidade, comparados com pessoas que não possuem animais de estimação. Aquelas caminhadas diárias com os cãezinhos no calçadão já ajudam de forma significativa a quem precisa perder alguns quilinhos a mais.

Cães são ótimos terapeutas

Já ouviu falar em cães terapeutas? Eles auxiliam pessoas com distúrbios psicológicos e visitam crianças que estão internadas em hospitais. A Terapia Assistida por Cães é uma técnica que utiliza cães em conjunto com médicos para auxiliar no tratamento desses pacientes, melhorando a capacidade psicológica e alegrando o dia deles. Além disso, crianças autistas têm maior desenvolvimento psicológico quando convivem com animais de estimação.

Reduz o estresse

A interação com os cães aumenta a sensação de bem-estar e diminui os níveis de cortisol – hormônio relacionado ao estresse. Assim, as pessoas que convivem com cães se sentem menos ansiosas ou nervosas. As brincadeiras dos pets e a alegria deles ao receber seus donos em casa deixam as pessoas mais felizes, causando sensação de tranqüilidade.
Um estudo feito pela Universidade Estadual de Nova York testou níveis de tensão em pessoas em três situações: com seu parceiro, com seu animal e com seu parceiro e o animal. O resultado mostrou que as pessoas quando estavam com seus pets se mostravam mais tranquilas e menos estressadas.

Ter um cachorro em casa faz bem para o coração

Ter um cãozinho em casa faz muito bem para o coração. Os donos de cães são mais felizes, menos nervosos e geralmente praticam mais exercícios físicos, reduzindo a pressão sanguínea, o colesterol e até mesmo a gordura localiza. Além de prevenir o surgimento de doenças cardiovasculares.

Cachorros ajudam a detectar câncer

Cachorros podem auxiliar os médicos e os donos na detecção de câncer em diversas partes do corpo, com uma precisão entre 80% e 90%. Um estudo realizado na Pensilvânia comprovou que alguns cães podem detectar o câncer farejando a pele dos seus donos.

Infográfico: Veja mais benefícios do cão para sua saúde

Confira abaixo o infográfico traduzido pelo site MelhorAmigo.Dog:


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário