Ômega 3 – Para que serve, Benefícios, Alimentos ricos e Como consumir

Nunca se ouviu falar tanto em ômega 3 como nos últimos anos. Ele é um queridinho da população, sendo um dos produtos mais vendidos, em forma de suplemento, em todo o mundo, pois 9 em cada 10 nutricionistas recomenda esse poderoso conjunto de ácidos graxos poli-insaturados.

O ômega 3 é um tipo de gordura poli-insaturada, muito diferente dos ômegas 6 e 9 porque ele possui duas ligações entre as moléculas de carbono e a sua estrutura. Desse modo, caracteriza-se como um dos óleos essenciais que o organismo não produz, sendo necessário adquirir pela natureza para a boa manutenção da saúde.

Benefícios do Ômega 3

omega 3 propriedadesO consumo do ômega 3 é necessário para todas as pessoas, em diferentes fases da vida, inclusive para as mulheres grávidas, pois favorece que o feto tenha um bom desenvolvimento no sistema nervoso e imunológico.

Enquanto criança, o ômega 3 exerce papel importante no reforço imunológico e na fase adulta o ácido graxo é essencial nas seguintes funções:

  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Controla os níveis de colesterol (veja mais dicas);
  • Reduz o triglicerídeos;
  • Possui ação anti- inflamatória;
  • Controla a pressão alta;
  • Reduz a dores articulares;
  • Melhora o desempenho cognitivo;
  • Protege o sistema nervoso;
  • Melhora a pele;
  • Promove a saúde cardiovascular.

Por fim, o ômega 3 desempenha um papel muito importante na terceira idade, pois diminui as dores articulares e melhora a plasticidade cerebral, além de regular os receptores hormonais.

Os benefícios do ômega 3 estendem-se por todas as fases da vida, é justamente por isso que a sua fama ganhou o mundo e hoje seu uso é bastante difundido, sendo considerado a “gordura do bem”, um “super alimento”.

Tabela Nutricional

As informações nutricionais podem mudar de acordo com o fabricante. Geralmente, as cápsulas de 1000 MG de ômega 3 trazem a seguinte composição:

Valores para 2 cápsulas

  • Valor energético: 19 Kcal;
  • Gorduras totais: 2 g;
  • Gorduras saturas: 0,6 g;
  • Gorduras monoinsaturadas: 0,4 g;
  • Gorduras poliinsaturadas: 0,9 g;
  • EPA: 360 MG;
  • DHA: 240 MG;
  • Colesterol: 0.

Agora, é importante que você preste atenção nessa informação na hora de escolher o seu ômega 3.

Eleé composto por DHA (ácido docosahexaenócio) e o EPA (ácido eicosapentaenóico). Esses são os ácidos graxos encontrados em peixes de águas profundas e que se alimentam de algas.

A concentração de DHA e EPA deve conter 1000 mg, geralmente 12 (360 MG) DHA e 18 (240) EPA. É importante ter atenção na quantidade de DHA e EPA, para aproveitar todos os benefícios do ômega 3.

alimentos com omega 3

Alimentos que possuem Ômega 3

Poucos alimentos contêm o ômega 3. Em se tratando de peixes, eles devem ser os de algas profundas, no entanto é preciso ter cuidado, pois no Brasil a maioria deles estão contaminados por mercúrio – fator que pode trazer mais malefícios do que benefícios para a saúde.

Entre os principais alimentos que possuem ômega 3 estão:

  • Bacalhau;
  • Sardinha;
  • Arenque;
  • Salmão (a maioria que comemos no Brasil é de cativeiro);
  • Cavalinha;
  • Sementes como linhaça e chia também possuem ácido alfa – linolênico, uma fonte de ômega 3.

Como consumir

Por mais que você tenha uma alimentação balanceada com os peixes e sementes citados acima, ainda não é suficiente para suprir a necessidade diária de ômega 3. Por isso, a indicação do uso de suplementação é praticamente unânime por parte da maioria dos nutricionistas.

Existem no mercado cápsulas e xaropes como forma de suplementação. Hoje, a indústria evoluiu muito e as cápsulas são a forma mais utilizada, pois não possuem gosto de peixe.

tabela nutricional omega 3

Na hora de comprar, verifique o rótulo e a quantidade de EPA e DHA. Siga as orientações de uso do seu nutricionista, que podem variar de 1 ou 2 cápsulas ao dia. Alguns produtos já trazem o selo de qualidade internacional que indica que o produto é de qualidade.

Se você puder investir em cápsulas de ômega 3 livre de mercúrio e de metais pesados, com certeza, a sua saúde agradece.

Examine o rótulo antes de comprar, peça orientação do profissional que fez a indicação do suplemento para informar marcas de confiança, pois existe muita falsificação no mercado.

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