Óleo de Sucupira – O que é, Benefícios e Quando usar

O óleo de sucupira é extraído a partir da semente da sucupira, uma árvore muito comum no Brasil, em especial nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Trata-se de uma árvore alta, que pode alcançar até 15 metros de altura, quando adulta. Seu fruto produz uma semente dura e envolvida em uma casca bem grossa. Já sua madeira é muito popular na fabricação de móveis e assoalhos.

No entanto, sua maior fama se deve ao uso destinado a fins medicinais, já há muitos anos, tendo sido o óleo de sucupira muito aproveitado para combater dores relacionadas à inflamação na região das articulações. Os índios usavam o óleo de sucupira para reduzir dores provocadas pela artrite, artrose, artrite reumatoide e reumatismo. Uma variante do óleo é o chá, feito da semente da planta. Mas, os efeitos são mais potentes e apreciados pela população quando utilizado o óleo.

óleo de sucupira

Tanto o óleo quanto a semente de sucupira podem ser localizados em lojas de produtos naturais. Há companhias que têm desenvolvido cápsulas com o princípio ativo da planta, que concentram todas as suas benesses. Também, podem ser vendidas em lojas naturais e farmácias de manipulação.

Para fazer o óleo é preciso quebrar a casca externa e dura e atingir a parte interna da semente, que é branca. Ali, é uma parte bastante oleosa, sendo facilmente possível retirar o líquido a ser usado como medicamento.

Benefícios do óleo de sucupira

O óleo de sucupira possui diversos benefícios, já que contém ação anti-inflamatória, antibiótica, anestésica, antioxidante e anticancerígena. Veja, em detalhes, tudo o que essa substância pode fazer para a sua saúde.

Trata inflamações

Como mencionado, uma de suas principais potencialidades está na possibilidade de atuar na redução da inflamação muscular e também das articulações do corpo humano. Até por isso, é recomendado a pacientes que têm problemas com ácido úrico.

Ajuda a aliviar dores

O óleo de sucupira também pode ser um excelente remédio para quem possui problemas gastrointestinais. Ele ajuda a tratar gastrite, úlcera, vermes intestinais, por exemplo. Além disso, seu óleo combate aftas, asma, amigdalite, dor de garganta, diabetes, gota e, até mesmo, esquistossomose. Quem sofre de hérnia de disco e bico de papagaio também pode utilizar o óleo de sucupira para aliviar os sintomas e dores na região das costas.

Auxilia na cicatrização

Outro benefício oferecido pelo óleo é a possibilidade de ele curar cistos ovarianos e no útero, além de combater as cólicas menstruais que tanto incomodam as mulheres. Por fim, ele ainda auxilia na cicatrização de feridas na pele, eczemas, cravos nos pés, sangramentos e dermatoses.

Combate o câncer

Há indícios que apontam que alguns componentes da sucupira podem combater o câncer, por matar as células infectadas. Pesquisa recente indica que o óxido de etileno, obtido no extrato da semente da planta, pode evitar o crescimento e a proliferação de células de câncer, em animais. Agora, falta desenvolver estudos que demonstrem a mesma eficácia em humanos, a fim de comprovar essa tese.

No entanto, como não há estudos definitivos em relação aos possíveis efeitos adversos e quanto a eficácia do óleo de sucupira nos seres humanos, é importante tomar cuidado, ao resolver consumir esse produto. Em caso de dúvida, consulte um médico especializado.

Como usar a sucupira para o seu bem-estar

óleo de planta sucupira

Como já vimos, a sucupira pode ser adquirida na forma de óleo, chá, cápsulas, extrato e tintura. Confira como usar a sucupira em cada uma de suas formas:

  • Óleo de sucupira: tome de três a cinco gotas, durante as refeições, sendo uma gota diretamente na boca. Faça isso cinco vezes ao dia;
  • Chá de sementes de sucupira: lave quatro sementes de sucupira. Pegue um martelo de cozinha e quebre-as. Ferva tudo em um litro de água, por cerca de 10 minutos. Em seguida, coe o líquido e consuma durante o dia. Faça o chá sempre em uma única panela, pois o óleo liberado pela fervura costuma grudar na panela, sendo difícil retirá-lo de lá;
  • Cápsulas de sucupira: ingira duas cápsulas diariamente, para ter um melhor efeito de suas substâncias no organismo;
  • Extrato de semente de sucupira: tome de 0,5ml a 2ml do extrato todos os dias;
  • Tintura de sucupira: beba 20 gotas, por três vezes no dia.

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário