Óleo de Olíbano – Para que serve? Benefícios e Como Usar

O óleo de olíbano tem mais benefícios do que você imagina... Confira aqui a lista completa de propriedades para quais ele serve e como usá-lo corretamente em casa.

Os óleos essenciais são recursos naturais que há muito fazem parte da vida das pessoas. Extraídos de semente, folhas, flores, cascas, raízes, etc., são uma espécie de complementos que ajudam a proteger ou eliminar riscos à nossa saúde. E nesse grupo está o óleo de olíbano, vejamos um pouco mais sobre ele.

O óleo de olíbano é retirado de árvores do gênero Boswellia, que são nativas de países que limitam os continentes africano e asiático. A civilização egípcia é a responsável por propagar o uso do olíbano. Os egípcios utilizavam o óleo em seus banhos revigorantes, ou como incenso para purificar o ambiente. À medida que os estudos sobre o vegetal foram crescendo, várias outras funções foram dadas ao óleo de olíbano – serão elas que veremos a seguir.

benefícios do óleo de olíbano

Óleo de olíbano – Para que serve? 

O óleo de olíbano é constantemente associado à reconstituição celular, ou seja, ajuda nos processos de desgastes do organismo, sendo visto como ótimo cicatrizante e adstringente.

É muito usado em tratamento de pele e  do couro cabeludo, recomendado, também, para pessoas com problemas de coagulação. Ainda, é visto como sedativo, sendo que muitas pessoas inspiram seus vapores para diminuir a ansiedade ou os sintomas da depressão.

Óleo de olíbano e seus principais benefícios

Com funções tão importantes ao corpo, é de se esperar que o óleo de olíbano tenha muitas vantagens para quem o utiliza, vejamos algumas delas:

1 – Reduz problemas na articulação – o óleo elimina o risco da propagação de moléculas que inflamam o tecido cartilaginoso. Por isso, é utilizado no tratamento de artrite e problemas reumáticos;

2 – Trata problemas respiratórios – inalar vapores do óleo de olíbano ajuda no tratamento de tosses e asma. Além disso, é utilizado para descongestionar as vias nasais para quem está resfriado e ainda ajuda no tratamento de bronquites;

3 – Auxilia como antisséptico bucal – para quem busca eliminar o mau hálito, as infecções e os sangramentos na gengiva, ou ainda minimizar dores de dente e surgimento das cáries;

4 – Serve de Anti-inflamatório e cicatrizante – ele diminui as erupções causadas por acnes, reduz as cicatrizes e atua nas marcas de estrias novas;

5 – Trata varicosas – muitas pessoas que têm problemas com hemorroidas, buscam o auxílio do óleo de olíbano para aliviar essa terrível patologia. Basta algumas gotas em água morna, para realizar o banho de assento;

6 – Ajuda a minimizar o desconforto urinário – para quem tem cistites ou outras infecções no aparelho urinário, esse tipo de óleo essencial é um aliado sem igual;

7 – Hidrata – combinado com cremes e outros, o óleo de olíbano tem poderosa ação hidratante. Recupera peles extremamente secas e proporciona mais oleosidade ao couro cabeludo.Veja, também, os benefícios do óleo de coco. 

8 – Serve como sedativo – como dissemos acima, o óleo também combate distúrbios do sistema nervoso.

Como usar o óleo de olíbano?

Os óleos essenciais são comercializados em pequenos frascos, pois são bastante concentrados, não sendo diferente com o olíbano. Por isso, boa parte da posologia do óleo é a partir de poucas gotas. Para qualquer propriedade que deseje alcançar utilizando o eficiente óleo de olíbano, não deve exagerar na quantidade de gotas. Algumas sugestões de uso:

  • Para banhos de assento, recomenda-se 10 gotas de óleo para 2 litros de água;
  • Para misturar com cremes hidratantes, são 6 gotas para 50 ml de creme;
  • Para inalar o vapor, diluir 2 gotas em água fervente;
  • Para tratar cicatrizes no corpo, pode ser usado puro.

óleo de olibano para que serve

Existem contraindicações?

Não existem casos de pessoas que usaram o óleo de olíbano e tiveram problemas. Porém, idosos e crianças sempre precisam de maior atenção na utilização de qualquer produto, não sendo recomendado o uso por gestantes e lactantes.

Sobre reações adversas, o óleo é livre de substâncias alérgicas, mas, se preferir, faça um teste de sensibilidade antes de usá-lo com frequência. Outra observação é verificar na embalagem do produto comprado para qual intuito ele serve – se para uso tópico ou interno, por exemplo.

Onde comprar o óleo de olíbano?

A comercialização do óleo de olíbano é realizada por sites de produtos naturais e lojas de produtos saudáveis. Terá opções de várias marcas, mas prefira as que indicarem suas informações técnicas, apresente o químico responsável e que tenham os registros necessários para venda do produto.

Os valores são acessíveis e você não terá problema em adquirir o óleo de olíbano. É só escolher o seu e aproveitar seus benefícios!


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário