Os óleos essenciais são recursos naturais que há muito fazem parte da vida das pessoas. Extraídos de semente, folhas, flores, cascas, raízes, etc., são uma espécie de complementos que ajudam a proteger ou eliminar riscos à nossa saúde. E nesse grupo está o óleo de olíbano, vejamos um pouco mais sobre ele.
O óleo de olíbano é retirado de árvores do gênero Boswellia, que são nativas de países que limitam os continentes africano e asiático. A civilização egípcia é a responsável por propagar o uso do olíbano. Os egípcios utilizavam o óleo em seus banhos revigorantes, ou como incenso para purificar o ambiente. À medida que os estudos sobre o vegetal foram crescendo, várias outras funções foram dadas ao óleo de olíbano – serão elas que veremos a seguir.
Óleo de olíbano – Para que serve?
O óleo de olíbano é constantemente associado à reconstituição celular, ou seja, ajuda nos processos de desgastes do organismo, sendo visto como ótimo cicatrizante e adstringente.
É muito usado em tratamento de pele e do couro cabeludo, recomendado, também, para pessoas com problemas de coagulação. Ainda, é visto como sedativo, sendo que muitas pessoas inspiram seus vapores para diminuir a ansiedade ou os sintomas da depressão.
Óleo de olíbano e seus principais benefícios
Com funções tão importantes ao corpo, é de se esperar que o óleo de olíbano tenha muitas vantagens para quem o utiliza, vejamos algumas delas:
1 – Reduz problemas na articulação – o óleo elimina o risco da propagação de moléculas que inflamam o tecido cartilaginoso. Por isso, é utilizado no tratamento de artrite e problemas reumáticos;
2 – Trata problemas respiratórios – inalar vapores do óleo de olíbano ajuda no tratamento de tosses e asma. Além disso, é utilizado para descongestionar as vias nasais para quem está resfriado e ainda ajuda no tratamento de bronquites;
3 – Auxilia como antisséptico bucal – para quem busca eliminar o mau hálito, as infecções e os sangramentos na gengiva, ou ainda minimizar dores de dente e surgimento das cáries;
4 – Serve de Anti-inflamatório e cicatrizante – ele diminui as erupções causadas por acnes, reduz as cicatrizes e atua nas marcas de estrias novas;
5 – Trata varicosas – muitas pessoas que têm problemas com hemorroidas, buscam o auxílio do óleo de olíbano para aliviar essa terrível patologia. Basta algumas gotas em água morna, para realizar o banho de assento;
6 – Ajuda a minimizar o desconforto urinário – para quem tem cistites ou outras infecções no aparelho urinário, esse tipo de óleo essencial é um aliado sem igual;
7 – Hidrata – combinado com cremes e outros, o óleo de olíbano tem poderosa ação hidratante. Recupera peles extremamente secas e proporciona mais oleosidade ao couro cabeludo.Veja, também, os benefícios do óleo de coco.
8 – Serve como sedativo – como dissemos acima, o óleo também combate distúrbios do sistema nervoso.
Como usar o óleo de olíbano?
Os óleos essenciais são comercializados em pequenos frascos, pois são bastante concentrados, não sendo diferente com o olíbano. Por isso, boa parte da posologia do óleo é a partir de poucas gotas. Para qualquer propriedade que deseje alcançar utilizando o eficiente óleo de olíbano, não deve exagerar na quantidade de gotas. Algumas sugestões de uso:
- Para banhos de assento, recomenda-se 10 gotas de óleo para 2 litros de água;
- Para misturar com cremes hidratantes, são 6 gotas para 50 ml de creme;
- Para inalar o vapor, diluir 2 gotas em água fervente;
- Para tratar cicatrizes no corpo, pode ser usado puro.
Existem contraindicações?
Não existem casos de pessoas que usaram o óleo de olíbano e tiveram problemas. Porém, idosos e crianças sempre precisam de maior atenção na utilização de qualquer produto, não sendo recomendado o uso por gestantes e lactantes.
Sobre reações adversas, o óleo é livre de substâncias alérgicas, mas, se preferir, faça um teste de sensibilidade antes de usá-lo com frequência. Outra observação é verificar na embalagem do produto comprado para qual intuito ele serve – se para uso tópico ou interno, por exemplo.
Onde comprar o óleo de olíbano?
A comercialização do óleo de olíbano é realizada por sites de produtos naturais e lojas de produtos saudáveis. Terá opções de várias marcas, mas prefira as que indicarem suas informações técnicas, apresente o químico responsável e que tenham os registros necessários para venda do produto.
Os valores são acessíveis e você não terá problema em adquirir o óleo de olíbano. É só escolher o seu e aproveitar seus benefícios!
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.