Óleo de melaleuca: para que serve, benefícios e como usar?

Um dos óleos essenciais mais utilizados atualmente é o óleo de melaleuca, uma substância repleta de propriedades, que tem sido aproveitada tanto pela indústria farmacêutica quanto por fabricantes de cosméticos. Vamos entender o porquê do sucesso desse vegetal?

A melaleuca ou Tea Tree (árvore-chá) é uma planta oriunda da Oceania. No mundo ocidental, foi incorporada pelos ingleses, pois James Cook, um de seus importantes exploradores, durante expedições por terras australianas, descobriu o virtuoso vegetal.

Conta-se que a extração do óleo de melaleuca já ocorria há milhares de anos pelos aborígenes australianos, sendo que notadas as suas incríveis propriedades, os britânicos começaram a adotar em seus tratamentos essa planta. Nas próximas linhas, vamos conhecer mais utilidades desse poderoso óleo essencial.

Óleo de melaleuca: para que serve?

Óleo de melaleuca: para que serve, benefícios e como usar?

O óleo de melaleuca é utilizado em diferentes situações. Suas principais propriedades são:

  • Ação antisséptica;
  • Ação expectorante;
  • Ação fungicida;
  • Eficiente inseticida;
  • Antiviral.

Vejamos na prática como se dão esses benefícios:

Óleo de melaleuca e seus principais benefícios

Usar o óleo de melaleuca garante muitas vantagens à saúde, entre elas destacamos:

  1. Auxilia o sistema imunológico: massagens com óleo de melaleuca ou administrações de poucas gotas fortalecem o sistema imunológico. É indicado para pessoas que sofrem com a herpes comum e estão no meio de um surto de infecções virais. Para quem está com baixa imunidade, o óleo de melaleuca funciona também como revigorante;
  2. Melhora a saúde da pele: suas propriedades antissépticas e fungicidas tratam e inibem diversos problemas na pele, tais como: acnes, urticárias, psoríase, pé de atleta, frieiras, queimaduras, furúnculos, etc.;
  3. Trata problemas capilares: o óleo de melaleuca é constantemente usado no tratamento e na prevenção de caspa e seborreia. Ainda oferece ao couro cabeludo propriedades restauradoras, que trazem o brilho e hidratação aos fios;
  4. Ajuda asseios íntimos: o óleo de melaleuca tem sido um grande aliado para a limpeza do asseio íntimo feminino. Muitas mulheres se aproveitam das qualidades fungicidas desse óleo, utilizando-o em tratamentos de candidíase e herpes, infecções urinárias e vaginais, além de para amenizar problemas inflamatórios, como a cistite.

Como usar o óleo de melaleuca?

Óleo de melaleuca: para que serve, benefícios e como usar?

Existem algumas formas para se ministrar o uso do óleo de melaleuca, podendo ser ele puro ou misturado com outros óleos e cremes. Veja algumas sugestões a seguir:

  • Para tratamentos de pele (como a limpeza de acnes) – o óleo de melaleuca pode ser usado puro ou associado a outro óleo vegetal. A proporção ideal é de uma gota de melaleuca para 3 de outro óleo. Utilize um disco de algodão ou cotonetes;
  • No couro cabeludo – é muito utilizado como anti-caspa, bastando mistura 4 gotas do óleo a cada 200 ml de shampoo;
  • Para ajudar a melhorar o sistema imunológico – respirar vapores do óleo de melaleuca é a forma mais indicada;
  • Para tratar frieiras – é indicado 1 a 2 gotas no local atingido, duas vezes ao dia, durante uma semana;
  • Pessoas com problemas respiratórios – utiliza-se 10 gotas do óleo de melaleuca no vaporizados, devendo permanecer até 10 minutos com o vaporizador;
  • Para atividades domésticas – muitos aproveitam as qualidades do óleo para higienizadores de mãos e limpadores multiuso e anti-mofo, bastando diluir gotas do óleo na água.

Existem contraindicações?

Não existem contraindicações para o óleo de melaleuca, mas é aconselhável que mulheres grávidas e lactantes, idosos e crianças não o usem com exagero.

As melhores marcas que envasam o óleo de melaleuca informam em suas embalagens todas as recomendações de uso (interno ou tópico). Basta segui-las com atenção, que aproveitará todos os seus benefícios.

Onde comprar o óleo de melaleuca?

O sucesso do óleo de melaleuca ganhou espaço nas prateleiras das lojas de produtos naturais do Braisl. Você poderá compra o produto nas lojas on-line e casa de medicamentos fitoterápicos. Os valores são acessíveis, mas vale lembrar que o óleo é vendido em sua forma concentrada, sendo que, com pequenos frascos, poderá fazer muitas porções.

Como vimos, o óleo de melaleuca é, sem dúvida, um poderoso presente da natureza. Mas, ele não é um medicamento, e sim um suplemento para ajudar em alguns dos tratamentos mencionados acima. Por isso, caso algum dos sintomas que mencionamos persista, vá ao médico. Busque sempre o melhor para o seu bem-estar e para a boa saúde!


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um Comentário