Óleo de girassol – Para que serve? Principais benefícios e uso na cicatrização

Cuidar do corpo é atualmente diretriz de muitas pessoas pelo mundo. Assim, busca hábitos saudáveis, seja realizando exercícios ou seguindo uma alimentação equilibrada, não é mais novidade. Junto a esse novo comportamento, surgem curingas que se enquadram perfeitamente em nossas rotinas. Um desses é o óleo de girassol. Que tal conhecer mais sobre ele?

A semente do girassol nos fornece um óleo essencial dos mais celebrados pelas diferentes gerações e civilizações. A planta é nativa da parte norte das Américas, uma angiosperma do gênero Helianthus, é uma das flores mais lindas da natureza.

O óleo de girassol é uma substância rica em vitaminas do complexo B e outras vitaminas como E e C. Vejamos mais informações desse fantástico óleo.

óleo de girassol propriedades

Óleo de girassol – Para que serve? 

A sua rica composição de nutrientes torna o óleo de girassol útil em muitas situações. Muitos estudos apontam sua eficácia no controle do colesterol ruim no organismo, além de ajudar contra doenças degenerativas e vasculares.

Porém, algumas recomendações devem ser seguidas para tirar o melhor proveito do óleo de girassol como não aquece-lo, e somente consumi-lo frio em saladas ou outros pratos.

Óleo de girassol e seus principais benefícios

Os benefícios do óleo de girassol não se resumem apenas a parte fisiológica do corpo, muitas vantagens são aproveitas com seu uso tópico, vejamos:

  1. Amigo da pele – sua alta concentração de vitamina E ajuda a regenerar a pele que sofre com a ação dos raios solares. Também retarda o aparecimento de rugas;
  2. Inibe as acnes – os ácidos graxos presentes no óleo de girassol combatem as bactérias que dão origem as acnes. Ele é facilmente absorvido pela pele, e não obstrui os poros. A partir de algumas gotas num algodão seco, fazer massagens leves no rosto, inibirá essas inflamações cutâneas que tanto incomodam os jovens;
  3. Amigo do cabelo – o óleo de girassol é também amigo da saúde dos cabelos. Produtos que contenham em sua composição o óleo, auxiliam no tratamento que impede a queda e o aspecto quebradiço. É um ótimo condicionador natural e não permite que o cabelo fique desidratado, renovando o brilho e oleosidade;
  4. Auxilia o sistema cardiovascular – utiliza-lo em sua dieta eliminará os riscos de doenças cardiovasculares;
  5. Equilibra os níveis do colesterol – os nutrientes que compõem o óleo de girassol mantêm um equilíbrio adequado aos colesterol necessário ao organismo. O fato de não ter gorduras saturadas o torna alimento interessante em dietas de pessoas que sempre apontam distúrbios nos percentuais de colesterol no sangue;
  6. Ação antifúngica – aplicar o óleo de girassol em áreas afetadas por fungos, é uma forma rápida de curar o problema. É um dos melhores tratamentos para pé-de-atleta, por exemplo;
  7. Fonte de proteínas – já que nosso corpo não produz substância tão importante para seu funcionamento, buscar fontes como o óleo de girassol é uma das melhores formas.

Como usar o óleo de girassol?

O consumo do óleo de girassol dependerá do tipo de benefício que almeje. Como alimento sugere-se até 2 colheres de sopa para acompanhar diferentes pratos.

Já no uso tópico, no mercado estão disponíveis muitos produtos a base de óleo de girassol. Comprando ele puro (para uso externo) poderá associar a cremes, outros óleos e aplicar na pele. Também pode aplica-lo puro em água fervente e preparar banhos. Opte sempre por produtos que tenham indicações de posologia.

óleo de girassol benefícios

Há contraindicações?

Não. O óleo de girassol ou produtos derivados podem ser utilizados por diferentes grupos de pessoas. É só seguir as instruções da empresa que engarrafe o líquido, e terá os efeitos necessários.

Facilmente encontrará produtos para recém-nascidos com o óleo de girassol em sua fórmula, o que confirma a leveza desse óleo.

Lembramos que o óleo como alimento não pode ser aquecido, caso contrário ele terá outros efeitos não esperados, como propensão a moléculas cancerígenas.

Preço e Onde Comprar Óleo de Girassol

Produtos com óleo de girassol são encontrados em lojas online de produtos naturais ou de grandes magazines. Também são vendidos em lojas físicas de itens saudáveis.

A versão alimento do óleo de girassol é facilmente encontrada em bons supermercados. As melhores marcas garantem procedência e eficiência de seus produtos, por isto, as prefira.

Aproveite os benefícios do óleo de girassol para sua saúde e bem-estar.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply