Óleo de girassol – Para que serve? Principais benefícios e uso na cicatrização

Cuidar do corpo é, atualmente, diretriz de muitas pessoas pelo mundo. Assim, buscar hábitos saudáveis, seja realizando exercícios ou seguindo uma alimentação equilibrada, não é mais novidade. Junto a esse novo comportamento, surgem curingas que se enquadram perfeitamente em nossas rotinas. Um desses é o óleo de girassol. Que tal conhecer mais sobre ele?

A semente do girassol nos fornece um óleo essencial, dos mais celebrados pelas diferentes gerações e civilizações. A planta é nativa da parte norte das Américas, uma angiosperma do gênero Helianthus, sendo uma das flores mais lindas da natureza.

O óleo de girassol é uma substância rica em vitaminas do complexo B e outras vitaminas, como E e C. Vejamos mais informações desse fantástico óleo:

óleo de girassol propriedades

Óleo de girassol – Para que serve? 

A sua rica composição de nutrientes torna o óleo de girassol útil em muitas situações. Vários estudos apontam sua eficácia no controle do colesterol ruim no organismo, além de ajudar contra doenças degenerativas e vasculares.

Porém, algumas recomendações devem ser seguidas, a fim de tirar o melhor proveito do óleo, como não aquecê-lo e somente consumi-lo frio em saladas ou outros pratos.

Óleo de girassol e seus principais benefícios

Os benefícios do óleo de girassol não se resumem apenas à parte fisiológica do corpo, muitas vantagens são aproveitas com o seu uso tópico, vejamos:

  1. Amigo da pele – sua alta concentração de vitamina E ajuda a regenerar a pele que sofre com a ação dos raios solares. Também, retarda o aparecimento de rugas;
  2. Inibe as acnes – os ácidos graxos presentes no óleo de girassol combatem as bactérias que dão origem às acnes. Ele é facilmente absorvido pela pele e não obstrui os poros. A partir de algumas gotas num algodão seco, fazer massagens leves no rosto, inibirá essas inflamações cutâneas que tanto incomodam os jovens;
  3. Amigo do cabelo – o óleo de girassol é, também, amigo da saúde dos cabelos. Produtos que contêm em sua composição o óleo auxiliam no tratamento que impede a queda e o aspecto quebradiço. É um ótimo condicionador natural e não permite que o cabelo fique desidratado, renovando o brilho e a oleosidade;
  4. Auxilia o sistema cardiovascular – utilizá-lo em sua dieta eliminará os riscos de doenças cardiovasculares;
  5. Equilibra os níveis do colesterol – os nutrientes que compõem o óleo de girassol mantêm um equilíbrio adequado ao colesterol necessário ao organismo. O fato de não ter gorduras saturadas o torna um alimento interessante em dietas de pessoas que sempre apontam distúrbios nos percentuais de colesterol no sangue;
  6. Atua com ação antifúngica – aplicar o óleo de girassol em áreas afetadas por fungos, é uma forma rápida de curar o problema, sendo um dos melhores tratamentos para pé de atleta, por exemplo;
  7. Serve como fonte de proteínas – já que nosso corpo não produz substância tão importante para seu funcionamento, buscar fontes como o óleo de girassol é uma das melhores formas.

Como usar o óleo de girassol?

O consumo do óleo de girassol dependerá do tipo de benefício que você almeja. Como alimento, sugere-se até 2 colheres de sopa para acompanhar diferentes pratos.

Já no uso tópico, no mercado estão disponíveis muitos produtos à base de óleo de girassol. Comprando ele puro (para uso externo), poderá associar a cremes, a outros óleos ou aplicar na pele. Também, poderá aplicá-lo puro, em água fervente, no preparo de banhos. Opte sempre por produtos que tenham indicações de posologia.

óleo de girassol benefícios

Há contraindicações?

Não. O óleo de girassol ou produtos derivados podem ser utilizados por diferentes grupos de pessoas. É só seguir as instruções da empresa que engarrafa o líquido e terá os efeitos necessários. Facilmente, encontrará produtos para recém-nascidos com óleo de girassol em sua fórmula, o que confirma a leveza desse óleo.

Lembramos que ele como alimento não pode ser aquecido, caso contrário terá outros efeitos não esperados, como propensão a moléculas cancerígenas.

Preço e Onde Comprar Óleo de Girassol

Produtos com óleo de girassol são encontrados em lojas on-line de produtos naturais ou de grandes magazines. Também, são vendidos em lojas físicas de itens saudáveis.

A versão alimento do óleo de girassol é facilmente encontrada em bons supermercados. As melhores marcas garantem procedência e eficiência de seus produtos, por isso, prefira-as.

Aproveite os benefícios do óleo de girassol para a sua saúde e o seu bem-estar!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário