Óleo de Copaíba – Para que Serve? Benefícios e Onde Comprar

Você sabia que o óleo de copaíba pode trazer muitos benefícios à saúde? Confira como incluí-lo em seu cardápio diário e obter todos os nutrientes.

O óleo de copaíba é extraído de uma planta nativa brasileira. Esse fruto tem várias propriedades medicinais, o que o faz bastante procurado, ultimamente.

Os vegetais são fontes nutricionais e medicinais das mais importantes, sendo difícil apontar algum bom remédio que não tenha em sua fórmula um vegetal. Nesse contexto, temos uma joia da natureza: a copaíba. Trata-se de uma árvore, da região amazônica, que alcança até 40 metros de altura, tendo sua madeira bastante aproveitada pela indústria, sendo dela extraído um bálsamo repleto de qualidades.

Vamos conhecer para que serve o óleo de copaíba, seus benefícios e as melhores indicações para consumi-lo? Confira tudo isso no texto, abaixo.

óleo de copaíba

Para que serve o óleo de copaíba

O óleo de copaíba é extraído do caule da copaibeira. Inicialmente usado de forma empírica, não demorou muito para a indústria farmacêutica e de cosméticos observarem as suas propriedades.

Muitas pesquisas forma desenvolvidas, para comprovar a ação eficaz desse extrato, que tem seu uso voltado para:

  • Recuperação de problemas no trato urinário;
  • Combate à infecção;
  • Cicatrização da pele;
  • Ação anti-inflamatória;
  • Ação hidrante.

Existem produtos específicos, que focam em cada uma dessas propriedades. No mercado, são oferecidos sabonetes, shampoos, cremes, cápsulas e o próprio óleo puro. A dica é observar a concentração da substância em cada produto, antes de comprar, pois quanto mais concentrado for, melhor serão os resultados.

Principais benefícios do óleo

Vimos acima que o óleo de copaíba tem muitas utilidades. As pessoas que procuram produtos com esse ingrediente em sua composição terão como benefícios:

  • Combate a inflamações nas articulações – o óleo ajuda no tratamento da incomoda tendinite. Nesse caso, a partir de massagens no local afetado, a inflamação desaparece. É importante associar a aplicação do óleo, com exercícios fisioterápicos;
  • Prevenção contra o câncer – a copaíba inibe o surgimento de células cancerígenas;
  • Tratamento de tuberculose – o óleo pode ser usado como expectorante em pessoas que estão sofrendo graves problemas respiratório, como a tuberculose;
  • Potencial bactericida – rico em betacariofileno, o óleo de copaíba forma uma barreira protetora no corpo, que impede a influência de bactérias, fungos, etc.;
  • Alívio de dores – existem muitas pomadas e variados cremes à base de copaíba, que são eficientes para aliviar as dores provenientes de torsões e outras lesões contraídas após exercícios físicos;
  • Recuperação da pele – usar o óleo também ajuda a nutrir a pele. Ou seja, aplicando algumas gotinhas no algodão, você conseguirá limpar e hidratar a cútis, além de combater rugas e linhas de expressão.

Ele também é eficaz na prevenção de acnes e redução do inchaço depois de uma picada de inseto, por exemplo.

Vale lembrar que, se usado como medicamento, o óleo de copaíba precisa ser prescrito por um profissional.

Dicas para consumir o óleo de copaíba

Para quem deseja usar o produto, existem algumas recomendações. Vejamos algumas dicas:

  • Cicatrização da pele – usar até 4 vezes no dia, colocando algumas gotas direto no ferimento;
  • Dores inflamatórias – gotejar o óleo em água morna, para fazer compressas;
  • Inflamações na boca – pingar 3 gotas em um copo com água, para fazer bochechos.

óleo de copaíba benefícios

Caso precise ingerir para tratar inflamações internas, a posologia certa deve ser recomenda pelo médico, ou seguindo as orientações descritas na embalagem da marca que escolher.

Pomadas, cremes, sabonetes, shampoo, etc., devem ser usados de acordo com as instruções do fabricante. Já os suplementos à base da copaíba têm indicação de consumo específica. Quem opta por esse tipo de produto, deve acompanha o passo a passo descrito na bula, para não correr o risco de uma superdosagem.

Existem efeitos colaterais?

Sim, por isso que a ingestão precisa ser devidamente recomendada. Os efeitos colaterais mais comuns são: náuseas, vômitos e diarreia.

Grávidas e lactantes também não devem fazer a ingestão do óleo de copaíba, além de pessoas que têm alguma alergia ao princípio ativo da substância.

Como comprar?

O óleo de copaíba é bem fácil de ser encontrado, pois é vendido em farmácias de manipulação, lojas de produtos naturais e sites especializados nesse tipo de substância. Os valores variam, mas são bem acessíveis.

A dica é pesquisar um pouco sobre a empresa que envasa o óleo e verifique se há os devidos registros nos órgãos de fiscalização. A partir disso, poderá aproveitar tranquilamente os benefícios do óleo de copaíba.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário