Óleo de Cártamo e seus benefícios – Emagrece? Veja como usar e preços

O Óleo de Cártamo é extraído das sementes da Carhamus Tinctorius. Suas propriedades o tornaram um alimento útil para diferentes finalidades: perda de peso, melhoria da aparência da pele ou manutenção da saúde corporal. Os benefícios do óleo fazem com que a suplementação pode ser feita via oral ou com o uso de cápsulas concentradas.

oleo-de-cartamo

Propriedades do óleo de cártamo

Conforme estudo publicado na Revista brasileira de Ciências da Saúde, o óleo de cártamo é rico em uma série de nutrientes entre os quais se inclui:

  • Ácidos graxos;
  • Ácido linoleico;
  • Ômega 9;
  • Ômega 6.

Entre todos os óleos essenciais dispostos e conhecidos pela ciência, o de cártamo é o que possui maior teor de gorduras poli-insaturadas de forma que também pode ter um desempenho antioxidante poderoso.

Benefícios

Abaixo segue todos os benefícios observados via laboratório que o óleo de cártamo é capaz de proporcionar:

1. Bom funcionamento cognitivo

O óleo de cártamo  se destaca por ser rico em ômega 6 e  9 – ácidos graxos vitais para o bom funcionamento do cérebro e dos sistemas nervoso e cardiovascular. Ele também apresenta a vitamina E, que se caracteriza pela ação antioxidante – responsável por proteger as células dos radicais livres, evitar o envelhecimento precoce e prevenir doenças, bem parecido com o óleo de coco, não é?

2. Reduz o colesterol

De acordo com pesquisas, esse óleo contribui para reduzir o colesterol ruim (LDL) em até 20% em apenas dois meses de consumo. Confira os valores de referência no conteúdo sobre tipos de colesterol. 

Essa substância ainda ajuda a diminuir os níveis de triglicerídeos– forma de gordura mais presente em nosso corpo e que , em excesso, causa o aumento de gorduras localizadas associadas a complicações no pâncreas. Seus benefícios e efeitos são rápidos, marque uma consulta com seu nutricionista e veja o que ele diz sobre o cártamo na saúde e onde comprar.

3. Melhora a cicatrização

Por ser rico em ômega 6, o óleo de cártamo possibilita ao organismo ter a quantidade ideal de ácido graxo por dia. Estes compostos fazem com que o composto tenha propriedades anti-inflamatórias que ajudam no processo de cicatrização.

Ao evitar a redução da imunidade, atenuar a perda de cabelo e aumentar a queima de gordura corporal, isso pela grande quantidade ômega 3 que serve pra tomar e fortalecer o corpo. Já explicamos aqui os benefícios do ômega 3. 

4. Controla a pressão arterial

Conforme indica a pesquisa referida publicada na Revista brasileira de Ciências da Saúde, um dos potenciais do óleo de cártamo que se destaca na literatura médica é a capacidade de reduzir o risco de desenvolvimento da aterosclerose por regular os picos glicêmicos, os níveis de colesterol e a pressão arterial. O conjunto destes benefícios o torna um aliado para quem tem hipertensão arterial. 

5. Óleo de cártamo emagrece

Conforme indica pesquisa publicada na Revista Brasileira de Nutrição esportiva, o óleo de cártamo tem propriedades termogênicas naturais, de modo que estimula o corpo a pequenos aumentos de temperatura. Na prática, isso faz com que o corpo queime gordura mais rápido, facilitando o emagrecimento espontâneo, tornando sua alimentação mais saudável e a perda de peso mais rápida

Na pesquisa referida foi constatado, para os padrões antropométricos, diminuição significativa do peso, IMC e gordura corporal associado a suplementação com óleo de cártamo.

O emagrecimento proporcionado pelo consumo do óleo também acontece por conta da regulação do hormônio gastrointestinal grelina, que atua para estimular a fome. Assim, é possível ficar satisfeito mesmo ingerindo uma quantidade menor de alimentos, assim como acontece com os famosos inibidores de apetite.

6. Deixa mais satisfeito e feliz

Ao consumir o óleo de cártamo, porque ele aumenta a quantidade de serotonina em todo o organismo. Esse neurotransmissor tem relação direta com o humor e ajuda a diminuir a ansiedade e é importante para promover o bem- star, aspectos que influenciam na redução do apetitem, ou seja, ele ajuda a inibir as consequências de dietas e grandes alterações alimentares. Além de você perder a gordura corporal, serve para lutar contra a depressão em sua vida e benefícios da saúde.

Para que serve

Dessa forma, óleo de cártamo possui várias utilizações. Entre elas:

  • Prevenção do câncer;
  • Prevenção ao envelhecimento da pele;
  • Emagrecimento;
  • Diminuição do colesterol;
  • Perda de gordura localizada;
  • Diminuição do risco cardíaco;
  • Controle da pressão arterial;
  • Melhoria da imunidade;
  • Sensação de bem-estar.

Lembre-se que o consumo de óleo de cártamo não substitui recomendações médicas de remédios controlados. O consumo de óleo de cártamo pode ser feito sem consulta médica prévia, no entanto, é recomendado que para pessoas que tenham problemas de saúde ouça a opinião de um especialista para ter certeza de que o uso trará eficácias e nenhum risco para a saúde. Outro aspecto importante é essas pessoas fazerem atividades físicas e manter uma boa alimentação.

Confira aqui informações do programa Viver Bem sobre os benefícios do Óleo de Cártamo, como ele funciona com os radicais livres do corpo, como tomar óleo de cartamo, para que ele é bom, como funciona o ácido linoleico e mais:

Como tomar 

Normalmente, o ideal é ingerir nove gramas diariamente. Há o modo de uso do óleo de cártamo na forma líquida ou em cápsula. A versão líquida pode ser adicionada  no tempero de saladas e outros alimentos no cotidiano. A recomendação é ingerir duas colheres de chá ou duas cápsulas por dia. Estas podem ser encontradas em farmácias de manipulação ou prontas em lojas de manipulação.

Se for usá-lo para refogar alimentos, a dica é colocar o alimento em fogo brando. Esse procedimento é necessário, porque o óleo, se superaquecido, perde as moléculas e propicia o surgimento de gordura saturada, prejudicial ao organismo.

Funciona mesmo?

Embora tenha condições de fazer as pessoas emagrecerem, o óleo de cártamo não faz milagres sozinho. É fundamental manter uma alimentação saudável para não prejudicar a qualidade de vida e associar a alimentação saudável (evitar o consumo excessivo frituras , carboidratos e açúcares). Desse modo você bonita com dicas de saúde ao tomar óleo de cartamo.

A forma de uso deve ser alterada de acordo com as necessidades do usuário. Quem quer perder peso, por exemplo, pode associar o uso do termogênico óleo de cártamo com uma dieta low carb ou a prática de atividades físicas para emagrecer. 

O mesmo serve para todas as outras indicações. Afinal, o óleo de cártamo deve servir como um facilitador e não o próprio tratamento em si. Para saber o que fazer vale consultar um médico especialista.

Efeitos colaterais

cartamo-150x150É fácil perceber que o óleo de cártamo não faz mal à saúde, desde que consumido de maneira adequada. Caso não seja usado devidamente, pode provocar alguns efeitos colaterais, como a redução excessiva do colesterol bom em pessoas com hipertensão e o aumento da resistência à insulina.

Procure ingerir esse óleo após consultar um nutricionista. Esse profissional vai te dar as orientações necessárias para aproveitar ao máximo os benefícios que essa substância pode proporcionar.

Preço – Quanto custa? 

Há vários tipos de óleo de cártamo no mercado e, por tanto, grande variação de preços.

Dependendo do produto, é possível desembolsar de R$ 12,00 a R$ 130,00. Por isso, vale a pena fazer uma pesquisa antes de comprar e avaliar a quantidade necessária de uso do produto. O óleo pode ser feito via manipulação em farmácias especializadas.

Confira também os poderes do óleo de coco para o emagrecimento. Assim como a versão de cártamo ele possui uma série de benefícios e propriedades para o organismo.

Referências usadas neste conteúdo

REVISTA BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO ESPORTIVA (2014) Termogênicos: uma revisão sistemática sobre o uso de óleo de coco, óleo de cártamo e cla. Disponível em <file:///C:/Users/Usuario/Downloads/408-1721-2-PB.pdf>

REVISTA BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (2014). Efeito da Suplementação de Óleo de Cártamo sobre o Perfil Antropométrico e Lipídico de Mulheres com Excesso de Peso Praticantes de Exercício Físico. Disponível em <http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/21979/12220>


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (8 votos, média: 4,13 fora de 5)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

6 Comentários

  1. Claudia
  2. Thais
  3. genilda
  4. Ana
  5. leide
  6. Geraldo Ferreira dos Santos

Deixe um Comentário