Óleo de Borragem: veja para que serve e conheça os benefícios

O óleo de borragem é obtido a partir da extração das sementes da planta denominada Borago officinalis, um arbusto presente em jardins cujas folhas podem ser aproveitadas para fins medicinais ou como tempero. As flores da borragem são, em geral, azuis, com pétalas formam uma estrela perfeita. Já as flores e folhas da borragem são utilizadas em infusões para tratar tosse, febre e até depressão.

óleo de borragem

Trata-se de uma substância muito rica e benéfica aos seres humanos, pois essa planta contém o chamado GLA (ácido gama-linoleico), que é mais conhecido como ômega 6. Com ele no organismo, o corpo pode convertar a substância em um anti-inflamatório denominado prostaglandina, muito usado para aliviar sintomas de doenças autoimunes, de pele, tensão pré-menstrual, cólicas e outros problemas inflamatórios. Vale dizer que o óleo de borragem pode ser consumido em cápsulas ou aplicado diretamente na pele.

Benefícios do consumo do óleo de borragem

Confira, abaixo, como as propriedades do óleo de barragem podem promover diversos benefícios à saúde:

Trata artrite reumatoide

Essa doença crônica provoca uma dolorosa inflamação nas articulações, sendo aliviadas pelos ácidos graxos presentes no óleo de borragem. Conforme estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, o óleo de borragem pode até fazer com que se diminua a necessidade da ingestão de analgésicos em pessoas com inflamações na região das articulações;

Controla distúrbios respiratórios

 O óleo é costumeiramente recomendado para o tratamento de tosse e dor na garganta. Isso ocorre graças à substância mucilagem, presente na planta, que relaxa as membranas mucosas. Ele também pode ajudar no bom funcionamento dos pulmões, em especial em indivíduos com infecções respiratórias.

Melhora o aspecto da pele

As dermatites e os eczemas que costumam não sararem nem com medicamentos podem apresentar resultados melhores com a medicação natural. É o caso do óleo de borragem, comumente ministrado para esses e outros problemas inflamatórios sofridos na pele.

Promove a saúde da mulher

 O fato de o óleo de borragem contar com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias faz com que ele seja bastante útil para as mulheres. Há vários relatos de pessoas que o ingeriram e perceberam alívio nos sintomas da TPM, como ansiedade, estresse, sensibilidade mamária, erupções cutâneas etc.

Como usar o óleo de borragem

óleo de borragem capsula

O óleo de borragem pode ser empregado tanto no uso tópico quanto na ingestão, no entanto, é mais comum que ele seja tomado por via oral. Quando o consumo é acompanhado de alimentação, isso auxilia na absorção do ômega 6, além de minimizar quaisquer tipos de efeitos colaterais.

Quando aplicado externamente, seus efeitos de cura costumam ser mais sentidos na região onde ele é aplicado, ainda que possa ser absorvido pela pele, alcançando a corrente sanguínea e beneficiando outras áreas do organismo.

É importante não aquecer o óleo de borragem, pois o calor pode afetar os ácidos graxos e reduzir os efeitos positivos dos compostos do produto. O ideal é armazenar o óleo em local fresco ou na geladeira, após aberto – isso vai manter a potencialidade e o alcance das substâncias presentes no frasco.

É fundamental atentar-se à dosagem do óleo de borragem, pois isso garantirá os benefícios esperados, sem quaisquer efeitos colaterais. É recomendado o consumo de 1.000mg a 1.300mg diárias, o que garantirá cerca de 240mg a 300mg de ômega 6. Veja, a seguir, alguns exemplos de dosagens determinadas por nutricionistas, dependendo do problema do paciente:

  • Artrite reumatoide: de 1g a 1,4g de óleo de semente de borragem todos os dias, por até 24 semanas;
  • Cólicas, sensibilidade mamária, retenção de água e irritabilidade: de 2g a 4g de óleo de borragem todos os dias até que melhorem os sintomas;
  • Artrite, rigidez matinal, dores articulares e inflamação: de 6g a 11g de óleo de borragem até que se encerrem os incômodos.

Por fim, é fundamental mencionar que, para que os benefícios sejam prolongados, é essencial que o tratamento seja por um tempo maior de prazo. Muitas pessoas com artrite têm relatado que tiveram uma melhora nas articulações após seis semanas de consumo do óleo de borragem e que a sequência do tratamento garantiu a manutenção do bem-estar.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário