Óleo de alecrim – Para que serve? Benefícios e Modo de usar

O alecrim é uma erva aromática, muito utilizada no tempero e na decoração de pratos diversos. Mas, você sabia que o alecrim era considerado sagrado pelos antigos povos gregos, romanos egípcios e hebreus? É, essa planta vai além da condição de mera erva usada na culinária. Não à toa, trata-se de uma das ervas mais poderosas do reino vegetal, tendo seu óleo como um dos mais ricos existentes na Terra.

Para que serve o óleo de alecrim

óleo de alecrim

Estudos recentes demonstraram que o uso de óleo de alecrim ajuda a elevar o potencial de crescimento dos nervos, fato que ajuda a promover a cura do tecido neurológico, além de melhorar funções cerebrais, incluindo a memória.

Já outras pesquisas revelaram que esse tipo de óleo pode aliviar dores musculares e também promover um funcionamento mais equilibrado do sistema digestivo. Por conta desses predicados, o óleo de alecrim tornou-se um ingrediente cada vez mais popular em diversos produtos que cuidam do cabelo e da pele, tudo graças às suas propriedades antissépticas.

O óleo de alecrim é extraído por meio da destilação a vapor. Ele serve tanto para a cura de inúmeros problemas de saúde, quanto para a purificação de ambientes. No ramo da aromaterapia, o óleo de alecrim é utilizado para infusões, com o objetivo de estimular o cérebro, melhorar a memória e proporcionar uma maior clareza da mente.

Benefícios e dicas de uso do óleo de alecrim

Esse óleo proporciona inúmeros benefícios para a saúde. Veja, em detalhes, os principais deles e também como utilizar para potencializar os resultados:

Melhora as vias respiratórias

A inalação do óleo de alecrim proporciona um maior alívio do congestionamento da garganta, além de combater os sintomas de alergias respiratórias, resfriados e gripes.

Como usar: ferva água para uma xícara. Adicione algumas gotas de óleo de alecrim à água e respire, de forma profunda, o conteúdo por várias vezes ao dia. Você pode, ainda, massagear algumas gotas do produto no peito e na garganta, a cada três horas.

Reduz as estrias e a celulite

O óleo de alecrim é um ótimo aliado para quem quer acabar com as estrias e a celulite, pois proporciona um aumento da circulação sanguínea, o que vai impactar contra esses incômodos do corpo. O óleo pode tratar, ainda, cãibras e dores musculares.

Como usar: massageie, regularmente, um pouco do óleo de alecrim nas áreas afetadas, diluído em óleo base (de coco, amêndoas ou azeite, por exemplo).

Contribui para uma melhor digestão

alecrim óleo

O óleo de alecrim pode ser aplicado de forma externa, para combater sintomas de indigestão, tais como: dores de estômago, flatulência, inchaço e constipação.

Como usar: para que haja uma melhoria na digestão, aplique óleo de alecrim com óleo base no estômago e faça massagens. Você pode realizar um banho de banheira com algumas gotas de óleo de alecrim na água, para potencializar os benefícios.

Fortalece o sistema imunológico e elimina toxinas

O óleo de alecrim conta com propriedades antibacterianas, antifúngicas e antioxidantes, logo, é um elemento fundamental no combate aos radicais livres que afetam o organismo e podem causar o envelhecimento precoce e vários tipos de câncer. O produto fortalece o sistema imunológico, especialmente em períodos nos quais há uma grande variação da temperatura. Além disso, trata-se de um aliado no combate às toxinas, ao ajudar a eliminá-las do corpo.

Como usar: aplique algumas gotas nos gânglios (linfas) e massageie-os suavemente. Outra dica é tomar um banho com este óleo, o que vai diminuir o estresse e, consequentemente, deixar o sistema imunológico mais saudável.

[CONFIRA TAMBÉM: ATIVIDADE FÍSICA PARA COMBATER O ESTRESSE]

Diminui as rugas

O óleo de alecrim é responsável por hidratar a pele e estimular o desenvolvimento de colágeno. Além disso, seus antioxidantes eliminam as toxinas, deixando a pele renovada. Outro benefício é que o aroma do alecrim entra no sensorial da pele e proporciona um maior relaxamento das terminações nervosas, o que vai liberar a acetilcolina, ajudante na defesa da pele.

Como usar: dilua o óleo de alecrim em um pouco de água ou em uma solução de óleo base. Leve a mistura ao rosto e faça massagens delicadas. Após isso, limpe o excesso, com um pano umedecido em água morna.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário