O que tomar para curar azia? Beber leite ajuda?

Voc^sofre com azia constante? Então, veja, aqui no Quero Viver Bem, algumas dicas importantes para sanar o problema, bem como saber se somente leite resolve

Não. Beber leite pode até provocar uma sensação de alívio em um primeiro momento, principalmente se ele estiver gelado, pois ele acaba neutralizando a acidez do estômago devido ao seu pH alcalino. Porém, pouco tempo depois, uma nova leva de ácido será produzida, estimulada justamente pelo consumo do leite, podendo gerar ainda mais azia.

Outro mito muito propagado é de que a água pode combater a azia. Contudo, não há nenhum indício científico de que a água contenha algum elemento que possa reduzir a acidez estomacal.

Normalmente, a azia é causada pelo consumo de determinados alimentos. Confira, aqui, os alimentos que causam e que amenizam a azia. Mas, também, pode ser um sintoma de alguma outra doença, como refluxo ou gastrite.

Leite azia

[LEIA TAMBÉM: SINTOMAS DA AZIA]

O que tomar para curar azia?

O chá de gengibre é uma sugestão do que tomar para curar a azia. Os antioxidantes e as demais substâncias presentes nele contribuem para aliviar qualquer inflamação do estômago. O gengibre também reduz as contrações do estômago, o que diminui a sensação de azia.

Leve ao fogo dois pedaços pequenos da raiz de gengibre fatiados em uma panela com água, deixe ferver e, após 30 minutos com a panela tampada, retire o chá, coe e beba 20 minutos antes das refeições.

O chá de espinheira-santa também alivia os sintomas da má digestão e da azia. Ferva uma xícara de água com uma colher de sopa da planta. Deixe descansar por 10 minutos, coe e beba sem adoçar, de duas a três vezes por dia.

Uma das sugestões apontadas pelos médicos é fazer uso de antiácidos à base de hidróxido de alumínio ou de magnésio. Eles podem ser ingeridos ocasionalmente, quando a azia ocorre por conta de um excesso de ingestão de comida ou bebida, não sendo recomendados quando a azia for constante.

Azia

Demais ações que ajudam a evitar a azia

Vale salientar que, de acordo com especialistas, as sugestões indicadas acima são temporárias, sendo que as melhores saídas para evitar a azia estão em:

  • Controlar a quantidade e os tipos de alimentos a serem consumidos;
  • Reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas;
  • Evitar deitar-se após comer;
  • Fazer o uso de medicamentos (receitados pelo médico), que vão impedir que o ácido do estômago suba para o esôfago e a garganta.

Gostou do conteúdo? Então, confira, também, Remédios caseiros para azia – Dicas de médicos para acabar a queimação!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário