O que não fazer quando sofrer de uma queimadura?

Você sabe como tomar os primeiros socorros no caso de uma queimadura? Confira este guia completo que o Quero Viver Bem preparou para você!

Em casos de queimaduras, é preciso dos primeiros socorros o quanto antes. Mas, em hipótese alguma o indivíduo deve passar algum produto caseiro, como pasta de dente, manteiga ou qualquer outra coisa.

Não tire objetos ou a roupa que porventura esteja grudada na queimadura e nem estoure as bolhas.

Os cuidados necessários irão depender do grau da queimadura (1º, 2º ou 3º). Seja qual for, o cuidado adequado é essencial para curar o quanto antes. Veja o que fazer em cada caso, a seguir.

Queimadura

O que fazer em casos de queimadura de 1º grau?

Esse é o caso menos agressivo, geralmente causado por exposição exagerada ao sol ou quando se encosta em uma superfície quente, como panela ou forno. As queimaduras de 1º grau afetam apenas a camada superficial da pele, deixando-a vermelha e dolorida.

Nestes casos, é bom colocar água fria na região, por uns 15 minutos. Outra alternativa é usar panos limpos e umedecidos com água fria. Tome cuidado para trocar o pano sempre que ele aquecer.

Geralmente, esse tipo de queimadura cura em 2 ou 3 dias, mas pode demorar até 2 semanas para cicatrizar.

O que fazer em casos de queimadura de 2º grau?

Além da dor e vermelhidão, surgem as terríveis bolhas ou os inchaços, afetando até a camada intermediária da pele. Os cuidados são os mesmos: água e compressa fria.

O local afetado deve ser lavado com água e sabão de pH neutro. Em hipótese alguma fure as bolhas ou passe algum medicamento sem orientação médica.

Queimadura

O que fazer em casos de queimadura de 3º grau?

Esse tipo de queimadura afeta até as camadas mais profundas, colocando a vida da pessoa em risco. Neste caso, é imprescindível o atendimento médico urgente. Por isso, chame uma ambulância ou leve o ferido ao hospital.

Nos primeiros socorros, a região deve ser lavada com água ou soro fisiológico. Pode-se usar gaze esterilizada e umedecida até o socorro chegar.

Em hipótese alguma use qualquer produto na ferida.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário