O Que Escurece Os Dentes? Veja A Lista de Alimentos e os Cuidados!

Dentes com a coloração escura podem interferir na saúde e também na autoestima de quem sofre com esse mal. Os principais causadores do escurecimento do esmalte dental são comidas com coloração artificial ou natural muito fortes.

Isso acontece porque, quando essas substâncias entram em contato com dentes porosos e danificados, acabam aderindo-se ao material dentário e posicionando-se ali.

Alimentos Que Escurecem Os Dentes

Há muitos outros alimentos que também ocasionam o escurecimento dessa região , porém são os mais comuns no dia a dia. Vale destacar que o cigarro também é um dos maiores geradores das manchas e do escurecimento nos dentes.

Mas, Por que Escurecem?

Isso acontece quando o esmalte dentário está danificado, deixando a dentina – camada interna do dente – exposta, o que aumenta a absorção da cor dos alimentos, quando consumidos no dente. No entanto, os cuidados dentários básicos podem impedir com que essa situação seja permanentemente. Leia, aqui, como escovar os dentes corretamente.

Uma boa dica para as pessoas que não conseguem realizar a escovação após o consumo de algum desses alimentos é o bochecho com água, pois isso retira uma boa quantidade do pigmento dos dentes.

Pasta de dente e escova de dente corretas para o seu tipo dentário também fazem a diferença no momento da limpeza. Caso queira que seus dentes tenham uma tonalidade mais clara do que a atual, um clareamento com profissional é altamente indicado leia, aqui, informações completas sobre esse procedimento.

Alimentos Detergentes: Aliados

Assim como existem os alimentos que escurecem e prejudicam os dentes, também é válido lembrar que há os conhecidos “alimentos detergentes”. Eles ajudam na limpeza bucal e ainda previnem algumas doenças dentárias, como a gengivite, as cáries e o mau hálito.

São eles:

Segundo pesquisas, esses são os alimentos que, quando mastigados após a refeição, ajudam a diminuir os resíduos e as bactérias presentes na boca depois da alimentação. Isso é causado pela presença de fibras nesses alimentos, que aumentam a saliva e o pH no ambiente, eliminando a acidez e o aumento de bactérias na boca.

É importante entender que esses tipos de “clareadores” naturais dos dentes são apenas formas abrasivas de limpeza. Como conta o Doutor Rogério Marcondes (CRO 11048/PR), para quem possui os dentes escurecidos por outros fatores, o melhor a ser feito é o clareamento dental com um profissional da área.

Como Ter Um Sorriso Perfeito?

O Doutor ainda afirma que um sorriso perfeito é sinônimo de um sorriso saudável, ou seja, ir ao dentista frequentemente, realizar a escovação correta e usar fio dental. Por isso, fique atento(a) a essas dicas!


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário