Saiba o que é Triptofano e para que serve

O Triptofano é um dos Aminoácidos essenciais que nosso corpo não tem capacidade de produzir, mas que é de extrema importância para nosso bem-estar. Já que não produzimos, precisamos então consumi-lo de alguma forma, que pode ser através da alimentação ou da suplementação.

Esse aminoácido essencial, em conjunto com o magnésio, a niacina e a Vitamina B3, é recrutado pelo cérebro para produzir serotonina – neurotransmissor de extrema importância nos processos químicos do humor e do sono.

Ele também colabora para a síntese proteica e para o crescimento além de incentivar a eliminação de insulina.

Onde podemos encontrar o Triptofano?

Alimentos com Triptofano

Podemos encontra-lo em alguns alimentos como a nozes, o chocolate amargo, o peixe, castanhas, ovo, leguminosas, linhaça, aveia e arroz integral. Mas também é vendido em farmácia e lojas de produtos naturais, nas formas de cápsula, comprimidos e em pó.

Por que usar o suplemento?

Os benefícios estão presentes tanto nos suplementos, quanto nos alimentos. Porém, os alimentos contém outros tipos de aminoácidos, que concorrerão com o Triptofano para exceder a barreira hematoencefálica e atingir o objetivo esperado.

O suplemento só poderá ser usado após orientação médica e servirá para ajudar a combater a depressão, os problemas relacionados ao sono e para alívio da ansiedade.

Todos podem utilizar?

Não. O triptofano não é recomendado para mulheres grávidas, mulheres que estão amamentando e pessoas com doenças cardiovasculares. Se você possui algum problema de saúde, não comece a suplementar sem antes conversar com seu médico.

Benefícios do Triptofano

Auxilia nos problemas relacionados ao sono. Com a ingestão do aminoácido Triptofano, o corpo passa a produzir espontaneamente a serotonina e a melatonina, duas biomoléculas neurotransmissoras envolvidas no sono.

Te deixa mais bem-humorado. Sem a ingestão de Triptofano, a produção de serotonina diminui em grande quantidade, podendo afetar o humor. Então se ingerirmos em quantidades ideais, o efeito será contrário, a produção de serotonina será elevada e, consequentemente, estaremos mais bem-humorados.

Auxilia no tratamento de Depressão. Os últimos estudos revelaram que pacientes com depressão grave, tem baixos níveis de Triptofano no organismo. E ele tem o poder de produzir serotonina, que nas últimas décadas tem sido aceita como o neurotransmissor de principal relevância da depressão.

Ajuda a prevenir e diminuir o estresse. O hormônio Cortisol manifesta vários efeitos desfavoráveis no nosso corpo, e o Triptofano auxilia na redução desse hormônio.

Reduz a hiperatividade. Novamente, graças a produção de serotonina, que tem efeito calmante e sedativo, inibindo a hiperatividade.

Ajuda a emagrecer. A serotonina auxilia na diminuição da ansiedade, que em muitos casos, descarregam esse problema se descontrolando e comendo de forma compulsiva. Quando a produção de serotonina está em níveis muito baixos, a vontade de se alimentar de comidas com carboidrato aumenta.

Na maioria das vezes os problemas relacionados a vida sentimental, como estresse e depressão, são compensados com o aumento exagerado na alimentação. Principalmente naqueles alimentos que trarão mais prazer, consequentemente alimentos com alto índice calórico. Sendo assim, o aminoácido Triptofano acaba sendo interligado com o desejo de emagrecer.

Falta de Triptofano

Se não tivermos níveis adequados desse aminoácido em nosso organismo, consequentemente teremos um déficit na produção de serotonina, levando assim a propensão de termos depressão, ansiedade, insônia, irritabilidade, falta de concentração, impulsividade e até alteração no crescimento em crianças.

Consumir em excesso

Só seria possível consumir em excesso se for por meio da suplementação. Mesmo assim não existem estudos ou relatos que comprovem algum malefício para o organismo.

De qualquer maneira, o ideal e recomendado é que procure um profissional da saúde para saber mais detalhes e de que forma é mais interessante se utilizar desse aminoácido.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply