O segredo do jantar Low Carb é incluir alimentos ricos em proteínas e fibras, os quais deverão lhe garantir poucas calorias, ao mesmo tempo que permitem que a fome não dê as caras de madrugada, fazendo com que você cometa os famosos assaltos à geladeira.
A dieta Low Carb tem feito sucesso nos últimos tempos entre as brasileiras que buscam reduzir peso e medidas por meio de uma alimentação mais saudável. Esse tipo de dieta nada mais é do que consumir menos carboidratos simples no dia a dia, em especial arroz branco, macarrão e pão. Para compensar, é estimulada a ingestão de mais proteínas, como carnes, ovos e gorduras boas, que estão presentes em peixes, abacate e azeites naturais.
Antes de definir um cardápio para o seu jantar Low Carb, é importante ter em mente todos os alimentos exatos que deverá ingerir durante toda a sua dieta com baixo carboidrato. Lembrando que menos carboidratos não significa que você deve tirá-los por completo da sua alimentação.
Vejamos, primeiramente, os alimentos permitidos:
Alimentos permitidos no jantar Low Carb
- Frutas, verduras e legumes;
- Carne, frango e peixes;
- Queijos;
- Ovos;
- Azeite, óleo de coco e manteiga;
- Nozes, amêndoas, avelãs, castanha-do-Pará;
- Sementes em geral: chia, linhaça, girassol e gergelim;
- Café e chás sem açúcar;
- Água: de 2 a 3 litros por dia.
Alimentos proibidos na janta
Por outro lado, há alguns alimentos que devem ser evitados, pois possuem uma grande quantidade de carboidratos. Na dúvida, consulte o rótulo do produto antes de consumir. Confira alguns exemplos:
- Açúcar, refrigerantes, sucos de fruta, adoçantes;
- Doces, sorvetes, bolos e biscoitos;
- Cereais, como trigo, cevada ou centeio;
- Pão, biscoitos, salgados e torradas;
- Gorduras trans: batata frita embalada, comida pronta congelada, margarinas;
- Carnes processadas: presunto, peito de peru, salsicha, linguiça, salame, mortadela, bacon;
- Arroz e macarrão brancos, farofa, tapioca e cuscuz.
Consumir com moderação
Há, também, alguns tipos de alimentos que podem ser consumidos com moderação, isto é, devem ser ingeridos, no máximo, duas vezes ao dia, para equilibrar a ingestão de proteínas e gorduras boas. Confira, abaixo:
- Pão integral;
- Grãos: arroz integral, macarrão integral, milho, feijão, lentilha, grão-de-bico;
- Leite e iogurte;
- Batata, batata-doce, inhame e mandioca.
Cardápio de jantar Low Carb – Opções
O jeito mais interessante para fazer uma dieta Low Carb é diversificar os alimentos e abusar da criatividade. Por exemplo, você pode fazer um espaguete de abobrinha, assim, não comerá todo o carboidrato presente em um macarrão branco. Com esse prato você poderá acompanhar uma porção de carne e salada verde crua com azeite.
Em outra noite, poderá assar um filé de salmão e comer com legumes refogados com azeite, como acompanhamento. Outra dica: ao invés de fazer um purê de batata, substitua por um feito de abóbora, que pode ser acompanhado de uma fatia de lombo suíno e couve refogada com azeite.
Se você não quer comer nada muito elaborado e só deseja matar a fome sem sair da linha, opte por um sanduíche de patê de atum light e alface, acompanhado de cenoura ralada, azeitona verde picada azeite e maionese light. Uma torta de couve-flor com frango também é uma receita bem criativa e que alimenta com saúde.
Para ter mais ideias, recomendamos que leia o texto de receitas para lanches Low Carb. E bom apetite!
A dieta Low Carb funciona?
A dieta Low Carb é considerada, por especialistas, como sendo muito eficiente no âmbito do emagrecimento, porque o metabolismo passa a funcionar de forma mais satisfatória graças ao aumento no consumo de proteínas e gorduras boas. Isso contribui para a queda da inflamação do organismo, ao mesmo tempo que combate a retenção de líquidos no corpo – condição que, normalmente, potencializa o ganho de peso.
Para que a pessoa faça a dieta Low Carb corretamente, será preciso retirar do cardápio elementos como açúcar, farinha branca, arroz branco, doces, refrigerantes e salgados. Em alguns casos, dependendo do indivíduo, será preciso diminuir, também, o consumo dos chamados carboidratos bons, casos do pão integral, da aveia, da batata-doce, entre outros.
Há a necessidade de ressaltar que tal retirada de alimentos deve ser progressiva e a quantidade irá variar de pessoa para pessoa, tudo para que o corpo não estranhe e acabe sentindo possíveis efeitos colaterais, como dor de cabeça, tontura e alteração no humor.
[ VEJA TAMBÉM: 5 vantagens e 3 desvantagens da dieta Low Carb]
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.
Muito boa a matéria. Obrigada!!!