Natação: O que é? Emagrece? Como fazer? [GUIA COMPLETO]

Para perder peso, ter uma vida mais saudável e diminuir a possibilidade de doenças no seu organismo, é quase que obrigatório a prática de um esporte, isso porque somente assim você vai suprir todas as necessidades físicas.

Há vários esportes indicados para que você faça, porém é de suma importância que você encontre aquele que mais te dá prazer, que te dá vontade de continuar indo para as aulas e muito mais.

Natação: um dos esportes mais praticados no Brasil

Natação: O que é? Emagrece? Como fazer? [GUIA COMPLETO]

Conhecido por ser um dos esportes mais completos de todos, ele é recomendado para a perda calórica e o equilíbrio muscular, muitas vezes é usado até na recuperação de lesões.

Essa modalidade é indicada para pessoas de quaisquer idades e biótipos, ela possui muitos benefícios para seus praticantes. Veja quais são os benefícios desse exercício para sua saúde.

Benefícios da natação para a saúde

Coração de ferro

Os movimentos corporais quando associados ao trabalho respiratório dentro d’água, acabam fortalecendo muito a nossa musculatura cardíaca, eliminando qualquer tipo de gordura existente ao redor do coração, o que torna esse órgão mais forte do que nunca.

Isso diminui as possibilidades de doenças cardiovasculares, ainda mais visto que há uma maior capacidade de bombear sangue pelo corpo, estimulando assim a nossa circulação sanguínea.

Sem problemas respiratórios

Pela natação ser praticada em um ambiente úmido, ela ajuda muito a diminuir os sintomas da asma. Ela também fortalece os músculos toráxicos, o que aumenta a elasticidade e o volume dos pulmões, tudo devido a prática de exercícios de respiração e ampliando a capacidade pulmonar de absorver o oxigênio.

Amiga das articulações

Por ser um esporte que é praticado dentro d’água, ele permite que as nossas articulações acompanham o crescimento dos músculos sem sofrer lesões, vide que os maiores músculos e mais fortes precisam de tendões e ligamentos com uma boa lubrificação, resistentes e com agilidade.

Dessa maneira, há o alívio das dores causadas pela artrose e da fibromialgia, isso porque o esporte proporciona uma flexibilidade ótima.

Melhora da autoestima

Ao nadar, você terá a sensação de independência, segurança e liberdade sob o seu corpo, o que resulta em um relaxamento mental.

Várias pesquisas mostram que pessoas que nadam tem uma taxa de mortalidade reduzida em até 50% quando comparada as pessoas que correm, fazem caminhadas ou são sedentárias.

Ele também é um esporte que exige total concentração de quem está praticando, o que deixa a sua mente focada em apenas uma coisa durante uma hora, isso acaba aliviando a sua mente do estresse, além de que há a liberação das endorfinas, que dão uma maior sensação de relaxamento.

Diminui os riscos de diabetes

Natação: O que é? Emagrece? Como fazer? [GUIA COMPLETO]

Para diminuir qualquer risco possível de diabetes, nada mais indicado do que a prática de exercícios aeróbicos. No treino de natação é possível queimar a quantidade de 700 calorias por hora, o que reduz em um nível de até 10% o risco de se ter diabetes do tipo 2.

Melhora dos níveis de colesterol

A natação é muito indicada para quem quer balancear os níveis de colesterol no corpo, isso porque ela aumenta o nível do HDL, o conhecido colesterol bom.

O esporte também deixa nossas artérias saudáveis e plenamente renovadas.

Perda de peso

A natação é conhecida por ajudar seus praticantes a ter uma maior perda de peso, além de ajudar na manutenção e controle. Obviamente a quantidade de perda de calorias vai depender da frequencia e da intensidade do treino.

Mais força e músculos

Pela água ser até 12 vezes mais densa do que o ar e o nadador ter que propulsionar o corpo inteiro da água, há um trabalho mais de resistência, que é o princípio mais indicado para a tonificação muscular e o incremento da força no nosso corpo.

Alongamento contínuo

Na hora de nadar, o único “equipamento” necessário é o nosso corpo, em cada braçada, você está promovendo um alongamento automático no seu corpo, ele vai desde a ponta do seu pé até a ponta dos seus dedos da mão.

Além disso, você estará aprendendo a nadar, o que é muito bom caso goste de frequentar a praia, queira se exercitar no verão e muito mais.

Porém, faça a consulta com um médico previamente para começar a praticar exercícios físicos da maneira correta.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply