Mussarela de búfala – Benefícios, Como Usar e Receitas para a sua dieta

Você sabia que a mussarela de búfala pode trazer muitos benefícios à saúde? Confira como incluí-la em seu cardápio diário e obter todos os nutrientes.

Original da Itália, a mussarela de búfala é um tipo de queijo feito a partir do leite de búfala, muito usado no preparo de diversas receitas. De cor branca e brilhante, sua textura é cremosa e conta com consistência macia, de miolo úmido.

Em comparação com os queijos feitos com leite de vaca, a mussarela de búfala possui 59% a mais de cálcio e 48% a mais de proteínas, além de apresentar 40% menos colesterol.

mussarela bufala

Benefícios da mussarela de búfala

A mussarela de búfala oferece muitos benefícios para quem a consome, pois é rica em proteínas e nutrientes, por exemplo, cálcio, ferro, fósforo e vitaminas A e C. Além disso, esse tipo de queijo não possui glúten, sendo uma ótima opção para pessoas celíacas e para quem está em uma dieta restritiva.

[CONFIRA TAMBÉM: DIETA SEM GLÚTEN]

No caso das vitaminas A e C, elas contribuem para um bom funcionamento do sistema imunológico, também atuando como antioxidantes, eliminando os radicais livres e as toxinas que são perigosos ao organismo e podem causar doenças crônicas diversas e alguns tipos de câncer.

A maior presença de cálcio, por sua vez, é benéfica à saúde dos ossos, atuando na prevenção da osteoporose, por exemplo, ao deixar os ossos mais resistentes. Já o potássio, presente na mussarela, age como um bom vasodilatador, contribuindo na queda da pressão arterial e na prevenção da aterosclerose e outros problemas coronários. Outro ponto positivo é que a mussarela de búfala contém menos colesterol, sendo importante para a saúde do sistema cardiovascular.

Por outro lado, possui lactose, sendo um ponto de atenção aos indivíduos com intolerância a essa substância. Além disso, esse queijo tem mais gordura e mais carboidrato em comparação ao produzido a partir do leite de vaca.

Uma desvantagem desse queijo é que ele custa mais caro, pois as búfalas produzem menos leite que as vacas. Além disso, sua produção é praticamente artesanal, o que também acaba aumentando o preço final do produto.

Como usar a mussarela de búfala

mussarela de bufala

A mussarela de búfala pode ser usada da mesma forma que a mussarela “comum”, em diversos pratos como sopas, saladas, massas, pizzas e lanches. A seguir, indicamos duas receitas diversas e deliciosas, que poderão acompanhar as suas refeições.

Salada caprese com lentilhas

Ingredientes

  • 10 unidades pequenas de mussarela de búfala;
  • 2 xícaras de chá de lentilhas cozidas apenas em água e sal;
  • 12 unidades de mini tomates ou tomates cereja;
  • 1 cebola roxa;
  • Suco de 1 limão;
  • Folhas frescas de manjericão, hortelã e salsinha;
  • 2 colheres (sopa) de azeite;
  • Sal a gosto.

Modo de Preparo

Corte a mussarela e os mini tomates ao meio. Descasque e corte a cebola, de forma que fique no formato de meia-lua. Numa vasilha, misture a lentilha já cozida (sem deixar desmanchá-la), os tomates, a mussarela e a cebola, misturando tudo de forma delicada. Acrescente as folhas rasgadas de manjericão, hortelã e salsa. Tempere com o suco de limão, o azeite e o sal. Leve à geladeira e sirva gelada. Caso você prepare a salada com antecedência, deixe para temperar antes de servir.

Crepe salgado vegetariano

Ingredientes da massa (ou a massa de sua preferência)

  • 1 ovo inteiro;
  • 2 colheres (sopa) de goma para tapioca;
  • 1 colher (sopa) de água;
  • Pitada de sal
  • Temperos a gosto: pimenta do reino, orégano…

Ingredientes recheio

  • 50 g de mussarela de búfala picada em fatias pequenas;
  • 30 g de champignon picado;
  • 30 g de coração de alcachofra picado;
  • 1 tomate cortado em cubos sem sementes;
  • Manjericão ou orégano a gosto.

Modo de preparo

Para a massa, você deverá bater os ingredientes no liquidificador ou com um garfo. Pegue uma frigideira média ou grande e unte-a com um pouco de manteiga ou azeite. Despeje a massa para fazer o crepe (essa receita rende uma porção).

Depois de a massa estar pronta, ainda com ela na frigideira e em fogo baixo, coloque a mussarela de búfala, o champignon, a alcachofra e, por fim, o manjericão/orégano. Delicadamente, feche a massa e espere de 1 a 2 minutos, para que o queijo derreta, antes de retirar do fogo.

 

Além dessas, existem inúmeras outras receitas com a mussarela de búfala, que irão de acordo com suas preferências e imaginação. Consuma com moderação e se delicie!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário