Música ajuda a dormir? Dicas para um sono tranquilo

Você tem dificuldade para pegar no sono? Confira, no Quero Viver Bem, como a música ajuda a dormir, bem como algumas dicas para potencializar os efeitos!

A música é algo muito presente na vida de todas as pessoas. Todo mundo tem a sua música preferida, aquela que faz lembrar de determinadas coisas ou de algum tempo específico. Algumas pessoas ouvem música o tempo todo, até na hora de ir para cama.

Mas, será que ouvir música na hora de deitar ajuda ou atrapalha a dormir? Essa é uma pergunta que muitos fazem, e a resposta é: depende de cada um.

Algumas pessoas dormem com mais facilidade se tiver uma música de fundo tocando, enquanto outras só conseguem adormecer com silêncio total.

Isso acontece porque cada organismo reage de uma determinada maneira quando exposto a certos estímulos. Dessa forma, enquanto uma musiquinha relaxante é imprescindível para alguns, sobretudo se o dia dessas pessoas costume ser estressante e agitado, pessoas com o sono mais sensível precisam ficar longe de música ou de qualquer outro barulho.

Música para dormir

[CONFIRA TAMBÉM: MUSICOTERAPIA – COMO FUNCIONA?]

De forma geral, os especialistas da área concordam que uma melodia calma e tranquila, em um volume baixo, pode reduzir a ansiedade e os batimentos cardíacos, deixando o organismo mais preparado para uma boa noite de sono.

Além disso, a música não só ajuda a dormir como também pode trazer benefícios para a memória e concentração. Portanto, se você é adepto de música noturna, são ótimas notícias!

Dicas para um sono tranquilo

Música para dormir

Todos sabemos que a falta de sono é um desestabilizador do humor e, em casos mais graves, pode até precipitar quadros depressivos. Portanto, é fundamental garantir uma boa qualidade do sono.

Nesse sentido, a música pode ajudar na indução do sono, mas é importante lembrar que existem outros fatores a ser considerados. Em primeiro lugar, opte por músicas calmas e relaxantes, portanto, rock pesado, provavelmente, não vai ajudar muito. Deixe a música em volume baixo e evite usar fones, pois assim a música vai dar a sensação de estar preenchendo o ambiente.

Também é importante mudar os hábitos. Reduzir o consumo de cafeína, praticar exercícios físicos regularmente e estabelecer horários certos para dormir e acordar em um ambiente confortável e com pouca luz também vão contribuir para uma bela noite de sono.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário