Musculação Emagrece – Conheça Toda a Verdade sobre a Musculação para quem quer Emagrecer

A modalidade que promete o corpo perfeito. É assim que muitos veem a musculação, enquanto outros a consideram uma forma somente de criar músculos e não facilitar outros fins. Uma das dúvidas frequentes que se ouve é se a musculação emagrece.

E é isso que será respondido hoje. Será que este exercício físico pode realmente proporcionar a perda de peso ou este é um trabalho para os exercícios aeróbicos? Se você está curioso(a), siga os seguintes tópicos:

  1. O que é a musculação, afinal?
  2. Musculação emagrece? Sim ou não?
  • Razões que se entrelaçam,
  1. Como emagrecer fazendo musculação.

Sabe-se que além de uma prática física, emagrecer exige uma dieta equilibrada.

O que é Musculação?

A musculação é um método de treinamento que trabalha com exercícios de força. Também chamada de treinamento com pesos, a musculação abrange exercícios com variáveis de carga, amplitude, tempo de contração e também com velocidades controláveis.

Isso faz com que esta modalidade seja indicada para praticamente todas as pessoas, valendo para inúmeros objetivos, seja ele qualidade de vida, saúde musculoesquelética, assim como aperfeiçoamento na flexibilidade e resistência física. Esta é a principal modalidade para quem também está em busca de ganhar massa muscular!

Outros benefícios que a musculação são:

  • Fortalecer o coração,
  • Melhorar a postura,
  • Aumentar a autoestima,
  • Prevenir a osteoporose,
  • Combater o diabetes e a hipertensão,
  • Evitar a obesidade,
  • Aumentar a força,
  • Melhorar os aspectos cognitivos,
  • Fortalecer o sistema imunológico,
  • E muitos outros!

Obviamente, para a musculação funcionar é necessário que você opte por um acompanhamento de profissionais da área da saúde (professores de Educação Física para aprender a fazer os exercícios de maneira correta) e checar sua saúde no geral (acompanhamento de um médico).

A musculação emagrece? Conheça a verdade agora mesmo!

MUSCULAÇÃO EMAGRECE? SIM OU NÃO?

Há muito tempo atrás, existia a regra que o emagrecimento era obtido através dos exercícios aeróbicos, enquanto que os anaeróbicos – como é o caso da musculação – tinham como função apenas fornecer o ganho de músculos.

Cientificamente comprovado, a história não é bem assim.

Fazer musculação emagrece! E por isso, muitas pessoas estão adotando esse exercício como o desejo de perder peso. É claro que, precisamos analisar que a musculação para emagrecer tem como intuito eliminar os excessos de gordura corporal, ou seja, não é no sentido de notar diferença na balança, mas sim no aumento da massa magra e diminuição da massa gorda (que é a inimiga do corpo humano).

Assim, a musculação para perder peso funciona da seguinte forma:

  • Melhora o sistema metabólico,
  • Proporciona uma maior queima de gordura,
  • Ou seja, quanto mais músculos, mais acelerado o metabolismo e menos gordura corporal você terá.

Os músculos oferecem um aspecto mais saudável ao corpo, evitando com que ele pareça flácido e com aparência envelhecida.

Outro fato que a ciência levou em conta ao estudar a eficácia da musculação para emagrecer foi a do pouco impacto que ela apresenta sobre as articulações quando realizada da maneira correta, não trazendo risco de lesões.

Quer algumas razões que estão associadas com a musculação e com a perda de peso? Veja a tabela abaixo:

  • Há maior queima de calorias do que os exercícios aeróbicos – não só no momento da prática, mas também no pós-treino,
  • Musculação tem efeitos para o curto, médio e longo prazo, afinal juntamente com a perda de peso vem a melhora da qualidade de vida,
  • Melhoria do desempenho para qualquer outra atividade física – além da musculação emagrecer, ainda fornece resistência e preparação para o corpo. A resposta alta e clara, para não deixar qualquer dúvida, é que sim: fazer musculação emagrece!

Como Emagrecer Fazendo Musculação?

Pensando nisso, a pergunta é como emagrecer fazendo musculação.

O treino de musculação precisa ser eficiente e para que isso ocorra, deve-se existir intensidade, sempre frisando que cada um deve tomar cuidado com suas limitações e não fazer exercícios exagerados e que comprometam sua saúde.

É fundamental que os exercícios de musculação para emagrecer sigam algumas ideias. São estas:

  • Fazer exercícios mais amplos, como é o caso dos multiarticulares.

Estes tipos de exercícios lidam com maiores grupamentos e provocam um gasto calórico muito maior.

  • Segmentar o treino com estes grupamentos musculares.

Isso quer dizer que, ao invés de trabalhar todos os grandes grupamentos juntos, divida-os para provocar um maior gasto calórico e um tempo mais elevado de recuperação.

  • Implementar um treino intervalado.

Isso potencializa o emagrecimento na musculação. Alguns optam por implementar esse treino em dias alternados – isso vai de sua escolha. O que você precisa saber é que ele visa acelerar (ainda mais) o metabolismo e facilitar a queima das reservas de gordura no pós-treino.

Dicas como beber água suficiente todos os dias, ter boas noites de sono e evitar o estresse também acabam valendo para emagrecer com a musculação.

Por último, mas não menos importante, é unir o treino de musculação para perder peso com uma dieta equilibrada – podendo apostar até em um suplemento termogênico –, sempre lembrando que restringir a alimentação do ponto de vista nutricional não é uma boa ideia. A recomendação é procurar um bom nutricionista.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário