Multivitamínico – Benefícios, Como usar, Indicações e Contraindicações

Está querendo melhorar a sua saúde e disposição? Então, confira o que os multivitaminicos podem fazer por você, neste texto do Quero Viver Bem!

O multivitamínico é um suplemento nutricional que contém uma grande variedade de vitaminas e minerais, ou seja, é um combo de nutrientes. Todos os componentes são rigorosamente medidos em dosagens que conferem benefícios à saúde.

No geral, eles são produzidos com base nas necessidades nutricionais diárias de uma pessoa com relação à sua idade e ao seu gênero.

O principal objetivo dos multivitamínicos é completar a ingestão de nutrientes que muitas vezes não são conseguidos pela alimentação, além de evitar o aparecimento de doenças que podem surgir pela carência de vitaminas e minerais no organismo.

Multivitaminico

Benefícios do multivitamínico

Obviamente que é na alimentação que todos os nutrientes deveriam ser encontrados, mas, infelizmente, a grande oferta de produtos industrializados ou mesmo as mudanças no cultivo e no preparo de vegetais, legumes, grãos e frutas podem alterar o teor de vitaminas e minerais. Sem mencionar os hábitos alimentares que mudaram muito nos últimos anos, sendo muito comum encontrarmos pessoas com carência nutricional.

O multivitamínico pode ser bastante vantajoso em diversos aspectos na saúde. Confira os principais benefícios:

  • Melhora o aspecto de pele, unhas e dentes – é a vitamina A responsável por isso;
  • Renova as células, sendo importante para evitar doenças, sobretudo o envelhecimento precoce. O consumo de vitamina A e D é grande aliado nesse quesito;
  • Melhora as atividades cerebrais e cardíacas – a junção de vitaminas e minerais é importante para o desempenho dessas funções;
  • Libera o hormônio do crescimento;
  • Melhora o funcionamento das artérias e dos ligamentos;
  • Reduz a presença dos radicais livres;
  • Reforça o sistema imunológico e evita a incidência de gripes e resfriados;
  • Repõe nutrientes perdidos e garante a necessidade diária de vitaminas e minerais para o bom funcionamento do organismo;
  • Fortalece a saúde em geral.

A deficiência dos nutrientes pode afetar a saúde de uma pessoa, inclusive, causar sintomas como dores de cabeça, dores musculares, fraqueza nos músculos, fadiga, falta de concentração, unhas fracas, queda de cabelos e baixa no sistema autoimune.

É comum relatos de pessoas que afirmam que o consumo de multivitamínico as deixam com mais energia e disposição para realizar as atividades diárias e também exercícios físicos.

Creatina

Como usar?

Primeiramente, é importante consumir um produto de qualidade e de procedência conhecida. Além disso, é necessário avaliar o objetivo de uso, pois existem diversos tipos de multivitamínico.

O uso desse composto geralmente é feito diariamente, junto com as principais refeições.

Vale lembrar, que o médico pode ser consultado para avaliar a necessidade dos nutrientes e também o melhor horário a ser ingerido.

Embora existam vários tipos de polivitamínios no mercado, é fundamental citar que o principal propósito dos mais tradicionais é evitar a deficiência de vitaminas e minerais. Contudo, eles não substituem uma alimentação rica em nutrientes.

A quantidade ideal de consumo de um multivitamínico convencional é apenas 1 cápsula ao dia. Siga as instruções da embalagem e do seu médico.

Indicação do multivitamínico

ZMA

A população em geral deve ficar bem atenta à alimentação diária, sendo necessário que os nutrientes sejam variados e ingeridos por meio da “comida de verdade”, ou seja, vegetais, grãos, legumes, frutas, carnes, frango, ovos, e deixar de lado lanches rápidos, alimentos processados e industrializados.

As pessoas que comem errado são as candidatas perfeitas a obter uma carência nutricional. Portanto, é ideal que essas façam um exame para detectar o nível das vitaminas e minerais.

No entanto, existe um grupo específico de pessoas que deve consumir multivitamínico, são elas:

  • Gestantes;
  • Lactantes;
  • Pacientes que se submeteram à cirurgia bariátrica ou qualquer outra intervenção cirúrgica no trato digestivo;
  • Vegetarianos;
  • Portadores de doenças crônicas.

Nesses casos, os indivíduos devem procurar orientação médica para obter uma receita que atenda a cada necessidade nutricional.

Praticantes de atividade física também podem requerer uma suplementação para aumentar a performance, pois diversos minerais são perdidos com o suor. Portanto, é fundamental ficar atento a isso.

Contraindicações

Até vitaminas e minerais, quando ingeridos em excesso, podem fazer mal à saúde. Alguns elementos são dispensados pelo corpo humano quando está em excesso, no entanto, outros podem ser acumulados no organismo e causar problemas.

Portanto, o primeiro passo é entender o porquê você precisa suplementar. É fundamental ter um objetivo, além disso, não é por um período indeterminado.

Os multivitamínicos só podem ser ingeridos com a prescrição médica, pois existe o risco de intoxicação. Quando consumido acima da quantidade recomendada, podem formar cálculos nos rins, como é o exemplo da vitamina C.

Portanto, a melhor forma de saber se você precisa desse suplemento é consultando um especialista em nutrição.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário