Morango – Benefícios, Propriedades e Valor nutricional

Você sabe quais as propriedades nutricionais do morango e quais os seus benefícios? Confira essas e outras informações completas, aqui no Quero Viver Bem!

O morango foi criado no noroeste da França, na década de 1750, com o cruzamento de uma espécie da Fragaria Virginiana com uma Fragaria Chilonenses. De lá para cá, foram feitas varias cruzas, até que se chegou ao morango como hoje conhecemos.

O morango não é uma fruta, já que é constituído pela flor (ou seja, faz parte da flor). Seriam consideradas frutas apenas as “sementes” em volta dele. Nesse caso, é um pseudo-fruto.

Uso do morango

O morango é muito suculento, e agrada o paladar tanto de adultos quanto de crianças. Por conta disso, e de seu aroma igualmente delicioso, foram desenvolvidos vários produtos em vários segmentos, como aromatizantes e hidratantes.

Hoje, muitos saborizantes, alguns naturais outros artificiais, são fabricados com o morango, e usados além da indústria alimentícia, seja na indústria química, seja na farmacêutica ou na cosmética.

morango

Benefícios do morango para a saúde

Além de saboroso e suculento, esse pseudo-fruto conta com vários componentes que são muito benéficos à saúde, agindo na prevenção e na cura de algumas infecções, na cicatrização de ferimentos e no funcionamento adequado dos sistemas nervoso, cardíaco e digestivo.

Também, é conhecido por dar resistência aos ossos, dentes e tecidos, bem como por reduzir o colesterol e prevenir gripes e resfriados, pois sua concentração de vitamina C é muito grande.

Além dessas propriedades, o morango também conta com os seguintes benefícios:

  • Controla a glicemia: o morango in natura, consumido de duas a quatro vezes por semana, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Os polifenóis do morango conseguem inibir as enzimas que liberam o açúcar em nosso organismo, baixando, assim, a taxa de glicemia. Além disso, possui baixo teor de carboidratos e é rico em fibras, não causando picos de insulina;
  • Faz bem ao coração: o potássio presente no morango ajuda a diminuir o excesso de sódio do organismo, assim como o magnésio ajuda a reduzir a pressão arterial e a relaxar os músculos vasculares, além de contar com suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias;
  • Previne doenças oftalmológicas: seu alto poder antioxidante evita algumas doenças oftalmológicas, como a degeneração macular, que pode levar à cegueira. Também, o potássio ajuda a controlar a pressão ocular;
  • Ajuda no emagrecimento: esse é um alimento pouco calórico, que também ajuda a reduzir a quantidade de açúcar no organismo. Ainda, estimula a produção de leptina, hormônio que produz a queima de gordura e a sensação de saciedade;
  • Melhora a saúde da pele: com a ajuda da Vitamina C presente no morango, a pele adquire maior firmeza e maior viço. Também, ajuda a combater os radicais livres, prevenindo o surgimento de rugas;
  • Fortalece os ossos: por seu alto teor de cálcio e magnésio, ajuda na formação dos ossos resistentes.

Valor nutricional

morango2

O morango é bastante saboroso, mas, além do gosto, ele é muito rico em vitaminas A, E, C, B5 e B6, fibras, cálcio, ferro, flavonoides, potássio, selênio e magnésio. 

Cada 100 gramas de morango possui:

  • 30 calorias;
  • 6,8 gramas de carboidrato;
  • 0,9 gramas de proteínas;
  • 0,3 gramas de gorduras totais;
  • 0,15 gramas de gorduras saturadas;
  • 1,7 gramas de fibra alimentar;
  • 0,1 grama de sódio.

Dicas de consumo

Existem inúmeras formas de consumo de morangos. Como alimentos, podem ser ingeridos in natura, em vitaminas e shakes, em sucos, no preparo de tortas, bolos, bombons, docinhos de festas, geleias e sorvetes. Se você busca uma vida saudável ou quer emagrecer, prefira consumir o morango in natura ou como acompanhamento de alimentos mais leves como iogurtes naturais, vitaminas, saladas, sucos sem açúcar, panquecas e bolos integrais.

Existem infinidades de receitas com morangos, seja em sua forma natural, como aroma, extrato ou saborizantes, podendo também ser utilizados em pratos salgados, como saladas e complementos para assados.

morango3

Contraindicações

O morango é muito delicado, por isso deve-se ter um cuidado muito grande com sua conservação, afinal, é facilmente perecível. Ele deve ser guardado em geladeira, para que não se deteriore,  sendo desprezado quando não possuir boa aparência.

Também por se tratar de uma planta rasteira, há de se ter um maior cuidado na hora da higienização.

Pessoas portadoras de problemas renais devem moderar o consumo de morangos, devido ao seu alto teor de potássio e cálcio. Já indivíduos que fazem uso de betabloqueadores também, e pelo mesmo motivo, devem suprimir o morango de sua alimentação.

Ainda pela grande concentração de cálcio, pacientes que se encontram em tratamento para problemas na vesícula biliar devem evitar o consumo de morangos.

Hemofílicos, pessoas que passarão por cirurgias ou que apresentam problemas hemorrágicos também precisam evitar comer morangos, pois eles afetam a coagulação sanguínea, podendo levar a complicações mais graves.

 

O morango é uma das frutas preferidas das pessoas em geral, ou você conhece alguém que não gosta de morango? Difícil, né? Para usufruir dos benefícios da fruta, é importante manter uma alimentação adequada junto com a prática de atividade física.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário