Mitos sobre os Treinos para Emagrecer

Quando se fala em emagrecimento, qual a primeira coisa que vem à sua mente? Qual a única atividade que todos acreditam ser a mais eficiente? Na verdade, o maior mito de atividade física é acreditar que a aeróbica é o único meio de treinamento para perder gordura e emagrecer.

A primeira opinião do senso comum sobre os treinos de emagrecimento está relacionada aos exercícios de esteiras, às corridas, às bicicletas e aos exercícios diversos de atividades aeróbicas. Assim, cria-se a ideia de que o suor é o maior responsável para a queima de gordura e, com isso, coloca-se os aeróbicos como o rei dos exercícios para a queima de calorias, acreditando, muitas vezes, que seja o único.

Para quebrar esse mito, vou explicar um pouco sobre os exercícios aeróbicos, o suor e a atividade que ajuda a queima calórica, contrariando a errônea ideia popular.

Suor Significa Emagrecer?

Suando no Treino

O suor nada mais é que um sistema de proteção do corpo para quando o organismo atinge certa temperatura, agindo como uma refrigeração. Isso faz com que os vasos sanguíneos sofram dilatação e estimulem as glândulas sudoríparas a iniciar a transpiração, a fim de manter o corpo na temperatura correta.

Com o aumento de suor, o corpo perde apenas água e sais minerais, com isso, há a sensação de leveza, bastando a ingestão de água para que tudo volta ao normal.

Porém, não veja o exercício aeróbico como vilão. Ele é sim capaz de queimar calorias, pois as células musculares consomem oxigênio para produzir energia e, com isso, a glicose transforma-se em uma enzima – e como a glicose é uma substância vital para o funcionamento do cérebro, o corpo evita utilizá-la em grande quantidade, e aí recorre as moléculas de gordura para produzir energia, fazendo, assim, a queima de gordura.

Essa foi uma explicação de como funciona o suor e a queima calórica, lembrando que o exercício aeróbio não é o único que queima calorias. Para o melhor desempenho da queima de gordura, o importante é fazer um treinamento em que se tenha os exercícios aeróbicos e os exercícios musculares (treino de musculação).

Quando se faz musculação, o nosso condicionamento muscular melhora e a queima calórica também, diminuindo o tecido adiposo. Mas, lembre-se que a gordura não se transforma em músculo (outro mito). A verdade é que ela nunca será massa muscular, pois são dois tecidos diferentes.

A gordura fica abaixo da pele e entorno dos órgãos internos. Já os músculos existem por todo o corpo. No entanto, a atividade de musculação ajuda na substituição de gordura por massa magra, fazendo com que gorduras extras sejam eliminadas nas fezes e em outros fluídos corporais.

Resumindo: não são apenas exercícios aeróbicos os eficazes para a queima de gordura. Exercícios de musculação também contribuem muito para essa perca – na verdade, um complementa o outro.  O aeróbico ajuda a melhorar a recuperação e aumentar o fôlego para os treinos e a musculação aumenta a massa magra.

Quer saber mais mitos sobre treinamento para queimar gordura? Quanto tempo de treinamento diário é necessário? Treinar em jejum ajuda a queimar gordura? Nos próximos textos abordarei esses detalhes. Certamente, teremos uma boa discussão, aqui no site.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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