Mirtilo – Benefícios, Tabela Nutricional e Dicas de Consumo

Uma frutinha tão pequena e com tantos benefícios, o mirtilo ou blueberry, é ótima para prevenir inflamações, além de que contribui para melhorar os níveis de açúcar e de colesterol no organismo.

O mirtilo tem origem no norte da Europa, sendo encontrado também em alguns locais da América do Norte e da Ásia. Para crescer, precisa de locais úmidos. Aqui no Brasil, o extrato em pó é encontrado com mais facilidade do que a fruta in natura. No entanto, o mirtilo já é produzido no sul do país, o que significa que o valor está mais acessível que antigamente.

Aqui no Quero Viver Bem, você conhecerá excelentes motivos para incluir os mirtilos em sua dieta!

Tabela Nutricional do mirtilo

Mirtilo

É incrível a quantidade de antioxidantes encontrados em uma frutinha tão pequena como o mirtilo. Em uma porção de, aproximadamente, 70g, você encontra:

Benefícios do mirtilo

Mirtilo

Há vários benefícios em incluir o mirtilo em seu cardápio. São muitos nutrientes e diversas vitaminas presentes na frutinha, proporcionando bem-estar e saúde.

Tem efeito antioxidante

O que mais se destaca nos mirtilos são a quantidade de antioxidantes presentes em uma pequena porção da fruta. A principal responsável por esses efeitos são as antocianinas.

Os antioxidantes contribuem de várias formas, como evitando o envelhecimento precoce e prevenindo contra vários tipos de câncer.

Previne doenças cardiovasculares

Os mirtilos possuem capacidade de regular a pressão arterial. Consequentemente, cuidam da saúde do coração. Várias doenças cardiovasculares podem ser evitadas quando se ingere os alimentos adequados, como as blueberries.

As antocianinas também são responsáveis por diminuir a pressão arterial, o que torna a frutinha excelente para os casos de pressão alta, prevenindo contra complicações, derrames e até mesmo infarto.

Ajuda a emagrecer

Apesar de uma quantidade razoável de calorias, os mirtilos ajudam na dieta, mas desde que sejam consumidos com cautela. O suco de mirtilo pode ser um aliado se for consumido puro, sem açúcar.

Devido às fibras presentes na frutinha, ela proporciona maior sensação de saciedade. Outro benefício das fibras é a melhora do funcionamento intestinal.

Melhora a digestão

Quando consumido in natura, a quantidade de fibras ingerida é bem maior. Isso faz com que o mirtilo seja excelente para a digestão. Suas propriedades fazem com que o processo digestivo aconteça da melhor forma, combatendo e evitando a prisão de ventre.

Inclusive, os taninos presentes na fruta reduzem as taxas de problemas intestinais, desde os mais comuns, como diarreia e constipação, e até as úlceras.

Colabora com o controle glicêmico

Seus componentes são ótimos para controlar os níveis de glicemia. Isso acontece porque o mirtilo possui a capacidade de reduzir o nível de açúcar no sangue. Consequentemente, reduz os sintomas da diabetes.

Há vários remédios herbais usados para diminuir o açúcar e prevenir e tratar a diabetes. E o mirtilo é um dos melhores! Além de contribuir reduzindo os níveis, contém pouquíssimo açúcar em sua composição, sendo excelente na prevenção de diabetes tipo 2.

Dicas de consumo

Mirtilo

Para aproveitar todos os benefícios do mirtilo, basta consumir apenas 25g por dia. Recomenda-se a ingestão diária ou pelo menos 3 vezes por semana.

A forma mais comum (e tradicional) é o suco e in natura, puro ou na salada de frutas. Mas, há outras formas de consumir as frutinhas pretas azuladas.

Na versão desidratada, os antioxidantes e as outras propriedades ficam mais concentradas. É fácil encontrar o mirtilo desidratado para comprar e ele pode ser consumido juntamente com um mix de oleaginosas.

Além das saladas, a fruta pode ser um excelente complemento do iogurte. É só misturá-la com o iogurte natural e adoçar com mel (ou comer puro mesmo). Podem ser feitos vitaminas e smoothies com a frutinha congelada. Neste caso, é só bater no liquidificador com leite.

Os mirtilos são versáteis na cozinha, principalmente para as sobremesas, já que é um ingrediente fantástico em tortas, bolos e caldas.

O suco de mirtilo pode ser feito de duas formas: tradicionalmente, batendo a fruta com água e depois coando antes de beber. A outra forma é com água quente. Nesta, os nutrientes presentes na fruta são melhor aproveitados.

Para fazer o suco com a água quente, leve ao fogo 1 copo de água com 1 copo de mirtilos. Com uma colher de pau, vá amassando as frutas na panela até todas desmancharem. Deixe ferver e desligue o fogão. Com a mistura já fria, coe.

Você pode deixar o suco na geladeira até atingir uma boa temperatura. E, se preferir, pode adicionar mel ou limão.


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