Uma frutinha tão pequena e com tantos benefícios, o mirtilo ou blueberry, é ótimo para prevenir inflamações, além de que contribui para melhorar os níveis de açúcar e de colesterol no organismo.
O mirtilo tem origem no norte da Europa, sendo encontrado também em alguns locais da América do Norte e da Ásia. Para crescer, precisa de locais úmidos. Aqui no Brasil, o extrato em pó é encontrado com mais facilidade do que a fruta in natura. No entanto, o mirtilo já é produzido no sul do país, o que significa que o valor está mais acessível que antigamente.
Aqui no Quero Viver Bem, você conhecerá excelentes motivos para incluir os mirtilos em sua dieta!
Tabela Nutricional do mirtilo
É incrível a quantidade de antioxidantes encontrados em uma frutinha tão pequena como o mirtilo. Em uma porção de, aproximadamente, 70g você encontra:
- Valor Calórico: 39 kcal;
- Gordura: 0,2g;
- Carboidratos: 9,9g;
- Proteína: 0,5g;
- Fibra alimentar: 1,6g;
- Sódio: <0,1g;
- Água: 57,3g;
- Vitamina B1,B11, B2, B3, B5 e B6;
- Vitamina C;
- Vitamina E;
- Vitamina K;
- Cálcio;
- Cobre;
- Ferro;
- Magnésio;
- Manganês;
- Fósforo;
- Potássio;
- Selênio;
- Zinco.
Benefícios do mirtilo
Há vários benefícios em incluir o mirtilo em seu cardápio. São muitos nutrientes e diversas vitaminas presentes na frutinha, proporcionando bem-estar e saúde.
Tem efeito antioxidante
O que mais se destaca nos mirtilos são a quantidade de antioxidantes presentes em uma pequena porção da fruta. A principal responsável por esses efeitos são as antocianinas.
Os antioxidantes contribuem de várias formas, como evitando o envelhecimento precoce e prevenindo contra vários tipos de câncer.
Previne doenças cardiovasculares
Os mirtilos possuem capacidade de regular a pressão arterial. Consequentemente, cuidam da saúde do coração. Várias doenças cardiovasculares podem ser evitadas quando se ingere os alimentos adequados, como as blueberries.
As antocianinas também são responsáveis por diminuir a pressão arterial, o que torna a frutinha excelente para os casos de pressão alta, prevenindo contra complicações, derrames e até mesmo infarto.
Ajuda a emagrecer
Por conterem poucas calorias, os mirtilos ajudam na dieta, mas desde que sejam consumidos com cautela e com os acompanhamentos certos (nada de açúcar, sorvete, tortas).
Devido às fibras presentes na frutinha, ela proporciona maior sensação de saciedade. Outro benefício das fibras é a melhora do funcionamento intestinal.
Melhora a digestão
Quando consumido in natura, a quantidade de fibras ingerida é bem maior. Isso faz com que o mirtilo seja excelente para a digestão. Suas propriedades fazem com que o processo digestivo aconteça da melhor forma, combatendo e evitando a prisão de ventre.
Inclusive, os taninos presentes na fruta reduzem as taxas de problemas intestinais, desde os mais comuns, como diarreia e constipação, e até as úlceras.
Colabora com o controle glicêmico
Seus componentes são ótimos para controlar os níveis de glicemia. Isso acontece porque o mirtilo possui a capacidade de reduzir o nível de açúcar no sangue. Consequentemente, reduz os sintomas da diabetes.
Há vários remédios herbais usados para diminuir o açúcar e prevenir e tratar a diabetes. E o mirtilo é um dos melhores! Além de contribuir reduzindo os níveis, contém pouquíssimo açúcar em sua composição, sendo excelente na prevenção de diabetes tipo 2.
Bom para a visão
Alguns estudos mostram que o mirtilo previne doenças relacionadas à visão, como catarata e glaucoma, melhorando a capacidade de leitura e o foco da visão.
Isso se deve, mais uma vez, as antocianinas, que têm a capacidade de reverter ou evitar problemas de vista, prolongando a capacidade visual.
Dicas de consumo
Para aproveitar todos os benefícios do mirtilo, basta consumir apenas 25 g por dia. Recomenda-se a ingestão diária ou pelo menos 3 vezes por semana.
A forma mais comum (e tradicional) é o suco e in natura, puro ou na salada de frutas. Mas, há outras formas de consumir as frutinhas pretas azuladas.
Na versão desidratada, os antioxidantes e as outras propriedades ficam mais concentradas. É fácil encontrar o mirtilo desidratado para comprar e ele pode ser consumido juntamente com um mix de oleaginosas.
Além das saladas, a fruta pode ser um excelente complemento do iogurte. É só misturá-la com o iogurte natural e adoçar com mel (ou comer puro mesmo). Podem ser feitos vitaminas e smoothies com a frutinha congelada. Neste caso, é só bater no liquidificador com leite.
Os mirtilos são versáteis na cozinha, principalmente para as sobremesas, já que é um ingrediente fantástico em tortas, bolos e caldas.
O suco de mirtilo pode ser feito de duas formas: tradicionalmente, batendo a fruta com água e depois coando antes de beber. A outra forma é com água quente. Nesta, os nutrientes presentes na fruta são melhor aproveitados.
Para fazer o suco com a água quente, leve ao fogo 1 copo de água com 1 copo de mirtilos. Com uma colher de pau, vá amassando as frutas na panela até todas desmancharem. Deixe ferver e desligue o fogão. Com a mistura já fria, coe.
Uma fruta tão pequena mas com uma quantidade de nutrientes enorme, o mirtilo deve ser inserido em uma alimentação saudável aliada a práticas regulares de atividades físicas. Além de melhorar a saúde, ainda agrega muito sabor nas refeições!
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.