O que é mindfulness e qual a sua relação com o emagrecimento?

Você sabe o que é mindfulness? A técnica tem se popularizado no mundo inteiro, graças aos benefícios que pode oferecer em diversas áreas da vida, incluindo o emagrecimento. E não é para menos, já que, de forma resumida, a técnica consiste em ter foco em tudo o que se faz.

Nada mais importante do que o foco no processo de emagrecimento, certo? Então, conheça um pouco mais sobre a técnica mindfulness e descubra como ela pode lhe ajudar a emagrecer de forma saudável e sem sacrifícios!

O que é mindfulness e como isso funciona?

O que é mindfulness e qual sua relação com o emagrecimento?

O conceito do mindfulness é, basicamente, prestar atenção e ter foco total em tudo o que se faz. O século XXI e a era tecnológica fazem com que a maioria das pessoas tente fazer muitas coisas ao mesmo tempo, ou até façam isso sem querer. Todas as ações acabam sendo acompanhadas de uma tela ou qualquer outra distração, que tiram o foco da ação principal.

Isso faz com que, muitas vezes, a pessoa não consiga curtir o presente e nem aproveitar de verdade cada pequena ação do dia a dia, como comer algo que gosta, conversar com um amigo, ler um livro ou brincar com o cachorro.

Na prática, o mindfulness consiste em algumas técnicas de atenção, aliadas a pequenas pausas no dia a dia para meditação.

Como o mindfulness pode ajudar a emagrecer?

Se você é como a maioria das pessoas, significa que faz suas refeições assistindo televisão, usando o celular, conversando com os colegas de trabalho ou dividindo sua atenção com qualquer outra distração. E, dependendo da sua rotina, o horário de almoço é curto e você acaba comendo tudo muito rápido.

Todas estas atitudes fazem com que você coma sem perceber exatamente o que está fazendo, que mastigue rápido demais e consuma mais alimentos que o necessário, por não perceber que já está satisfeito.

O horário das refeições

Nesse caso, o objetivo do mindfulness é fazer com que você reserve, pelo menos, 20 minutos para suas refeições e foque toda a sua atenção em seu prato. Veja as cores dos alimentos, sinta os cheiros, mastigue garfada por garfada e não se deixe dispersar com nenhuma outra atividade nesse período.

Assim, você vai aproveitar 100% deste momento, sentirá saciedade tendo comido uma quantidade menor de comida e demorará mais tempo para sentir fome novamente. Se suas refeições forem feitas de forma saudável, seguindo as técnicas do mindfulness e aliando tudo isso a atividades físicas, o emagrecimento se dará de forma natural, sem a necessidade de dietas restritivas.

A sobremesa

O que é mindfulness e qual sua relação com o emagrecimento?

O mesmo vale para a sobremesa. Se não prestar atenção, é fácil comer uma barra de chocolate inteira em poucos minutos. E aí, além de ingerir um número muito grande de calorias, você nem sente todo o prazer que o doce pode lhe proporcionar.

Por isso, na hora de comer a sobremesa, pegue uma quantidade pequena e dê toda a atenção do mundo a esse momento. Você vai comer menos e se sentirá muito mais satisfeito.

Na hora da atividade física

Também, é possível potencializar os resultados de suas atividades físicas se, ao invés de fazer tudo correndo, pensando nos problemas do trabalho e tirando fotos no espelho da academia, você focar em cada exercício que fizer. Dessa forma, perceberá que tem mais força e disposição do que imaginava.


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