Treinamento HIIT com o método Tabata – Emagreça com 4 minutos de exercício

O protocolo Tabata é um tipo de treinamento HIIT (exercícios intervalados  de alta intensidade)  desenvolvido pelo médico japonês Izumi Tabata, que treinava a equipe japonesa de patinação no gelo.  O método se popularizou anos depois como uma excelente forma de condicionar o corpo para o emagrecimento rápido e ganho de força muscular. A perda de peso acontece com somente 4 minutos de exercício.

Como fazer o treinamento HIIT Tabata?

O protocolo Tabata promete emagrecimento rápido por conta da alta queima calórica e aumento de massa muscular. O método é simples. Basta fazer um aquecimento prévio de 8 sessões. Cada uma deve ter 20 segundos de intensidade máxima ( o quanto aguetar) e depois seguidos de 10 segundos de descanso.

Os exercícios das sessões podem variar a gosto da pessoa, desde que sejam movimentos funcionais e variem  bastante. Trabalhe sempre os membros de todas as partes do corpo, assim você terá resultados uniformes e evitará a flacidez resultante do emagrecimento.

O ideal é que cada sessão inclua um tipo de esporte ou exercício: Crossfit (que também é treinamento hiit), musculação, pulos, flexões, bicicletas e outros.

Para quem quer um treino Tabata na medida certa para seus objetivos como eliminar gordura abdominal ou manter  o bumbum durinho a melhor recomendação é buscar a ajuda de especialistas. Existem programas online de videoaulas detalhadas que incluem o exercício, assim é possível emagrecer sem sair de casa e nem usar aparelhos.

Veja no vídeo abaixo uma aula prática . Lembre-se que você só precisa de 4 minutos de sequência.

Treino Tabata emagrece?

O treino Tabata é um ótimo exercício para emagrecimento rápido e saudável. Como o método trabalha com exercícios multidisciplinares e que focam em vários músculos além do aeróbico a queima calórica torna-se acelerada.

Queimar gordura com o protocolo é muito simples. Bastam 4 minutos de exercícios de alta intensidade diários para ter os primeiros resultados em questão de semanas. Os primeiros dias de treino devem ser mais leves, contendo agachamentos livres, flexão de braço.

Conheça aqui o treino na medida certa de alta intensidade para emagrecer sem sair de casa.

A medida que o corpo vai se acostumando a intensidade é preciso aumentar o ritmo e força utilizada. É importante incluir vários tipos de esportes durante as sessões para ter um ganho de massa muscular ao mesmo tempo que queima gordura.

Você pode fazer o treino sem sair de casa. Veja detalhes na reportagem completa:

Quantas vezes por semana devo me exercitar?

O treinamento deve ser feito de 2 a 3 vezes na semana. Para quem quer aumentar ainda mais a queima calórica para ter resultados rápidos deve-se fazer o treinamento completo (4 minutos) 3 vezes na semana e incluir 2 minutos de exercícios nos outros dias.

Além disso, incluir uma rotina de vida saudável ajuda no processo. Uma alimentação balanceada e consumo de termogênicos potencializam os exercícios. Já se o objetivo é o aumento de massa muscular, suplementos devem contribuir para a conquista dos músculos.

Quando foi criado o protocolo? História livre de mitos!

O método Tabata foi criado pelo médico da equipe japonesa de patinação artística. No entanto, só se popularizou após estudos científicos que levaram o treino para o mundo da ciência.  O estilo de vida moderno passou a exigir formas de emagrecimento rápido e que não exijam muito tempo de treino. Assim, o treino Tabata entrou para dentro do mundo Fitness para brilhar.

No estudo inicial foram analisados dois grupos durante seis semanas. O primeiro grupo devia fazer 8 sessões de 20 segundos de sprint máximo, depois 10 segundos de descanso. No final eram somente 4 minutos de exercícios.

Confira o estudo completo aqui. 

Enquanto isso o grupo 2 completava 60 minutos de cardio com ritmos constantes. A conclusão do estudo mostrou que o grupo que realizou exercícios com intervalos de alta intensidade melhoraram muito a capacidade aeróbica e anaeróbica. Já o grupo que teve maior quantidade de minutos em atividade teve resultados piores, somente melhorando a capacidade aeróbica.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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