Os melhores exercícios de Abdominais Laterais (Oblíquos) para criar tanquinho perfeito

Conhecidos como oblíquos, os músculos laterais da região do abdômen não são partes tão estimuladas pelas pessoas como realmente deveriam ser, pois ocorre que a mesma pode ajudar de forma direta na rotação do tronco. Além disso, os oblíquos são cruciais para proteger o tronco e prevenir danos em  órgãos vitais, por isso, deve-se criar o hábito de realizar os exercícios de abdominais laterais além das convencionais.

Ocorre que os exercícios de abdominais laterais garantem o aumento de forma intensa a força e flexibilidade dos oblíquos, o que tecnicamente é crucial para o melhor desempenho em inúmeras atividades (principalmente em esportes que exigem contato físico). Assim, começar a praticar esses exercícios tende garantir melhorias na saúde, além claro, resultados físicos que elevam a sua autoestima.

Esses exercícios são eficientes de diferentes maneiras, por isso a necessidade de criar o hábito de executá-los, seja na academia e até mesmo, em sua casa. Veja abaixo uma lista com os melhores exercícios de abdominais laterais para fazer em casa ou no treino da academia.

1 – Flexão lateral com Halter

Considerado um exercício com o nível de dificuldade iniciante, a flexão lateral te garante muitos benefícios, pois movimenta de maneira ampla toda a lateral de sua barriga. Esse exercício pode ser feito com ajuda de um halter, mas caso não tenha em sua casa, pode usar outros objetos – como uma garrafa de água cheia.

Para fazer esse exercício deve se posicionar em pé e em uma das mãos segurar o halter, mantendo a outra na cintura. Deixe os pés separados e então comece a abaixar a lateral do corpo em que está segurando o halter,  então, retornar. Será preciso fazer em ambos os lados, mas mantendo o resto do corpo imóvel e reto.

flexão com haltere

 2 – Giros com auxílio de Pesos

Outra opção de exercício para movimentar os oblíquos é o giro com o auxílio de pesos, em que o mesmo precisa ser feito de forma lenta e concentrada, tendo a intenção de não sobrecarregar a lateral da barriga em excesso, causando lesões. O exercício é importante e ainda ajuda a dar força para os músculos abdominais.

Para fazê-lo deve se deitar de costas para o chão, com as pernas estendidas. Na execução do exercício será preciso deixar os pés e as costas fora do chão, sendo que o bumbum será o único mantido no chão. Com isso, pegue o peso, comece a girar e bata o peso no chão, faça o mesmo do outro lado, girando com calma.

Giro Russo

3 – Flexão de Braço com Prancha lateral

Esse exercício é conhecido como crucial para as pessoas que desejam manter a sua cintura fina. Claro, o exercício também ajuda a alcançar outros benefícios a partir do corpo, como o fortalecimento da região. Para fazer o exercício deve se posicionar em posição de flexão e a diferença da flexão comum, será a prancha.

Faça a flexão dos braços e quando voltar para o alto deve colocar o peso do seu corpo para apenas um dos lados, fazendo então a prancha lateral. A prancha consiste basicamente em girar o corpo para o lado, tirando uma das mãos do chão. Essa mão tirada do chão deve ser inclinada para o teto. Depois volte à posição inicial.

4 – Prancha lateral em apenas uma Perna

Se você achou o exercício anterior simples, esse com certeza tende a dificultar a sua vida. Ele consiste na realização de uma prancha lateral, mas a diferença dos movimentos é que, ao invés de fazer a flexão, você fará apenas a prancha e com isso, deve tirar não só um braço do chão, como a perna, mantendo o equilíbrio.

Trata-se de algo bem complexo, porém que ajuda a aumentar não só a força dos oblíquos, como também eleva o seu equilíbrio e flexibilidade. O ideal é executar o conjunto de movimentos da prancha e assim que estiver posicionado, deve-se aguardar alguns segundos até que troque de lado para a repetição do exercício.

5 – Prancha com auxílio de uma Bola suíça

Esse é um dos exercícios de abdominais laterais mais complexos e que exige da pessoa não apenas concentração, como mais equilíbrio e força na região lateral da sua barriga. O exercício promove força, flexibilidade e garante a definição do músculo lateral, mas será necessário se esforçar para que o faça corretamente.

O exercício consiste em fazer a prancha comum, mas para dificultar ainda mais, deve fazer a prancha com auxílio de uma bola suíça. Deixe os seus antebraços a partir da bola, além de deixar os pés apoiados na ponta dos dedos sobre o chão e então, realizar movimentos circulares na bola para melhor mover os oblíquos.

Comece a praticar esses exercícios de abdominais laterais e alcance benefícios.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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