Melhor escova de dente – Saiba como escolher o melhor tipo e marca

Qual é a melhor escova de dente? Descubra aqui como identificar qual o modelo, tipo e marca é a mais adequada para você sem dificuldades.

A escova de dentes é um item básico de higiene pessoal, imprescindível para garantir os cuidados e a saúde bucal. Junto com o creme dental, ela promove a limpeza dos dentes, eliminando as placas bacterianas e removendo os restos de alimentos.

A escovação deve ser realizada, pelo menos, 3 vezes por dia, ao acordar, após o almoço e antes de dormir. Isso faz com que a escova seja um item bastante usado e se desgaste com o tempo. Portanto, é preciso trocá-la com certa frequência. Por existir uma grande variedade no mercado, muitas vezes, na hora de comprar uma nova, pode ser difícil saber qual é a melhor.

Para lhe ajudar, selecionamos as informações mais importantes sobre o assunto. Veja só:

melhor escova de dente qual é

Quais são os tipos de escovas de dente?

As escovas de dente podem ser diferenciadas por diversos fatores, e todos eles devem ser considerados na hora da escolha. Os principais são:

Elétrica X tradicional

As escovas elétricas são aquelas que vibram e possuem movimentos de rotação automáticos. Além de diminuir a necessidade da movimentação manual, alguns estudos apontam que elas são mais eficientes na hora de remover as placas bacterianas. Ainda, este tipo de escova é o mais indicado para quem possui gengivite, pois ela faz uma limpeza mais suave.

Porém, a escova elétrica tem um preço bem elevado em comparação com a escova tradicional. Considerando a necessidade de fazer a troca a cada 3 ou 4 meses, o investimento pode acabar custando um pouco caro. Por isso, se a escova elétrica não couber em seu orçamento, pode ficar tranquilo que a tradicional também cumpre seu papel muito bem!

Tipos de cerdas

Existem escovas com cerdas de diferentes tipos, desde as extra-macias até as duras, e este é um assunto que gera muitas dúvidas.

As extra-macias e as macias são as mais recomendadas para qualquer pessoa que tenha seus dentes naturais. Isso porque elas são mais delicadas e as chances de machucar a gengiva são bem menores.

As médias e duras são indicadas para a limpeza de algum tipo de prótese, como dentaduras. Elas devem ser evitadas na escovação bucal, pois podem causar inflamação na gengiva — também conhecida como gengivite ou periodontite.

tipos de cerdas escovas de dentes

Como escolher a melhor escova de dente?

Escolha as cerdas ideais para você

Como já foi dito, cada tipo de cerda é ideal para um tipo de escovação. As extra-macias são excelentes opções para as crianças e as duras ou médias para quem possui próteses. Quem não se encaixa nesses perfis deve apostar nas macias.

Peça ajuda ao seu dentista

Ninguém melhor do que o profissional para lhe indicar a melhor escova de dente para o seu sorriso.Vendo-lhe pessoalmente, analisando toda a sua estrutura bucal e conversando um pouco com você, ele saberá fazer a escolha certa.

Escolha escovas pequenas

Muita gente pensa que quanto maior a escova, maior será a sua eficiência — porém, este é um grande equívoco. O ideal é que a escova de dente seja pequena em relação ao tamanho de sua boca, pois, assim, ela conseguirá alcançar todas as áreas da boca, fazendo uma limpeza completa e sem machucar.

Agora que você já sabe como escolher a melhor escova confira o texto sobre como escovar os dentes corretamente.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário