O melão é uma fruta muito consumida no Brasil. Embora existam algumas variedades, o amarelo é o mais vendido no país. Assim como a melancia, ele é uma fruta refrescante com uma grande quantidade de água, sendo ideal para ser consumido no verão, pois hidrata e nutre o corpo. O seu consumo é indicado tanto para adultos como para crianças.
A fruta é, provavelmente, nativa do Oriente Médio. Pertencente à família das cucurbitáceas, o melão faz parte da mesma classe da melancia, da abobrinha, do pepino e da abóbora.
Conheça mais sobre o melão e aprenda sobre os benefícios de consumir esta fruta.
Tabela nutricional do melão
A fruta é rica em vitaminas e minerais, sendo fundamental para uma dieta balanceada. Em cada 100g de melão, possuímos as seguintes informações nutricionais:
- Calorias: 35 kcal;
- Proteína: 0,75 g;
- Gordura: 0,37 g;
- Ácido Graxo Saturado: 0,04 g;
- Ácido Graxo Monoinsaturado: 0,04 g;
- Ácido Graxo Poliinsaturado: 0,11 g;
- Colesterol: 0 mg;
- Carboidrato: 8,24 g;
- Cálcio: 10,86 mg;
- Fósforo: 16,85 mg;
- Ferro: 0,22 mg;
- Potássio: 308,99 mg;
- Sódio: 8,99 mg;
- Vitamina A: 3224,72 UI;
- Tiamina: 0,04 mg;
- Riboflavina: 0,02 mg;
- Niacina: 0,56 mg;
- Ácido Ascórbico: 42,32 mg.
Benefícios do melão
São diversos os benefícios que existem no consumo do melão, entre eles:
Auxilia na hidratação do corpo
Por possuir um alto teor de água e eletrólitos, o melão é uma fruta ideal para repor os líquidos do corpo e evitar a desidratação.
Bom para os cabelos
A quantidade de vitaminas presentes no melão auxilia na produção do sebo, mantendo o cabelo saudável e hidratado.
Previne o câncer
Pelo alto teor de carotenoides presentes no melão, ele pode ajudar na prevenção do câncer.
Melhora a saúde do coração
O melão auxilia no controle da pressão arterial e colabora para baixar a pressão sanguínea.
Melhora o funcionamento dos rins
O melão é um diurético natural que beneficia o funcionamento renal.
Melhora a visão
Rico em vitamina A, o melão ajuda a melhorar a visão noturna e a proteger contra os efeitos da idade.
Fortalece o sistema imunológico
A vitamina C presente no melão ajuda a fortalecer o corpo e a deixá-lo mais resistente às doenças.
Reposição de energias
O melão possui uma grande quantidade de vitamina B, que é necessária para o organismo processar açucares e carboidratos. Além disso, é uma boa fonte de carboidratos de digestão rápida, auxiliando antes e depois dos treinos. Também possui cobre, que ajuda o corpo a reparar os músculos depois de um treino.
Ajuda a perder peso
O sabor levemente adocicado do melão ajuda a satisfazer a falta de doces durante uma dieta, além de que ele possui um baixo valor calórico, contribuindo para a perda de peso.
Melhora a saúde da pele
A fruta possui substâncias que agem como um ótimo cicatrizante, acelerando a cicatrização de uma ferida e mantendo a firmeza da pele. Também contribui para retardar os efeitos do envelhecimento da pele por possuir antioxidantes que diminuem os radicais livres.
O melão ajuda a emagrecer?
Devido aos seus diversos benefícios, ele é uma fruta muito importante para o consumo, podendo contribuir bastante para a saúde. Para as pessoas que buscam perder peso, o melão é fundamental na dieta, pois, além de ajudar os rins a eliminarem as toxinas do corpo, possui baixa caloria e uma grande quantidade de água.
Como ele também ajuda a fornecer energia para a realização de atividades físicas, a fruta é um parceiro ideal para quem quer entrar em forma e perder peso. Uma boa dica é aprender receitas de sucos emagrecedores para incluir na dieta.
Se você está procurando ter uma alimentação mais saudável ou uma dieta com baixas calorias, inclua o melão no seu dia a dia. Além de comer a fruta em fatias ou pedaços, você pode, também, fazer sucos, shakes, smoothies e salada de frutas. Para saber quanto você deve consumir da fruta, procure um nutricionista para ele fazer o cálculo, pois as quantidades de consumo de alimentos dependem de vários fatores.
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.