Melão – Benefícios, Propriedades, Para que serve e como comer

Embora existam algumas variedades, o amarelo é o mais vendido no país. Assim como a melancia, ele é uma fruta refrescante,com uma grande quantidade de água, sendo ideal para ser consumido no verão, pois hidrata, fortalece a saúde da pele e visão. Veja AQUI a tabela de propriedades COMPLETA.

O melão é uma fruta muito consumida no Brasil. Embora existam algumas variedades, o amarelo é o mais vendido no país. Assim como a melancia, ele é uma fruta refrescante com uma grande quantidade de água, sendo ideal para ser consumido no verão, pois hidrata e nutre o corpo. O seu consumo é indicado tanto para adultos como para crianças.

A fruta é, provavelmente, nativa do Oriente Médio. Pertencente à família das cucurbitáceas, o melão faz parte da mesma classe da melancia, da abobrinha, do pepino e da abóbora.

Conheça mais sobre o melão e aprenda sobre os benefícios de consumir esta fruta.

melão tabela nutricional

Tabela nutricional do melão

A fruta é rica em vitaminas e minerais, sendo fundamental para uma dieta balanceada. Em cada 100g de melão, possuímos as seguintes informações nutricionais:

  • Calorias: 35 kcal;
  • Proteína: 0,75 g;
  • Gordura: 0,37 g;
  • Ácido Graxo Saturado: 0,04 g;
  • Ácido Graxo Monoinsaturado: 0,04 g;
  • Ácido Graxo Poliinsaturado: 0,11 g;
  • Colesterol: 0 mg;
  • Carboidrato: 8,24 g;
  • Cálcio: 10,86 mg;
  • Fósforo: 16,85 mg;
  • Ferro: 0,22 mg;
  • Potássio: 308,99 mg;
  • Sódio: 8,99 mg;
  • Vitamina A: 3224,72 UI;
  • Tiamina: 0,04 mg;
  • Riboflavina: 0,02 mg;
  • Niacina: 0,56 mg;
  • Ácido Ascórbico: 42,32 mg.

Benefícios do melão

benefícios do melãoSão diversos os benefícios que existem no consumo do melão, entre eles:

Auxilia na hidratação do corpo

Por possuir um alto teor de água e eletrólitos, o melão é uma fruta ideal para repor os líquidos do corpo e evitar a desidratação.

Bom para os cabelos

A quantidade de vitaminas presentes no melão auxilia na produção do sebo, mantendo o cabelo saudável e hidratado.

Previne o câncer

Pelo alto teor de carotenoides presentes no melão, ele pode ajudar na prevenção do câncer.

Melhora a saúde do coração

O melão auxilia no controle da pressão arterial e colabora para baixar a pressão sanguínea.

Melhora o funcionamento dos rins

O melão é um diurético natural que beneficia o funcionamento renal.

Melhora a visão

Rico em vitamina A, o melão ajuda a melhorar a visão noturna e a proteger contra os efeitos da idade.

Fortalece o sistema imunológico

A vitamina C presente no melão ajuda a fortalecer o corpo e a deixá-lo mais resistente às doenças.

Reposição de energias

O melão possui uma grande quantidade de vitamina B, que é necessária para o organismo processar açucares e carboidratos. Além disso, é uma boa fonte de carboidratos de digestão rápida, auxiliando antes e depois dos treinos. Também possui cobre, que ajuda o corpo a reparar os músculos depois de um treino.

Ajuda a perder peso

O sabor levemente adocicado do melão ajuda a satisfazer a falta de doces durante uma dieta, além de que ele possui um baixo valor calórico, contribuindo para a perda de peso.

Melhora a saúde da pele

A fruta possui substâncias que agem como um ótimo cicatrizante, acelerando a cicatrização de uma ferida e mantendo a firmeza da pele. Também contribui para retardar os efeitos do envelhecimento da pele por possuir antioxidantes que diminuem os radicais livres.

O melão ajuda a emagrecer?

propriedades do melãoDevido aos seus diversos benefícios, ele é uma fruta muito importante para o consumo, podendo contribuir bastante para a saúde. Para as pessoas que buscam perder peso, o melão é fundamental na dieta, pois, além de ajudar os rins a eliminarem as toxinas do corpo, possui baixa caloria e uma grande quantidade de água.

Como ele também ajuda a fornecer energia para a realização de atividades físicas, a fruta é um parceiro ideal para quem quer entrar em forma e perder peso. Uma boa dica é aprender receitas de sucos emagrecedores para incluir na dieta.

 

Se você está procurando ter uma alimentação mais saudável ou uma dieta com baixas calorias, inclua o melão no seu dia a dia. Além de comer a fruta em fatias ou pedaços, você pode, também, fazer sucos, shakes, smoothies e salada de frutas. Para saber quanto você deve consumir da fruta, procure um nutricionista para ele fazer o cálculo, pois as quantidades de consumo de alimentos dependem de vários fatores.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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