Melancia – Benefícios e Informações Nutricionais

Originada na Índia, a melancia é uma das frutas favoritas de adultos e crianças devido ao seu sabor refrescante e adocicado.

Composta em sua maior parte por água, a fruta possui uma baixa quantidade de calorias. Elas provêm, principalmente, de açúcares que compõem a melancia, como a frutose. Possui também muitos nutrientes que são ideais para diversas necessidades do nosso corpo.

A melancia é rica em água, elimina os radicais livres do corpo, é excelente fonte em vitaminas, ajuda no bom funcionamento do organismo, limpa os rins, acaba com possíveis cálculos renais, super indicada em dieta detox devido aos seus benefícios, além de ser poderoso antioxidante.

beneficios da melancia

Nutrientes

A melancia é uma fruta muito nutritiva. Estas são as informações nutricionais de 100 g dela:

  • Calorias: 30 kcal;
  • Proteína: 0,63 g;
  • Gordura: 0,63 g;
  • Ácido Graxo Saturado: 0,06 g;MELANCIA
  • Ácido Graxo Monoinsaturado: 0,06 g;
  • Ácido Graxo Poliinsaturado: 0,19 g;
  • Colesterol: 0 mg;
  • Carboidrato: 6,88 g;
  • Cálcio: 8,13 mg;
  • Fósforo: 8,75 mg;
  • Ferro: 0,19 mg;
  • Potássio: 116,25 mg;
  • Sódio: 1,88 mg;
  • Vitamina A: 368,75 UI;
  • Tiamina: 0,08 mg;
  • Riboflavina: 0,02 mg;
  • Niacina: 0,19 mg;
  • Ácido Ascórbico: 9,38 mg.

Além de muito saborosa, vemos que ela possui uma quantidade muito grande de nutrientes que fazem dela uma importante fonte de vitaminas e minerais e deve estar presente em nossa dieta. São diversos os benefícios que ela pode trazer.

Benefícios

Entre os benefícios da melancia, podemos citar:

Fonte de água

A melancia é uma ótima fonte de água. Consumir melancia ajuda na hidratação do corpo. Além disso, o fruto é rico em minerais que auxiliam na hidratação, como o magnésio e o potássio.

Combate ao câncer

O licopeno presente na melancia inibe o crescimento de células cancerígenas que são prejudiciais ao corpo.

Prevenção de problemas renais

Sendo uma rica fonte de potássio, a melancia é útil na prevenção de problemas renais, pois esse nutriente ajuda o corpo a desintoxicar as toxinas a partir do rim. Ela é considerada um diurético natural e aumenta o fluxo de excreção da urina.

Regula a pressão arterial

Por possuir água, potássio e magnésio, a melancia é beneficia na redução da pressão sanguínea. A arginina presente no fruto auxilia na dilatação da musculatura presente nos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial.

Faz bem para o coração

Ela auxilia na diminuição do colesterol ruim e impede seu acúmulo nos vasos sanguíneos. Os agentes antioxidantes presentes na fruta ajudam, também, a evitar quadros de estresse oxidativo.

Faz bem para a pele

Com a vitamina C e os antioxidantes presentes na fruta, ela ajuda a prevenir o envelhecimento e protege dos raios solares nocivos.

Ela é boa para os ossos

O licopeno presente na melancia estimula o processo de formação óssea e ajuda a prevenir a osteoporose.

Melhora a visão

Como a melancia é uma fonte de betacaroteno, ela auxilia na produção de vitamina A em nosso organismo, que auxilia a prevenir a degeneração macular causada pela idade.

Auxilia a emagrecer

Para compensar a falta de doce presente nas dietas quando estamos buscando emagrecer, a melancia é uma boa opção, pois, embora seja doce, possui uma baixa quantidade de calorias.

Dicas para o consumo

A melancia é consumida principalmente no verão, quando as altas temperaturas surgem e o corpo necessita de mais hidratação. Seu sabor refrescante e suas propriedades que auxiliam na hidratação tornam o fruto ideal para esta época do ano.

A melancia é muito consumida como uma sobremesa por ser doce, porém nada te impede de consumi-la em outro horário, como no café de manhã ou da tarde.

como consumir melancia

Preferencialmente deve-se comer as frutas inteiras, com casca e bagaço quando possível. No caso da melancia, pode-se retirar a casca e sementes para consumi-la crua ou na forma de suco. Porém, a semente da melancia é bastante nutritiva também, sendo uma ótima fonte de fibras, minerais, proteínas e gorduras saudáveis.

Se não quer comer a melancia junto com as sementes, você pode separá-las para o consumo. Com elas, fazer um chá ou mesmo triturá-las no liquidificador para fazer farinha com sementes são uma boa opção. A farinha pode ser incorporada em diversas receitas como bolos, pães e sopas.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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