Mel de Abelha- Propriedades e Benefícios

O mel de abelha tem mais benefícios do que você imagina! Confira aqui a lista completa das propriedades e como usá-lo da forma correta. Qual a quantidade certa por dia?

O mel é um alimento com uma aparência amarelada, puxada para o laranja, bem doce, açucarado. Esse alimento viscoso e produzido pelas abelhas possui, em uma pequena quantia de 100 gramas, 304 calorias.

O mel vem sendo amplamente usado, pois nele é possível encontrar uma série de vitaminas e minerais. Entre os principais minerais encontrados, tem-se: sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro, cobre, fósforo, manganês e zinco.

Já entre as vitaminas, podemos encontrar vitaminas B1, B6, C, ácido pantorênico, além do complexo vitamínico B12 (já falamos sobre a B12 aqui).

Os principais benefícios do mel

  1. mel de abelha beneficiosAjuda a combater a prisão de ventre, isso porque o mel acaba auxiliando a liberar o intestino, permitindo que não haja mais prisão de ventre, isso por que o mel provoca a movimentação do órgão.
  2. Ajuda a realizar a digestão, pois contém substâncias que permitem melhorar a digestão.
  3. Devido à sua ação antibiótica e também antisséptica, o mel é usado para auxiliar no alívio da dor de garganta, da asma e, até mesmo, da bronquite.

  4. Quando utilizado diretamente no rosto, ele permite que se tenha uma pele mais macia e uniforme, além, é claro, de diminuir o efeito das manchas na pele.
  5. É uma opção mais saudável que o açúcar, pois contém mais nutrientes e propriedades que este, contudo, possui as mesmas calorias.
  6. Devido a uma substância do tipo flavoinode, o mel possui ação antioxidante, o que auxilia na redução dos radicais livres, mantendo a aparência da pele mais jovem, entre outras funções.
  7. O mel ajuda no fortalecimento de bactérias saudáveis, tudo isso devido aos probióticos, que também auxiliam na movimentação do intestino e na consequente melhora da ação do sistema excretor.
  8. Ajuda no fortalecimento da imunidade e no tratamento contra alergias. Isso só acontece por que no mel há propriedades antifúngicas e também bactericidas que auxiliam no tratamento contra possíveis alergias e no fortalecimento da imunidade.
  9. Os antioxidantes permitem que ocorra uma ação antienvelhecimento a quem o consumir.
  10. Ajuda na cura e cicatrização de feridos, pois tem uma forte absorção de água. Isso ocorre quando se aplica o mel natural ou orgânico diretamente na pele.

Qual a quantidade recomendada de mel

Muitos especialistas recomendam que seja consumido entre 10g a 25g de mel ou mesmo uma colher de chá ou uma colher de sopa por dia.

Vale lembrar que o mel possui as mesmas calorias do açúcar branco e tem alto índice glicêmico, por isso se você está em processo de emagrecimento ou é diabético, cuidado! Crianças menores de um ano também não devem consumi-lo, pois seu intestino ainda não tem a capacidade de processar o mel.

mel benefícios e propriedades

Como consumir o mel

Há várias formas de consumir mel, cabendo a você encontrar a forma que mais agrade seu paladar.

Você pode optar por substituir o açúcar pelo mel. Como já mencionado, eles possuem as mesmas calorias, porém o mel é muito mais nutritivo.

Outro método bastante eficiente para o consumo do mel é colocá-lo em alguns tipos distintos de chás, o que acaba potencializando o efeito benéfico dele ao corpo humano, contribuindo para o combate de algumas doenças, como gripe ou mesmo dor de garganta. Os chás podem ser de mel com limão, mel com gengibre ou mel com canela. Todos eles possuem propriedades anti-inflamatórias e afins.

A outras formas de consumo do mel são bem interessante e gostosas, tais como o uso com cereais – que permite um melhor funcionamento do sistema digestório. Também tem-se a opção de consumir mel com leite, frutas, sucos, iogurtes e os alimentos ricos em fibras– já que o mel também serve como adoçante -, além de com bolo e sanduíches naturais.

As formas de consumo de mel são bem vastas, basta consumi-lo de forma adequada e moderada.

Sinta hoje mesmo os benefícios que o uso do mel pode trazer para a sua vida!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário