Medicamentos mais indicados para a Sinusite – As 5 Classes receitadas pelos profissionais

Você sabia que há diferentes medicamentos, no mercado, para tratar a sinusite, cada um com especificidades diferentes? Confira tudo, aqui!

Antes de falar sobre os medicamentos mais indicados, você sabe o que é a sinusite? A doença é caracterizada pela inflamação das mucosas do seio da face, que são as cavidades aeradas no interior dos ossos, ao lado do nariz ou das maçãs do rosto.

Essa doença pode ser aguda, quando provoca sintomas rapidamente, ou crônica, quando as crises são frequentes. Os sintomas, geralmente, são: dor de cabeça, dor nos seios da face, obstrução nasal, presença de catarro, febre.

sinusite

Alterações anatômicas e processos infecciosos ou alérgicos, que provocam inflamação das mucosas, facilitando a instalação de germes oportunistas, sendo fatores que induzem a sinusite.

Existem vários medicamentos que auxiliam no tratamento da sinusite, mas, vale lembrar que quem avaliará os seus sintomas e o remédio mais indicado é o seu médico. A maioria das pessoas se recupera em um período de uma semana a dez dias, porém, existem casos em que a infecção pode durar mais de três meses – esses são denominados crônicos e, provavelmente, são resistentes à terapia.

O objetivo do tratamento é eliminar a bactéria do local da infecção, diminuir a duração dos sintomas e prevenir futuras complicações. Abaixo, estão descritas as classes de medicamentos mais indicadas para o tratamento da sinusite. Confira.

Antibióticos

Nos casos mais sérios de sinusite são prescritos antibióticos, como: Amoxicilina + Clavulanato de potássio, Azitromicina e Levofloxacino. Esses vão combater a infecção nos seios nasais.

Os antibióticos são necessários quando há uma infecção bacteriana ou fúngica nas mucosas dos seios da face, possuindo um amplo espectro e eliminando vários tipos de bactérias que acometem o sistema respiratório.

O tratamento com antibióticos é prescrito apenas em casos que sugerem fortemente a infecção bacteriana, sendo difícil distingui-la da viral. Há características que auxiliam nesse processo: sintomas que persistem por mais de dez dias e não melhoram, febre associada à dor facial e piora desses sintomas.

Anti-inflamatórios

Esses remédios vão auxiliar a cura dos processos inflamatórios e das dores na cabeça, sendo alguns exemplos: Prednisona, Ibuprofeno, Cetoprofeno.

Alguns fatores, como poeira e mofo, podem ser os causadores de inflamação nos seios da face. Esses medicamentos contam com efeitos anti-inflamatórios, antitérmicos e analgésicos e vão agir combatendo o agente da inflamação e promovendo o alívio da dor e inflamação.

Analgésicos

Paracetamol, Ácido acetilsalicílico (AAS), Dipirona, para combater as dores, são alguns exemplos de medicamentos dessa categoria.

Os analgésicos são indicados para reduzir a febre e alívio temporário de dores leves e moderadas, como dores associadas a gripes, resfriados, de garganta e no corpo. Seu efeito tem inicio de 15 a 30 minutos após a administração.

Anti-histamínicos

Esses medicamentos são amplamente utilizados, principalmente nos casos de sinusite alérgica: Loratadina, Dexclorfeniramina, Terfenadina.

Essa classe de medicamentos é indicada para alergias, prurido, renite alérgica e reações alérgicas. Vão auxiliar reduzindo os efeitos da histamina, substância produzida pelo organismo nos processos alérgicos, consequentemente diminuindo os sintomas. Sua ação tem inicio de 15 a 30 minutos após a administração.

Outros remédios

remédios para sinusite

O Paracetamol + Pseudoefedrina (Tylenol Sinus) é muito utilizado para sinusite, pois tem efeito analgésico do Paracetamol com o efeito antialérgico da Pseudoefedrina, auxiliando, assim, no alívio das dores e da reação alérgica.

Nasonex Spray Nasal possui ação anti-inflamatória local, prevenindo e tratando a inflamação. O tempo de tratamento pode ser de dias ou semanas, até atingirem o benefício máximo. O risco de efeitos colaterais, provocados pela administração desse medicamento, é baixo, já que age diretamente nos sinos nasais.

Decongex Plus são duas substâncias – uma age como descongestionante nasal e outra como antialérgica. Sua ação vai inibir as reações alérgicas e promover o descongestionamento dos seios nasais.

O Soro Fisiológico utilizado para lavagem nasal, é uma excelente forma de desentupir o nariz, pois limpa as secreções das vias áreas superiores e mantém o nariz limpo, o que é muito útil nos casos de renite e sinusite.

Processos alérgicos, gripes e resfriados favorecem o aparecimento da sinusite, portanto, beba bastante água e evite o ar condicionado. Lembre-se de consultar seu médico e utilizar corretamente os medicamentos. Na dúvida sobre o tratamento, procure o farmacêutico, já que o tratamento inadequado da sinusite pode torná-la crônica.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Juliana Maia (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário