Medicação para dor de dente – 4 Classes de remédios mais indicados

Você sabia que a dor de dente pode ser tratada com alguns medicamentos específicos para cada tipo de problema? Confira, aqui, os 5 mais indicados!

A maioria das pessoas, em algum momento da vida, já sofreu de dores de dente. Esse incomodo, geralmente, afeta o maxilar e a face, podendo ser acarretado por nervo irritado na raiz, infecções, cáries e perda de um dente.

As inflamações nos dentes costumam ser originadas por cáries, que causam buracos no dente, expondo o nervo. Quando alimentos e bebidas quentes ou frios tocam a região acabam por provocar a dor.

Os sintomas mais comuns são dores ao mastigar, sangramento do dente e das gengivas, sensibilidade a alimentos e inchaço maxilar e em volta do dente. Os dois fatores de risco mais associados ao problema são: falta de higiene oral e dieta rica em açúcar.

As dores de dente possuem tratamento, porém, é importante consultar o dentista, a fim de que ele avalie a causa do problema e escolha o melhor tratamento para o seu caso – algumas vezes pode ser necessário um raio-x do dente.

Abaixo, você confere a indicação dos principais medicamentos para uso.

dor de dente

1- Anti-inflamatórios

Ibuprofeno, Nimesulida, Naproxeno, Diclofenaco, Cetoprofeno. Esses contam com ação anti-inflamatória, analgésica e antitérmica, ou seja, vão promover o alívio da dor, da inflamação, e a redução da temperatura.

De um modo geral, a inflamação ocorre quando há o aumento de uma substância chamada prostaglandina, que estimula o surgimento de dor, febre e inflamação. Esses medicamentos são exemplos de anti-inflamatórios não esteroides e possuem mecanismo de ação semelhante, inibindo a enzima que gera a prostaglandina. Desse modo, ocorre a diminuição da produção dessa substância e menos estimulo para a inflamação.

2- Analgésicos

Os analgésicos são amplamente indicados para dores de dente, pois, vão auxiliar no alívio temporário da dor e na redução da febre. Essa classe inclui medicamentos como: Dipirona, Paracetamol, Ácido acetilsalicílico.

Eles agem bloqueando as substâncias que enviam a mensagem de dor ao cérebro, pois, quando o órgão deixa de receber essa mensagem, a dor cessa. O tempo de ação dos analgésicos é em torno de trinta minutos a uma hora e seu efeito começa a chegar ao fim depois de três a quatro horas.

3- Anestésicos

Lidocaína e Xilocaína. Esses medicamentos são indicados para alívio das dores – podendo ser utilizados durante a realização de exames – e para anestesia de mucosas. Na farmácia, esse medicamento é encontrado na forma de pomada, também com sabor de laranja. Sua ação de anestesia local causa perda temporária da sensação na área onde foi aplicada. Já seu efeito tem início de 0,5 a 5 minutos após a aplicação.

4- Antibióticos

Em casos mais sérios, em que ocorre acúmulo de pus, decorrente de uma infecção bacteriana, podem ser prescritos antibióticos, como: Amoxicilina, Amoxicilina + Clavulanato de potássio, Clindamicina. Esses medicamentos são necessários para impedir que a infecção se espalhe ainda mais, afetando outros dentes.

Os antibióticos vão agir eliminando a bactéria (bactericidas) ou impedindo o seu crescimento (bacteriostáticos). Há várias classificações de antibióticos, sendo que sua escolha varia conforme a região do corpo que deve ser tratada e o tipo de organismo que está sendo afetado.

Lembrando: o antibiótico só pode ser prescrito pelo seu dentista, com a necessidade do receituário para adquirir o medicamento na farmácia. Nunca se automedique!

remédios para dor de dente

Prevenção

Já ouviu aquela frase que “o melhor tratamento é a prevenção”, pois bem, a melhor maneira de evitar doenças é cuidando da sua saúde. E isso inclui o cuidado diário da saúde bucal, como: escovar os dentes, no mínimo, três vezes por dia, trocar a escova de dentes a cada três ou quatro meses, usar fio dental, no mínimo, uma vez por dia, evitar alimentos ricos em açúcar e visitar regularmente o seu dentista.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Juliana Maia (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário