Mazindol: o que é? Como funciona? Emagrece? [Guia Completo]

Um remédio que é comercializado desde 2011 no Brasil como Absten S, Moderina ou Fagolipo, o Mazindol é conhecido por ser um remédio para emagrecimento que está proibido atualmente pela Anvisa. Ele é classificado como um medicamento anorexígeno, ou seja, tem como objetivo inibir o apetite e assim, leva à perda de peso ao acontecer a diminuição das calorias.

Durante muitos anos, ele foi um dos remédios mais receitados para casos de obesidade, porém, acabou sendo proibido em vários países pela grande quantidade dos seus efeitos colaterais. Ele foi vendido pelo período de 199 até 2011 de maneira legalizada, então a Anvisa resolveu seguir a proibição dos outros países e assim baniu ele, por não considerar seguro suficiente para a saúde.

Mesmo sendo proibido, ainda é possível encontrar várias maneiras para comprar o seu Mazindol, isso porque ele chega pela fronteira, o que facilita a sua compra aqui no nosso país.

Como funciona no organismo?

Mazindol: o que é? Como funciona? Emagrece? [Guia Completo]Ele é um medicamento quase que igual à anfetamina, que é uma droga estimulante do sistema nervoso central e que provoca o aumento das capacidades psíquicas e físicas.

O seu uso era indicado antigamente como um tratamento auxiliar do combate à obesidade e dos efeitos colaterais gerados, como a diabetes, a pressão alta e a elevação dos níveis de colesterol.

O Mazindol era um dos medicamentos mais vendidos na classe dos anorexígenos, ficando ao lado de grandes nomes como a Sibutramina, Dietilpropiona e o Femproporex. Porém quando comparado aos seus concorrentes, ele tinha um efeito muito mais prolongado.

Mesmo que ainda não se tenha conhecimento 100% sob a ação do Mazindol, acredita-se que ele atua diretamente no controle do apetite, o que eleva os níveis de neurotransmissores que são responsáveis pela comunicação da saciedade do nosso cérebro.

Ele atua inibindo o centro de estímulo da fome e estimulando o centro de saciedade do nosso cérebro no hipotalamo. Isso acontece pela inibição da recaptação da serotonina, da dopamina e da noradrenalina.

Em termos práticos, isso significa que o Mazindol ajuda para que você receba um pequeno estímulo de fome, mas que se sinta saciado por muito mais tempo, o que diminui o seu consumo de calorias.

E emagrece mesmo?

Como o efeito do remédio é tirar a fome e o apetite, a sua vontade de comer vai ser muito menor do que o comum, o que leva a você comer menos, emagrecendo assim. Ou seja, ele emagrece sim, mas se for combinado com um controle de ingestão de comida. Isso porque mesmo que algumas pessoas não sintam fome, é normal que não tenham controle quando falamos de questões emocionais, nessa caso, o Mazindol não vai funcionar.

O efeito dele é maior e mais sentido durante as primeiras semanas, já que com o passar do tempo o seu organismo vai se acostumando com o medicamento, o resultado é uma maior diminuição do seu efeito.

Mesmo que ele emagreça, é importante saber que ele vem acompanhado de uma série grande de efeitos colaterais, é preciso pensar duas vezes antes de começar o tratamento.

Quais são as contraindicações?

Mazindol: o que é? Como funciona? Emagrece? [Guia Completo]

Embora ele seja usado de maneira irregular para o emagrecimento, o seu uso é muito perigoso especificamente para:

  • Pessoas com arteriosclerose (endurecimento das paredes das artérias);
  • Pessoas hipertensas ou com doenças cardíacas;
  • Pessoas com glaucoma;
  • Pessoas com histórico de alcoolismo ou uso de drogas;
  • Pessoas que sofrem com ansiedade;
  • Pessoas que tem problemas na tireoide.

Como os seus efeitos durante o período da gravidez são desconhecidos, é indicado que você não faça o consumo dele nesse período, incluindo também a fase de amamentação.

Quais os efeitos colaterais?

Assim como muitos medicamentos anorexígenos, ele tem vários efeitos colaterais quando utilizado por muito tempo, que são:

  • Depressão;
  • Pânico;
  • Tonturas ou dores de cabeça;
  • Taquicardia;
  • Gosto ruim na boca ou secura;
  • Agressividade;
  • Insônia;
  • Constipação ou diarreia;
  • Problemas sexuais;
  • Nervosismo e agitação psicomotora.

É indicado que pessoas que estejam fazendo o uso do Mazindol para emagrecer, não pilotem máquinas de equipamentos perigosos, isso porque os reflexos ficam alterados. Dirigir ou fazer o uso de bebidas alcoólicas durante o tratamento também não é indicado.

O mais indicado é que você converse com o seu médico de confiança, só ele poderá te indicar qual é o melhor método para emagrecimento no seu caso.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário