Matchá – O que é, Benefícios e Como fazer o chá

Matcha auxilia no emagrecimento, reduzindo a gordura corporal, além de conter muitas fibras, ele também ajuda reduzindo o colesterol ruim.

Você já ouviu falar ou sabe o que é Matchá? Para quem não sabe, é um chá derivado da mesma planta que fornece o chá verde, a Camellia Sinensis.  Porém, o processo de produção do Matchá é diferente, sendo bastante artesanal e obtido a partir das folhas mais jovens do chá-verde. O vegetal é triturado vagarosamente em um moinho de pedra, até que seja reduzido a pó.

O chá verde é derivado da Camellia Sinensis, que teve origem na China e que, atualmente, cresce em alguns lugares dos continentes asiático, americano e africano, somando cerca de 160 países.

O Matchá possui propriedades antioxidantes e termogênicas muito mais potentes que o chá verde comum. Estima-se que uma porção de Matchá é o equivalente nutricional de 10 xícaras de chá verde.

matcha

 

Esses chás, derivados da mesma planta, têm sido altamente eficazes em dietas para o emagrecimento e a prevenção de algumas doenças. Quer saber mais sobre o Matchá? Continue lendo este artigo até o fim!

Benefícios do Matcha

O Matchá possui muitos benefícios. Entre eles, os principais são:

  1. Auxilia no emagrecimento, reduzindo a gordura corporal:  possui uma substância chamada de L Teanina, que auxilia a dissolver a gordura e a eliminá-la mais rapidamente do organismo. Também é rico em cafeína e catequinas, que estimulam o metabolismo, sendo um coadjuvante nas dietas de emagrecimento;
  2. É desintoxicante: a alta quantidade de clorofila tem a propriedade de desintoxicar e remover naturalmente metais pesados e toxinas do organismo;
  3. Por conter muitas fibras, ele também ajuda reduzindo o colesterol ruim;
  4. Previne a retenção de líquidos, aumentando a diurese e consequentemente auxilia na diminuição da celulite;
  5. Por ter ação antioxidante, ajuda prevenindo doenças, como o câncer, combatendo células cancerígenas e, também, retardando o envelhecimento;chá de matcha
  6. Ajuda fortemente na recuperação dos músculos, ótimo para quem realiza atividades físicas com frequência;
  7. É antiinflamatório;
  8. Auxilia na redução do stress;
  9. Auxilia estimulando o cérebro;
  10. Ajuda na sensação de saciedade;
  11. Tem função energizante.

Assim como outras substâncias, que são derivadas da natureza, o matchá possui indicações e contraindicações.

 

Indicações e contraindicações

O chá matchá é indicado para pessoas que querem desfrutar de todos os seus benefícios, principalmente nas dietas que objetivam a perda de peso e melhoria da saúde no geral.

Ele tem algumas contraindicações, principalmente para pessoas que possuem doenças estomacais (como gastrite e úlcera).

Também não é é recomendado para pessoas com sensibilidade à cafeína e gestantes e lactantes devem utilizar o matchá instantâneo somente com liberação médica.

Possíveis Efeitos colaterais

Por ter uma grande concentração de clorofila e cafeína, pode ter alguns efeitos colaterais, quando tomado exageradamente. Alguns desses efeitos podem ser dores de cabeça e no estômago, diarreia, insônia e azia.

 

Onde encontrar?

É possível comprar sachês de matchá em lojas de produtos naturais e também pela Internet. Esses sachês são vendidos, em geral, a partir de 7g. O valor de um sachê de 7 gramas de matchá é a partir de R$ 6,00, dependendo do lugar.

É seguro tomar o chá de matchá?matcha benefícios

O consumo do chá de matchá é seguro, desde que não tomado por pessoas com contraindicações ou alergias e, também, se não tomado além do que o recomendado.

A quantidade média de consumo é de 1g a 2g do matchá extrato seco instantâneo em aproximadamente 200 mL de água, suco, sopas, shakes ou outros líquidos de 1 a 3 vezes ao dia, ou conforme prescrito.

Por isso, antes de consumi-lo é ideal que pergunte ao seu médico ou nutricionista se pode tomar o matchá e qual a quantidade ideal.

Como fazer o chá de matchá?

Se você gostou e quer fazer o chá de matchá, ensinaremos, agora, como fazer o chá. O modo de preparo é importante e influencia, também, no resultado.

Para isso, você irá precisar somente de 2 colheres de chá de matchá e de 50ml a 200ml de água, conforme prescrição.

Modo de Preparo

  1. Pegue a água e coloque no fogo até que ferva;
  2. Após ferver e, enquanto espera a água perder um pouco do calor, pegue uma xícara e coloque as duas colheres de chá de matchá;
  3. Acrescente a água ainda quente na xícara e deixe dissolver. O aparecimento de bolhinhas ou uma camada mais fina servirá como indicação de que está no ponto certo;
  4. Adoce a gosto (use algum adoçante natural como stévia ou xilitol) e beba.

Há também pessoas que aproveitam o matchá para fazer picolés e sorvetes de massa, bolos, panquecas e pães.

 

São inúmeras receitas e formas de utilizar esse chá, tão comentado e recomendado para o emagrecimento e saúde. O matchá deve ser utilizado com cautela, assim como todas as outras plantas e alimentos.

Aproveite os benefícios dessa planta e conquiste um corpo mais saudável e enriquecido de saúde. Lembre-se também de manter uma alimentação balanceada, praticar atividades físicas e consultar médicos e especialistas regularmente.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário