Como ganhar massa muscular feminina

Enganam-se quem pensa que academia é lugar apenas de homens. Mulheres também querem (e podem!) ter o corpo definido e ganhar massa muscular. Mas, o corpo feminino é diferente do corpo dos homens, sendo assim, a dieta para ganhar massa também precisa ser diferente.

Confira algumas dicas para aumentar a massa muscular feminina e comece já os seus treinos:

Tenha Uma Dieta Hipercalórica

Para conseguir alcançar a massa ideal, as mulheres precisam ter treinos intensos. Lembre-se: treinos intensos são os responsáveis pela hipertrofia, por isso nada de preguiça! Treinamento pesado é fundamental.

A dieta hipercalórica é essencial para a recuperação dos músculos das mulheres. Isso acontece porque com mais calorias o corpo possui mais energia para trabalhar, realizando as adaptações celulares necessárias. Esse processo serve para ganhar massa magra e definir seus músculos.

É importante frisar que uma dieta hipercalórica não significa sair comendo de tudo. É importante que você escolha os alimentos corretos, por isso fique atenta aos nutrientes que eles possuem antes de consumi-los.

Durma Muito Bem

Acredite, dormir faz muito bem para ganhar massa muscular. Isso porque é através do sono que a síntese das proteínas acontece. Ou seja, é nesse momento que os músculos vão descansar e alcançar a hipertrofia.

Enquanto você dorme, o seu organismo libera hormônios. Esses hormônios vão até sua corrente sanguínea e, são eles os grandes responsáveis pela reconstrução muscular. Todo esse procedimento é o que torna o sono tão importante para as mulheres (e também homens) que querem ganhar massa muscular magra.

Treine a Totalidade do Seu Corpo

Quem quer ganhar massa magra e definir seus músculos precisa entender que os exercícios são os grandes aliados dessa conquista. Sendo assim, é fundamental ter uma boa rotina definida e intensa de exercícios. Mas é preciso treinar o corpo todo para conseguir os resultados desejados.

Muitas mulheres acabam focando seus exercícios apenas nos membros inferiores, esquecendo-se também de treinar os membros superiores. Isso leva a dois problemas:

  • Você irá perder a simetria do corpo
  • Diminuirá a síntese protéica

O corpo funciona em conjunto: a síntese protéica e o ganha de massa acontecem de forma conjunta, tanto nos membros inferiores como nos superiores. Ao focar os exercícios em apenas uma parte do corpo, você acaba dificultando esse processo e prejudicando os seus resultados.

Ou seja, se você quer ganhar massa muscular é preciso ter um treino equilibrado entre os membros inferiores e também superiores.

Aprenda a Usar os Suplementos Alimentares

A suplementação é essencial para ter bons resultados. E não fique preocupada em ter um corpo masculinizado, o uso de suplementos alimentares é utilizado para que você ganhe e defina sua massa magra. Eles apenas complementam a sua alimentação, diferente dos anabolizantes (esses sim você deve evitar). Afinal, quando o treino é intenso, muitas vezes o organismo sente falta de alguns nutrientes.

Assim como os homens, as mulheres também podem ingerir alguns desses suplementos para melhorar o rendimento esportivo. Consequentemente ele também auxilia no ganho de massa. Conheça alguns dos suplementos recomendados para mulheres:

Proteína

Se você já está à procura de bons resultados em seu corpo, já deve estar ciente de que a proteína é um item essencial para crescimento e definição muscular. Ela é a responsável por oferecer ao corpo os aminoácidos necessários para a construção do tecido muscular.

Além de garantir o crescimento muscular, as proteínas também são aliadas na queima de gordura: por isso devem ser ingeridas pelas mulheres. Elas são encontradas principalmente em alimentos de origem animal, como carne e ovos. Mas sua suplementação garante melhores resultados, pois a alimentação pode haver falhas.

Creatina

Outro aminoácido que é essencial para o corpo é a creatina. Além de colaborar na definição muscular, ela também tem um papel importante no desempenho durante os treinos. A creatina melhora a capacidade de aumento de força , colaborando para que você treine com mais intensidade.

A creatina também tem papel importante na recuperação dos músculos, já que ela acelera esse procedimento.

Para garantir melhores resultados no ganho de massa magra e definição muscular, experimente a creatina e a proteína em conjunto.

BCAA

Que os aminoácidos são fundamentais para a síntese protéica você já sabe. Mas você sabia que existe um suplemento capaz de melhorar o funcionamento do sistema imunológico e proporcionar maior crescimento da massa magra?

O BCAA é uma cadeia ramificada de aminoácidos, composta de leucina, isoleucina e valina. Esses três aminoácidos são os grandes responsáveis pelo crescimento muscular. Ao optar por ingerir esse suplemento, você conseguirá melhores resultados em um ótimo tempo.

Garanta o crescimento da sua massa muscular com essas dicas! Procure um nutricionista para te orientar com a melhor suplementação para seu biótipo !Comece a colocá-las em prática já e perceba os resultados.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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