Manteiga Ghee – Para que serve? Benefícios e Como usar

Você sabia que a manteiga Ghee pode trazer muitos benefícios à saúde? Confira como incluí-la em seu cardápio diário e obter todos os nutrientes.

A manteiga Ghee é um dos ingredientes básicos utilizados na culinária indiana e que tem recebido muitos adeptos no Brasil, devido ao seu sabor bastante diferenciado e às propriedades medicinais muito benéficas ao organismo.

Trata-se de um tipo de manteiga clarificada, usado como um alimento que promove a saúde e a vitalidade, sendo bastante relacionado a um símbolo de cura, nutrição e prosperidade.

Tamanhos são seus benefícios, que, na Medicina Ayurvédica, essa manteiga é usada como medicamento para proporcionar imunidade e saúde física e mental. Até mesmo os praticantes de yoga fazem uso dela como lubrificante natural, para dar maior flexibilidade aos movimentos.

manteiga ghee

Para que serve a manteiga Ghee

A manteiga Ghee serve para fortalecer as defesas do próprio organismo, além de produzir benefícios para o fígado e trato gastrointestinal, melhorar a memória e a saúde pulmonar.

Na Índia, essa manteiga é considerada um alimento muito sagrado, tanto que é usado em rituais de adoração, de purificação e em casamentos. Além de ser aplicada no dia a dia da gastronomia, a manteiga Ghee é utilizada como óleo de massagem e em quase tudo o que for possível aproveitá-la.

Benefícios da manteiga Ghee

Os benefícios oferecidos pela manteiga Ghee são bastante diversificados. Por exemplo, a manteiga produzida a partir de vacas que se alimentam apenas de pasto é fonte natural de CLA (Ácido Linoleico Conjugado), que promove uma sensação de saciedade e potencializa o metabolismo, ajudando o corpo a transformar a gordura em energia. Com isso, é incentivada a produção, pelo organismo, de massa magra, ao mesmo tempo em que a gordura é eliminada do corpo.

A manteiga Ghee possui quantidades altas de vitamina A, um excelente antioxidante que faz a proteção das células contra a ação dos radicais livres, que ameaçam o nosso organismo. Ao eliminar essas substâncias nocivas, a vitamina A contribui no combate ao envelhecimento precoce e desenvolvimento de doenças degenerativas, além de diversos tipos de câncer. Essa manteiga contém, ainda, vitaminas D, E e K, ainda que em quantidades menores.

ghee

Um ponto bem positivo do uso da manteiga Ghee no preparo dos alimentos é que ela aumenta a possibilidade de absorção das vitaminas lipossolúveis, promovendo um aproveitamento máximo do organismo.

Ou seja: cozinhar com a manteiga Ghee é muito mais nutritivo. Um exemplo disso é você elaborar uma suculenta sopa com vegetais com uma colher da manteiga Ghee. Ela fará com que você absorva muito mais vitaminas do que o normal, tornando a sua refeição ainda mais saudável.

A manteiga Ghee conta com uma substância inexistente em outros óleos do tipo, sendo muito positiva para o corpo. Trata-se do ácido butírico, responsável pela proteção e pelo fortalecimento das células intestinais. Há vários estudos de nutrição que apontam os benefícios do consumo do ácido butírico no tratamento de inflamações intestinais, colite e síndrome do cólon irritável.

A manteiga Ghee ajuda, ainda, a saúde dos chamados enterócitos, que são células epiteliais, presentes na camada superficial dos intestinos delgado e grosso, responsáveis por absorver os nutrientes e movê-los para dentro dos tecidos.

Como usar a manteiga Ghee no dia a dia

A manteiga Ghee pode ser usada para preparar qualquer prato, seja em refogados, assados ou grelhados, já que esse tipo de manteiga tem um ótimo ponto de fumaça, o que faz com que, mesmo em altas temperaturas, suas propriedades não sejam alteradas.

manteiga

O óleo e o azeite, ao contrário, podem sofrer alterações em altas temperaturas, perdendo suas características, podendo gerar problemas de saúde. Além de ser aplicada normalmente na elaboração de pratos diversos, a manteiga Ghee pode ser utilizada em torradas, pães, bolachas etc.

É claro que esses benefícios só serão percebidos se você tiver hábitos saudáveis como uma alimentação adequada e prática de atividades físicas. Consulte profissionais da área para manter a saúde em dia!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Um Comentário

Deixe um Comentário