A mandioquinha é um tubérculo, também conhecido como batata baroa, aipim branco, batata salsa ou cenoura amarela. Rica em carboidratos e nutrientes importantes para a saúde, ela é amplamente utilizada na culinária de diversos países.
A origem da mandioquinha vem dos países andinos, por isso, ela é encontrada em diversos preparos no Peru, na Colômbia e no Equador. No Brasil, a mandioquinha é cultivada nos estados do Sudeste, Centro Oeste e Sul, especialmente nos estados de Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Distrito Federal.
Fonte de energia, esse tubérculo ganhou espaço na mesa das pessoas preocupadas em cuidar da saúde, já que ela também é uma opção nutritiva assim como a batata inglesa e a batata doce, famosa no mundo fitness.
Propriedades da mandioquinha
Não é por acaso que a mandioquinha ganhou o seu espaço. Além de muito saborosa, ela possui muitos nutrientes essenciais como vitaminas A, C e do complexo B, carboidratos complexos e fibras.
A cada 100 gramas de mandioquinha cozida, são encontrados os seguintes nutrientes:
- Calorias: 80 Kcal;
- Carboidratos: 19 gramas;
- Proteínas: 0,9 gramas;
- Fibras: 1,8 gramas;
- Vitamina C: 17 mg;
- Niacina: 2mg;
- Cálcio: 11 mg;
- Magnésio: 7 mg;
- Fósforo: 29 mg;
- Manganês: 0,2 mg;
- Ferro: 0,4 mg;
- Potássio: 258 mg;
- Zinco: 0,4 mg;
- Cobre: 0,2 mg;
- Sódio: 2 mg.
Quando a mandioquinha é cozida por, aproximadamente, 20 minutos, o seu índice glicêmico gira em torno de 60%, ou seja, considerado médio.
Principais benefícios da mandioquinha
Esse tubérculo é uma excelente fonte de fibras solúveis e insolúveis, além disso, tem níveis extremamente saudáveis de vitaminas e minerais importantes para a saúde.
Os principais benefícios da mandioquinha são:
- Melhora o funcionamento do intestino devido as fibras;
- Promove uma digestão rápida;
- Faz bem ao coração;
- Favorece o emagrecimento;
- Dá mais saciedade;
- Combate a pressão alta;
- Fornece energia para os treinos;
- Combate os radicais livres e o envelhecimento precoce;
- Tem efeito anabólico quando combinada com proteínas, fazendo com que os músculos recuperem-se mais rápido após os treinos;
- Possui menor índice glicêmico do que a batata inglesa, por isso, pode ser consumida por diabéticos.
Em uma tabela comparativa, a mandioquinha possui qualidades nutricionais semelhantes às da batata doce, entretanto, mostra-se superior à batata inglesa, especialmente no quesito índice glicêmico e na quantidade de vitaminas e minerais.
Formas de consumo da mandioquinha
Uma coisa inegável é o excelente sabor da mandioquinha. Nisso, ela vence por unanimidade, pois é possível encontrar esse ingrediente em preparos dos mais simples até os mais sofisticados.
As principais formas de consumo da mandioquinha são:
- Cozida;
- Assada;
- Frita;
- Refogada;
- Grelhada.
Esse tubérculo dá origem a inúmeros pratos, como:
- Sopas;
- Cremes;
- Escondidinhos;
- Purês;
- Papinhas;
- Cozidos;
- Nhoque;
- Canjas;
- Suflês;
- Bolos;
- Chips;
- Bolinhos de mandioquinha assados;
- Pães;
- Tortas.
É comum encontrar receitas FIT usando a mandioquinha, isso porque ela está entre os tubérculos que favorecem o metabolismo energético. Além disso, a mandioquinha e a batata doce são bastante semelhantes em termos nutritivos. Portanto, os adeptos da batata doce podem tranquilamente alternar seu consumo com a mandioquinha, além de mandioca, inhame e abóbora.
As sopas e os caldos com mandioquinha, certamente, são as formas de preparo mais famosos do tubérculo. É justamente no inverno que se dá a sua safra, exatamente no mês de Julho.
Não podemos deixar de citar que a mandioquinha é uma das melhores opções a serem introduzidas na alimentação dos bebês, podendo ser incrementada em sua rotina alimentar, a partir dos 6 meses de vida.
Na hora da compra, dê preferência para as mandioquinhas que não estão tão maduras, desse modo, é possível armazenar na geladeira por mais tempo, sem que estrague. Se preferir, elas podem ser congeladas, sendo que o sabor e os nutrientes são mantidos.
Evite a opção de mandioquinha frita. Assim como outros tubérculos, essa é uma forma de consumo repleta de gordura saturada, que não é benéfica para a saúde.
Agora que você conhece mais sobre essa delícia, é só ir a feira mais próxima e adquiri-la fresquinha!
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.