Quais são os principais benefícios da mandioca? Leia aqui.

Mandioca, aipim ou macaxeira, essas são as variações do nome desse tubérculo saboroso, leia aqui sobre o seus benefícios para o corpo e mais.

Mandioca, aipim ou macaxeira, essas são as variações do nome desse tubérculo saboroso, consumido em todas as regiões do Brasil, especialmente no Sul, Norte e Nordeste.

Existem tantas lendas sobre a origem da mandioca que fica muito difícil precisar qual delas é a verdadeira. Segundo a lenda folclórica, a mandioca surgiu depois da morte de uma índia, chamada “mani”, que, após anos de visita ao seu túmulo, percebeu-se o surgimento de uma planta exótica e, quando a cavaram, descobriram o tubérculo, que ficou conhecido como “raiz de mani”, um presente do Deus Tupã para alimentar os índios.

De acordo com a história, a mandioca surgiu na América do Sul e Central, sendo que alguns pesquisadores afirmam que sua origem é das tribos tupis. No entanto, a palavra mani é originária das planícies Venezuelanas.

Pelo seu histórico, a mandioca também pode ter sua origem brasileira, pois é uma produto muito importante na cultura local. De acordo com a ciência, a planta começou a ser cultivada pelos índios antes da chegada dos portugueses – por isso que o Brasil é um dos maiores produtores de fécula e farinha de mandioca do mundo.

Propriedades da mandioca

Quais são os principais benefícios da mandioca? Leia aqui.

A mandioca é um tubérculo rico em carboidrato e fornece muita energia ao corpo. Uma curiosidade sobre ela é que possui 2 tipos de carboidratos (amilose e amilopectina), que combinados não permitem que a glicose seja liberada pelo corpo rapidamente. Isso evita os picos de açúcar no sangue, dando mais pique para as atividades diárias, sendo um ótimo alimento para os diabéticos.

Possui antioxidantes como os polifenóis, tendo função anti-inflamatória e analgésica. É rica em potássio, nutriente que auxilia na reconstrução muscular e síntese de proteínas, além de exercer efeitos positivos sobre o coração; ácido fólico, importante principalmente para as gestantes, já que participa da formação do tubo neural e cérebro do feto; fibras que melhoram o funcionamento do intestino e diminuem a absorção de colesterol e açúcares e vitamina C, outro antioxidante que previne a formação de radicais livres, diminuindo os riscos de câncer e envelhecimento precoce. Por não conter glúten, sua farinha é amplamente utilizada para aqueles que possuem a doença celíaca.

Em cada 100 gramas da mandioca há:

A mandioca é mais calórica do que a batata, entretanto, possui mais vitaminas, dá mais saciedade e não eleva o pico glicêmico. Mas, deve ser consumida sem exageros, para evitar o ganho de peso.

Principais benefícios da mandioca para a saúde

Essa raiz rica em nutrientes também é muito saborosa, por isso, não é difícil de inseri-la na alimentação. Os principais benefícios da mandioca para a saúde são:

  • Combate os radicais livres, por ser rica em antioxidantes, que podem levar a inúmeras doenças, sobretudo o câncer e causar o envelhecimento precoce;
  • Reduz as dores da artrite;
  • Combate a osteoporose;
  • Protege o coração;
  • Mantém ossos e tecidos mais fortes;
  • Fornece energia;
  • Possui boa fonte de carboidratos, inclusive para diabéticos;
  • Livre de glúten, podendo ser consumida por celíacos.

Cuidado!

O consumo da mandioca crua não é recomendado, pois contém grandes quantidades de cianeto, uma substância tóxica, presente na raiz e nas folhas cruas. Mas, após o cozimento, a toxidade é eliminada.

Formas de consumo da mandioca

Quais são os principais benefícios da mandioca? Leia aqui.

Se existe um alimento que possui inúmeras formas de consumo, certamente, é a mandioca.  Ela pode ser consumida:

  • Cozida;
  • Frita;
  • Assada;
  • Purê.

Além disso, origina inúmeros pratos, como:

  • Escondidinhos;
  • Sopas;
  • Tapioca;
  • Polvilho, que faz o pão de queijo e outras receitas;
  • Farinhas que podem ser utilizadas em pães, bolos, farofas.

Você sabia que o extrato da raiz da mandioca é usado medicinalmente para combater dores nas articulações? Além disso, as fibras da mandioca também são matéria-prima para a confecção de tecidos e cordas.

Em outros países, como no Paquistão, o amido de mandioca é indispensável para o preparo do sagu, uma receita de sobremesa popular na região.

No Caribe, a farinha de mandioca é largamente utilizada para o preparo de bolachas e bolos. Na Nigéria, é utilizada para fazer pão, junto com o inhame, servindo com ensopado de carne tradicional.

Não importa a receita, a mandioca traz um sabor delicioso e confere muitos nutrientes necessários para uma boa saúde. Vale a pena incluí-la no seu cardápio!

Benefícios da mandioca na dieta

A mandioca temo principal benefício que pode ajudar na sua dieta: a saciedade. Além dos dos nutrientes em sua composição, ela ajuda a perder peso pela sensação de estar satisfeito. Você pode ter uma alimentação saudável e inserir a dieta da mandioca, que pode oferecer os benefícios necessários  para sua saúde.

Para aderir essa alimentação, você pode ingerir bolo ou pão de mandioca pela manhã, para te sustentar bem. Na hora no almoço, opte pelo aipim assado ou refogado. Já na janta, a sopa de mandioca é a melhor opção por ser mais leve.

A mandioca é um carboidrato, por isso é ótima para quem faz exercício físico por ela dar bastante energia para ganhar massa muscular.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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