Mamão – Benefícios, Tabela Nutricional, Como Consumir e Cuidados

Que o mamão é uma fruta gostosa isso todo mundo sabe, mas você conhece os benefícios desta fruta? Confira, aqui no Quero Viver Bem, todas as informações!

Mamão é uma fruta tropical originária da América Central. Ela é uma fruta doce, de casca macia e cor amarela ou esverdeada. No país, as mais conhecidas e mais consumidas são o mamão papaia e o mamão formosa. A  principal diferença entre os dois tipos é que o papaia é mais adocicado e pequeno, enquanto o formosa costuma ser bem maior. O Brasil é um dos maiores produtores de mamão formosa no mundo.

Saborosa e muito apreciada pelos brasileiros, é uma fruta rica em minerais, fibras, vitamina C, licopeno e betacaroteno, entre outras substâncias que a fazem extremamente benéfica para a saúde.

Confira, a seguir no Quero Viver Bem, os principais benefícios do mamão para a saúde, bem como qual a melhor forma de consumo para obter todas as propriedades ao organismo!

Benefícios do mamão

Mamão

Ajuda na digestão

O mamão é rico em papaína e fibrina, enzimas que auxiliam no processo digestivo, além de possuir muitas fibras, que regulam o trânsito intestinal.

Fortalece o sistema imunológico

A fruta é uma excelente fonte de sais minerais e vitaminas A, B e C. Além disso, também possui grande quantidade de antioxidantes. Essas características fazem do mamão uma ótima opção para prevenir doenças infecciosas e fortalecer o sistema imunológico como um todo.

Auxilia na cicatrização

As mesmas enzimas que contribuem com o processo digestivo (papaína e fibrina) também auxiliam no processo de cicatrização. A vitamina C, por sua vez, ajuda nesse processo, pois melhora a capacidade de regeneração da pele.

Retarda o envelhecimento precoce

A fruta é rica em antioxidantes que combatem a ação dos radicais livres, retardando o envelhecimento precoce. O mamão também contém cálcio, que ajuda a fortalecer os ossos e prevenir doenças como a osteoporose.

Auxilia o emagrecimento

O mamão é uma fruta que possui muitas fibras, por isso aumenta a sensação de saciedade, diminuindo a vontade de comer. Além disso, contém poucas calorias se comparada a outras frutas. Dessa forma, pode ajudar em uma dieta de redução de peso.

Controla o colesterol

O mamão também ajuda a controlar as taxas de colesterol, pois a pectina reduz a absorção de gorduras pelo organismo.

Protege o sistema cardiovascular

O mamão é rico em vitaminas, minerais, como magnésio e potássio, além de antioxidantes como carotenoides e flavonoides. Juntos, mantêm o sistema cardiovascular funcionando perfeitamente.

Evita a degeneração macular

A combinação de antioxidantes, vitamina A, vitamina E e zinco ajuda a reduzir a progressão da degeneração macular, uma doença do olho relacionada à idade, sendo uma das principais causas da perda de visão em adultos e idosos.

Diminui o estresse

A riboflavina, também conhecida como vitamina B2, ajuda a diminuir os danos causados pelo estresse excessivo, auxiliando, também, a preservar o sistema nervoso.

 

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Tabela nutricional

Mamão

Uma porção de 100 gramas da fruta possui, em média:

  • Calorias: 40 kcal;
  • Proteínas: 0,5 g;
  • Lipídeos: 0,1 g;
  • Colesterol: NA;
  • Carboidratos: 10,4 g;
  • Fibra alimentar: 1,0 g;
  • Cálcio: 22 mg;
  • Magnésio: 22 mg;
  • Manganês: 0,01 mg;
  • Fósforo: 11 mg:
  • Ferro: 0,2 mg;
  • Sódio: 2 mg
  • Potássio:126 mg;
  • Cobre: 0,02 mg;;
  • Zinco: 0,1 mg;
  • Retinol NA;
  • Tiamina 0,03 mg;
  • Riboflavina 0,04 mg;
  • Piridoxina Tr;
  • Niacina 1,03 mg;
  • Vitamina C: 82,2 mg.

Como consumir?

A fruta deve ser consumida, de preferência, in natura, imediatamente após aberta. Também é possível preparar sucos e vitaminas e como acompanhamento de cereais e iogurtes.

É recomendado ingerir o mamão no café da manhã, pois as propriedades da fruta ajudam o organismo a trabalhar corretamente ao longo do dia.

A fruta também oferece outras opções de consumo ao longo do dia. Pode ser utilizada em saladas ou pequenas entradas, bem como sobremesa. As sementes do mamão também podem ser empregadas naturais ou secas, podendo ser moídas e acrescentadas a algum alimento.

Mamão

Cuidados

Como todo alimento, o consumo em excesso do mamão pode trazer alguns efeitos colaterais, tais como distúrbios gastrointestinais, cálculos renais e alterações no fluxo menstrual. Algumas pessoas podem também apresentar reações alérgicas. Além disso, as propriedades laxativas do mamão podem contribuir para a perda de minerais importantes.

Por ser rico em betacaroteno (pigmento responsável por deixar o mamão laranjado), esse nutriente, se consumido em excesso, pode deixar a pele, principalmente das mãos, com uma pigmentação alaranjada.

O excesso no consumo também pode aumentar os níveis de açúcar no sangue, portanto os diabéticos devem moderar o consumo.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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