Maçã – Tipos, Benefícios, Tabela Nutricional e Dicas de Consumo

Que a maçã é uma fruta deliciosa todo mundo sabe, mas você conhece os benefícios dela? Confira, aqui no Quero Viver Bem, informações completas!

A maçã é uma fruta de origem asiática, com uma variedade imensa de tipos e muito popular no Brasil. Cultivada há milhares de anos na Ásia e Europa, está constantemente presente na cultura e história dos povos que lá viviam, sendo trazida ao Brasil pelos colonizadores europeus.

Tipos de maçã

Os 4 tipos de maçãs mais conhecidas e consumidas no Brasil são:

  • Fuji: de cor vermelho claro, firme, crocante e com baixa acidez;
  • Gala: cor vermelha mais intensa, macia e doce;
  • Red (também conhecida como maçã argentina): coloração vermelha intensa, polpa branca, quando está muito madura dá a sensação de “esfarelar” na boca;
  • Maçã verde (também conhecida como Granny Smith): casca verde, polpa branca e muita acidez.

Maça

Principais benefícios da maçã

Além de muito saborosas e nutritivas, as maçãs são frutas conhecidas por suas propriedades, auxiliando no controle de doenças e ajudando na manutenção da saúde. São ricas em vitaminas, minerais, fibras e flavonoides, que trazem vários benefícios para quem as consome regularmente. Vejamos as principais colaborações desta fruta, a seguir.

Diminui o colesterol ruim

A pectina contida na maçã é uma fibra natural que ajuda a reduzir o colesterol ruim do organismo. Ela tem a propriedade de unir-se à gordura no intestino, levando a uma menor absorção de gorduras pelo organismo.

Controle da diabete

As fibras da maçã ajudam a equilibrar a absorção de glicose no organismo, bem como a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.

Melhora a prisão de ventre

As fibras presentes na fruta ajudam a regular o intestino, evitando constipação, diarreia e outros incômodos. É importante consumir a fruta com a casca, pois é lá que está a maior parte das fibras.

Ajuda na redução de peso

Ao ingerir uma maçã, suas fibras dão a sensação de saciedade, diminuindo a vontade de comer. Se aliada à prática de exercícios físicos e à alimentação equilibrada, torna-se uma grande amiga da perda de peso.

Previne cáries

As fibras da maçã ajudam a limpar os dentes, além de estimular a produção de saliva durante a mastigação. Ou benefícios está nas suas propriedades antibacterianas, que impedem infecções. Dessa forma, a maçã torna-se uma grande aliada da escovação e manutenção da saúde bucal.

Combate a queda do cabelo

Os componentes químicos da maçã ajudam a prolongar a fase de crescimento do fio e encurtar a fase de repouso, estimulando o aumento do crescimento.

Alivia problemas no estômago

As fibras formam um gel que atua na proteção da mucosa gástrica, aliviando os sintomas de irritações e inflamações, e na cicatrização de gastrites e úlceras estomacais. Também, ajudam a reduzir os sintomas do refluxo.

Fortalece o sistema imunológico

A vitamina C, junto com os antioxidantes presentes na maçã auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico, ajudando a evitar várias doenças, como a gripe.

É boa para o coração

Comer maçã regularmente ajuda a prevenir problemas cardiovasculares, pois as fibras solúveis da fruta podem reduzir os níveis de colesterol do sangue; e os antioxidantes diminuem a pressão arterial.

Retarda o envelhecimento

O consumo regular da maçã ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, pois os antioxidantes presentes tanto na polpa quanto na casca combatem as ações dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células.

Maça

Tabela nutricional

Os valores nutricionais podem mudar de acordo com o tipo de maçã, mas, em geral, uma porção de 100 gramas da fruta possui, em média:

Como consumir

A melhor maneira de consumir a fruta é in natura, com a casca, pois a parte externa é rica em nutrientes. Antes da ingestão, lembre-se de lavar delicadamente. Recomenda-se ingerir uma maçã por dia.

Você também pode incluir a fruta no seu dia a dia de outras formas, já que é conhecida pela variedade de receitas nas quais pode ser empregada. Ela está presente nas saladas de frutas, nos sucos, vitaminas e em bolos, tortas, geleias, saladas e em alguns pratos salgados, além de molhos e o famoso vinagre de maçã.

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Cuidados

Apesar de todos os benefícios, é sempre bom ter moderação no consumo. Nunca pense em uma fruta como um santo remédio, e sim como um aliado na busca pela saúde. Procure um especialista quando tiver algum problema mais sério.

E prefira, sempre que possível, frutas orgânicas, evitando sucos industrializados, pois, normalmente, esses produtos contêm muitos conservantes e pouca fruta.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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