Linhaça – Benefícios, Tabela Nutricional, Como consumir

A linhaça é um alimento funcionar cheio de propriedades e benefícios. Veja aqui como consumir, quais os tipos e todas a tabela nutricional completa.

A linhaça é uma semente originária do linho, utilizado desde o Egito Antigo na confecção de tecidos e na fabricação de cordas. No entanto, os benefícios deste alimento vão além do setor têxtil. Além de saborosa, a semente de linhaça possui uma grande quantidade de nutrientes que são benéficos para o funcionamento do corpo e que auxiliam na prevenção de doenças.

Na composição da linhaça estão presentes milhares de proteínas, sais minerais e nutrientes que ajudam na manutenção da saúde. Entre eles estão as fibras alimentares que aumentam o tempo de saciedade, ácidos graxos, ômega 3 e muitos outros. Confira a tabela nutricional completa:

benefícios da linhaça

Tabela Nutricional da Linhaça

Em cada 15 g de semente de linhaça se encontram os seguintes valores nutricionais:

  • Calorias: 43 kcal
  • Carboidratos: 1g
  • Gorduras totais: 3g
  • Gorduras saturadas: 0g
  • Gorduras trans: 0g
  • Fibra alimentar: 3g
  • Ômega 3: 3,58% do valor diário
  • Ômega 6: 6,16% do valor diário
  • Sódio: 7,8 mg
  • Vitamina B1
  • Vitamina B2
  • Vitamina C
  • Vitamina E
  • Betacaroteno
  • Fonte de Ferro: 3% do valor diário
  • Fonte de Zinco: 6% do valor diário
  • Magnésio: 13% do valor diário
  • Fósforo: 9% do valor diário
  • Pequenas quantidades de cálcio: 2% do valor diário

Com tantas propriedades, ela foi intitulada como um alimento funcional, ou seja,é um tipo de alimento que, em virtude de componentes fisiologicamente ativos, provêem benefícios para saúde.

Linhaça emagrece? 

A Linhaça é um dos alimentos que faz parte do cardápio de quem quer emagrecer. Ela ajuda nesta questão porque contém gorduras boas, as quais aumentam os níveis de colesterol bom (HDL) e abaixam os níveis do ruim que entope as veias e causa acúmulo de gordura.

Suas fibras insolúveis – contém 5 vezes mais do que a Aveia- quando chegam no estômago formam um gel que auxilia numa digestão mais longa, sem picos glicêmicos – na prática, isso prolonga o seu tempo de saciedade e ajuda a controlar o apetite.

 

linhaça emagrece

Benefícios

Não é somente no emagrecimento que a linhaça tem seu papel garantido. Ela também aumenta o coeficiente metabólico, são excelentes alternativas na recuperação de exercícios físicos e mais uma série de benefícios que seguem listados abaixo:

  • É antioxidante: contém vitamina E que diminui os radicais livres
  • Previne alguns tipos de câncer devido a presença de fitoestrógeno
  • Regulariza as funções intestinais por ser muito rica em fibras
  • Dá mais energia
  • Ajuda na diminuição da tensão e ansiedade
  • Diminui a ação inflamatória
  • Ajuda o rim a excretar líquidos com sua função diurética
  • Fortalece o sistema imunológico: o ômega 3 diminui as prostaglandinas
  • Baixa o colesterol e previne doenças cardíacas
  • Ajuda no tratamento da obesidade
  • Ajuda no tratamento da diabetes (é uma alimento dietético)

Tipos de linhaça – Qual é a melhor?

tipos de linhaçaÉ possível encontrar a linhaça em forma de óleo, farinha ou semente. Ela pode ser encontrada em mercados convencionais ou em lojas de produtos naturais. Os tipos mais  comercializados são a dourada e a marrom, sendo que não há muitas diferenças nutricionais entre elas. Geralmente a marrom pode conter um pouco mais de ácidos graxos.

A melhor forma de se utilizar a linhaça é em farinha. Acontece que a semente tem uma casca muito grossa, a qual pode encontrar algumas dificuldades no momento da digestão no trato intestinal e acabar sendo eliminada pelas fezes sem extração máxima de seus nutrientes.

Tanto a farinha quando a semente podem ser consumidas junto a outros alimentos, exemplos: com frutas, iogurte, vitaminas, sucos, saladas ou em qualquer outra receita que desejar.

O óleo da linhaça, apesar de um pouco mais caro, são excelentes fontes de ômega 3 e 6. A principal diferença entre os demais tipos é o sabor  um pouco mais forte e amargo. Não é qualquer pessoa que acaba gostando, mas dependendo da receita ele pode ficar não tão evidente. Pode, também, ser encontrado em cápsulas.

Outra forma de utilização da linhaça é como substituta de ovo em receitas: para isso, misture 1 colher (sopa) de farinha de linhaça com 2 colheres (sopa) de água. Espere a mistura virar um gel e utilize na sua receita (essa quantidade equivale a um ovo).

 

Enriqueça suas receitas com linhaça: além de agregar sabor, esse super alimento trará benefícios a saúde e promoverá mais saciedade. Para saber qual quantidade consumir diariamente, consulte um nutricionista.

 


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário