Limão no cabelo faz bem ou faz mal?

Está procurando um método natural para hidratar o cabelo? Aqui no Quero Viver Bem a gente te mostra como usar o limão para esse fim!

Usar limão no cabelo faz bem, pois o limão, na medida certa, irá regular o pH dos fios, deixando-os menos porosos e com mais brilho.

Para tratar a porosidade, podemos recorrer a produtos que são vendidos em lojas, porém, há receitas caseiras que possuem baixo custo e trazem bons resultados. Vamos entender como funciona a porosidade capilar e como trata-la com limão, a seguir, no Quero Viver Bem.

Limão no cabelo

[VEJA TAMBÉM: GEL DE LINHAÇA NO CABELO FUNCIONA?]

Porosidade capilar

Primeiramente, verifique se o seu cabelo apresenta os seguintes aspectos:

  • Sem brilho, opaco;
  • Demora muito para secar;
  • Quebradiço;
  • Dificuldade para clarear;
  • Não responde aos tratamentos.

Se esses problemas estão presentes em seus fios, provavelmente a porosidade do seu cabelo está alta.

Nosso cabelo é composto por cutícula, córtex e medula. Cabelos altamente porosos não conseguem reter água em seu córtex, por terem mais aberturas no fio. Isso faz com que os tratamentos que aplicamos no cabelo não durem muito, deixando-o seco e com aspecto de “palha” logo no dia seguinte de ter sido hidratado.

Para evitar que as cutículas fiquem abertas, é preciso observar o pH dos produtos que você usa.

Ph dos produtos

Geralmente, os shampoos possuem pH mais alcalino, o que faz com que as cutículas fiquem mais abertas e o fio fique mais áspero. Enquanto isso, o condicionador tem, geralmente, um pH parecido com o natural do fio, o que faz com que o cabelo fique mais macio.

Vinagre de maçã no cabelo

Processos como relaxamento, descoloração e outros alisantes possuem a capacidade de desequilibrar o pH dos fios. Caso isso não seja tratado, a quebra ou o corte químico são as consequências. A seguir, veja como equilibrar o pH dos seus fios usando limão.

[VEJA TAMBÉM: AÇÚCAR NO CABELO É BOM OU FAZ MAL?]

Limão no cabelo – receita caseira

Limão no cabelo

Uma vez por mês ou, caso seu fio esteja muito fragilizado, uma vez a cada 15 dias, faça a seguinte receita:

  • Três colheres de sopa de uma máscara de tratamento nutritiva (ela deve conter uma grande quantidade de óleos ou manteigas em sua composição);
  • Queratina liquida (três borrifadas apenas);
  • Suco de meio limão.

Misture todos os ingredientes e, após lavar o cabelo com o shampoo, aplique essa mistura e deixe agir de 5 a 10 minutos. Enxague corretamente para evitar queimaduras e siga com o condicionador.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário