Levedo de cerveja – O que é? Para o que serve? Benefícios e Como Consumir

O levedo de cerveja, utilizado na produção de uma das bebidas mais famosas do mundo, também conta com outros poderes que podem ajudar, e muito, a saúde humana. Mas, pode esquecer se você está pensando que estamos falando, neste artigo, dos benefícios do consumo de cerveja para o organismo. O foco é tratar do suplemento vitamínico, para que ele serve e como pode tornar-se positivo para as pessoas.

Para entender todos esses aspectos, é importante conhecer as propriedades e aprofundar-se quanto ao que ele é capaz. Confira.

O Que é e Para o Que Serve o Levedo De Cerveja

levedura

Em primeiro lugar, o levedo de cerveja não é somente um dos ingredientes utilizados na elaboração dessa bebida. Na realidade, trata-se de um fungo unicelular, identificado similarmente como Saccharomyces Cerevisia e enquadrando-se entre as inúmeras variedades da levedura.

O levedo de cerveja é rico em vitamina B12, mas desde que tenha reação com algumas bactérias. Ele também possui ácido fólico, ácido pantotênico, niacina, tiamina, riboflavina e piridoxina, que podem contribuir para o pleno funcionamento do sistema nervoso.

Em geral, o levedo de cerveja é comercializado em comprimidos ou em pó, sendo, até mesmo, combinado com outros ingredientes. Isso, no entanto, pode ser visto como um problema, pois outros elementos diminuem a quantidade da levedura e afetam o seu efeito. Por isso, é recomendável que se observe em detalhes a composição do produto. Vale destacar que a ingestão de levedo de cerveja deve ser acompanhada de um médico, que irá receitar as doses devidas, para os objetivos específicos.

Benefícios do levedo de cerveja para a saúde

levedo de cerveja

Em geral, o levedo de cerveja ajuda na fermentação – não só de bebidas, mas de massas, também. Porém, sua ação, com relação à saúde, pode ser ainda mais positiva, já que a versão comercializada como suplemento passa por uma pasteurização, o que potencializa os efeitos das propriedades existentes na levedura. Veja, abaixo, os principais benefícios do levedo de cerveja para a saúde:

Ajuda no controle do peso

O consumo de levedo de cerveja aumenta a ingestão de fibras, que atuam em favor de um maior controle do peso e até da perda de quilos e medidas. Isso porque, o consumo médio de 30 gramas diárias de fibras faz com que a queima de calorias aumente.

No entanto, o levedo de cerveja deve ser ingerido de maneira moderada, para manter o controle das calorias. Pode ser incluído, por exemplo, nas saladas e nos legumes. Caso seja consumido exageradamente, fará com que você aumente o peso.

Fortalece o sistema imunológico

O levedo de cerveja é positivo para as defesas do organismo, pois possui diversas vitaminas, proteínas, aminoácidos essenciais e substâncias, como zinco, manganês, ácido fólico, selênio, entre outros. Aliás, o selênio é um dos principais contribuintes, nesse aspecto, já que ele atua como antioxidante, ajudando a limpar o organismo dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e por vários tipos de câncer.

Melhora a saúde cardíaca

levedo de cerveja suplemento

A inclusão do levedo de cerveja na dieta é positiva para o coração, pois reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) no corpo. Caso isso seja aliado a uma rotina de exercícios físicos, os benefícios podem ser potencializados, com o acréscimo do colesterol bom (HDL). O levedo faz com que se diminua a possibilidade de doenças cardíacas, inclusive a ocorrência de ataques do coração e de acidente vascular cerebral (AVC).

[CONFIRA TAMBÉM: PREVENINDO O AVC]

Deixa a pele mais bonita

Pesadelo não apenas de adolescentes, mas também de adultos, as acnes são combatidas pelo levedo de cerveja, que contém vitaminas do complexo B, ajudando a manter os níveis nutricionais equilibrados. Isso faz com se reduza o surgimento de inflamações, induzindo a preservação da pele. Além disso, o levedo diminuir a probabilidade de câncer de pele nas pessoas.

Alivia sintomas da TPM

Essa substância também é uma grande aliada das mulheres, já que alivia os sintomas relativos à tensão pré-menstrual, já que o levedo diminui a ocorrência de inchaços, oscilações de humor e de apetite. Ele também reduz os episódios de cólica, uma das grandes vilãs das mulheres.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário