Lentes de contato – Indicação e Passo a passo de como colocar

Você sabia que as lentes de contato são substitutos incríveis dos óculos convencionais? Confira informações completas, aqui, e passo a passo de como colocar

As lentes de contato têm sido cada vez mais procuradas pelas pessoas que necessitam de auxílio na visão e não querem usar óculos. Elas são pequenas lentes com grau que entram em contato com os olhos – daí o nome -, servindo para corrigir erros refrativos e, também, manter a saúde ocular.

Esses mini óculos flutuam na camada da película lacrimal, que fica na superfície da córnea, e são muito procuradas, pois são mais confortáveis que os óculos e não atrapalham a rotina do dia a dia, além de melhorarem o campo de visão.

lente de contato

Atualmente, as lentes de contato estão ficando cada vez mais modernas e atuam de forma muito parecida com os óculos regulares, isto é, refratam e focam a luz para que os objetos aparecem de forma nítida. Quando as lentes grudam ao líquido lacrimal, elas movem-se de forma natural pelo olho se integrando à córnea.

Para quais problemas as lentes de contato são indicadas?

Qualquer pessoa pode utilizar lentes de contato. Porém, para se habilitar, é necessário procurar um médico, para avaliar algumas questões, como formato dos olhos e, até mesmo, secura deles, a fim de saber se você pode mesmo utilizá-los.

Veja, a seguir, em quais casos são indicadas as lentes de contato:

  • Miopia: trata-se da dificuldade de enxergar ao longe. As lentes de contato, para esse problema, são mais finas no centro do que nas bordas, o que faz com que a luz seja mais bem direcionada para a retina;
  • Hipermetropia: ao contrário da miopia, as pessoas sofrem mais para enxergar de perto. As lentes usadas para corrigir essa dificuldade são mais finas nas bordas do que ao centro;
  • Astigmatismo: esse problema é responsável por embaçar a visão, em especial nas bordas. Isso ocorre por causa de uma alteração nas córneas, que leva a retina a receber a imagem em diversos focos. As lentes de astigmatismo têm formato cilíndrico, compensando a irregularidade da córnea.

Como colocar e retirar as lentes de contato

lente de contato para os olhos

Pode não parecer, mas colocar e retirar as lentes de contato é muito mais fácil e prático do que você pensa. É possível que demore alguns dias até que os olhos se acostumem com as lentes, mas caso esteja se sentindo incomodado, é recomendável não forçar o uso. Dê um tempo de descanso aos seus olhos, para que eles se acostumem e fiquem confortáveis com a novidade.

Colocar a lente

1º passo

Lave as mãos com sabonete, preferencialmente com um que não tenha perfume e que possua ação bacteriana. Enxague bem as mãos e seque em uma toalha que não contenha fiapos.

2º passo

Veja se as lentes estão na posição correta. Para isso, coloque-a na ponta do seu dedo indicador. Veja se as bordas da lente apontam para fora, como um prato fundo. Isso é sinal de que ela está invertida. Algumas lentes possuem os números 1, 2, 3 perto da borda. Se eles estiverem na posição correta, é sinal de que a lente está ok, caso não, a lente também não estará.

3º passo

Com a lente no dedo indicador de uma mão, use a outra para reter a pálpebra superior para você não piscar. Puxe a pálpebra inferior para baixo, com a ajuda dos dedos da mão com a lente.

4º passo

Olhe para o alto e coloque a lente de forma suave na arte branca inferior do olho. Solte devagar a pálpebra e feche o olho por alguns segundos. Pisque algumas vezes para que a lente fique centralizada. Siga a mesma sequência para colocar a lente no outro olho.

Retirar a lente

1º passo

Lave as mãos, como no procedimento para colocar as lentes. Comece a retirada pelo olho direito. Olhe para cima e, com muito cuidado, puxe a pálpebra inferior para baixo, com o dedo médio.

2º passo

Leve o dedo indicador ao olho de forma lenta, até tocar a superfície da lente. Em seguida, deslize o objeto para a área branca inferior do olho.

3º passo

Pince a lente cuidadosamente entre o seu dedo indicador e o polegar. Somente aí, remova-a. Repita o processo com o olho esquerdo.

4º passo

Caso suas lentes sejam de uso momentâneo, descarte-as imediatamente. Se forem de uso contínuo, mantenha-as sempre limpas e não se esqueça de retirá-las ao dormir.

[CONFIRA TAMBÉM: CUIDADOS COM OS OLHOS NO VERÃO]


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário